Andreia Pellisson

influenciadores criando uma dancinha para postar no aplicativo

TikTokers vs Instagrammers

A batalha das redes sociais

A batalha das redes sociais parece ter se intensificado em 2020 quando o TikTok ganhou grande destaque. O que começou como um lugar de compartilhamento de vídeos engraçados, logo deu espaço para uma vitrine digital importantíssima. Tutoriais fitness, avaliações de marcas, tendências de moda e lançamentos de produtos são apenas alguns dos temas que fazem sucesso entre os influenciadores.

Até então o Instagram tinha bastante vantagem nessa batalha das redes sociais, quando se trata de moda e tendências. A competição com Twitter e Facebook por exemplo nunca foi algo muito debatido, uma vez que cada uma dessas plataformas tinha seu próprio objetivo. O sucesso do TikTok, no entanto, tornou real a disputa entre dois aplicativos sobre o meio da moda. 

Antes do boom do TikTok, o Instagram já era o principal canal quando se tratava de moda e de conteúdo de influenciadores relacionados a isso. De acordo com o Media Kix, ainda que o número de usuários do Instagram também tenha aumentado bastante no ano de 2020, não chega nem perto do aplicativo vizinho.

Diferenças

O Instagram ainda é o principal canal para criadores de conteúdo que desejam trabalhar com isso em tempo integral. É nessa plataforma que esses profissionais conseguem se estabelecer e lucrar com seus materiais. Além também de conseguirem um nome de relevância para si mesmos.

No TikTok, o que tem sido uma de suas principais características é a facilidade com que pessoas aspirantes se tornam influenciadoras. Nele é mais fácil uma pessoa com menos seguidores ter uma maior abrangência e ter seu conteúdo visto por mais pessoas.  Isso tem a ver com o algoritmo, ou seja, a forma que o aplicativo em si leva conteúdo até as pessoas. 

Formato

Além disso, existem algumas principais diferenças entre as duas plataformas. O Instagram oferece uma série de formatos para publicação, por isso acaba dando uma maior opção de conteúdo para seus usuários. Além disso, os influenciadores também levam em conta a estética de seus perfis. Existe toda uma programação de posts para que sua página tenha um tema determinado de filtros, cores e objetivos. 

Já o aplicativo vizinho oferece apenas a possibilidade de vídeos verticais com tempo pré estabelecido. O próprio TikTok oferece a seus usuários conteúdos que ele acha que são relevantes. Dessa forma qualquer um que tenha um conteúdo relevante pode ter seu vídeo visto por milhões de pessoas. 

Uma outra diferença significativa entre os dois é a questão monetária. O Instagram já vem expandindo sua área de atuação neste ramo há algum tempo. Já existe um portal de compras no aplicativo, publicidade paga, pagamento por clicks, swipe-ups e muito mais. Os influenciadores já vem ganhando uma quantia bem grande por cada post que fazem. No TikTok, isso ainda não é o foco principal, apesar de que o aplicativo já esteja fazendo alguns testes para melhorar essa questão. Uma vez que eles tenham ajeitado melhor isso, a batalha entre essas redes sociais vai ganhar ainda mais combustível. 

Quando se trata de gerações, o Instagram tem atraído mais os Millenials e Baby Boomers, até mesmo por ser gerenciado pelo Facebook. Já o TikTok parece ter mais adolescentes e jovens adultos. Esse é um ponto importantíssimo não só para influenciadores quando criam determinados conteúdos, mas também para marcas que querem atingir determinado público.

As marcas

Vimos que o Instagram é o líder no marketing de influenciadores justamente porque já tem o lado comercial desenvolvido. E o TikTok tem a vantagem de ser um aplicativo que vem crescendo muito e possibilita pessoas que tenham um bom conteúdo a se destacarem. Mas o que isso significa para as marcas? 

Os usuários do TikTok estão mais interessados nas tendências. Essas pessoas tendem a estar mais sintonizadas com temas, produtos e serviços mais recentes. Já no Instagram, as pessoas flutuam menos com essas últimas tendências e acabam explorando mais conteúdos parecidos com o que já seguem. 

Hoje, já existem milhares de influenciadores no Instagram, isso faz com que as marcas sejam mais exigentes ao fazer parcerias com criadores de conteúdo. Além de também de basear-se em interesses e valores específicos. Contratar um profissional no Instagram é captar seu público inteiro. 

No TikTok, o marketing de influenciadores continua pouco explorado. Porém, graças aos recursos de engajamento do aplicativo, se bem explorada essas campanhas pode alcançar grandes volumes de usuários. É nesse aplicativo também que muitas pessoas fazem avaliações de produtos comprados, e esse vídeos acabam ganhando muitas visualizações, o que pra uma marca pode ser muito beneficial, ou em alguns casos fatal.

Conclusão

Essa batalha das redes sociais é uma disputa saudável, e quem acaba ganhando com isso são os usuários. As diferenças entre as duas plataformas são significativas. Enquanto uma oferece um lugar mais fácil para monetização, o outro acaba gerando maior alcance. Dessa forma, é preciso que marcas e seus influenciadores entendam o objetivo de suas campanhas. Quem é o público que querem acertar e como querem fazer isso. Seja de uma maneira orgânica ou paga, esses dois aplicativos oferecem todas essas possibilidades.