Andreia Pellisson

Marcas brasileiras na semana de moda de Nova York

Setembro marca o Ano Novo Fashion por ser a temporada mais importante do ano na moda.
Nova York, Londres, Milão e Paris – com coleções para a primavera-verão, desfilam as tendências que vão tomar conta das lojas e ruas do próximo ano.
 
Designers e influenciadores brasileiros que criam conteúdo de moda nas redes sociais deixaram um impacto memorável nos desfiles da New York Fashion Week, que aconteceu entre os dias 7 e 13 de setembro, mostrando a essência brasileira para o mundo.

 
Marcas brasileiras marcaram presença nas feiras de moda Coterie, Magic e Curve. As empresas fazem parte do Texbrasil, Fashion Label Brasil e Brazilian Footwear, programas realizados por meio de parcerias entre ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Abest (Associação Brasileira de Estilistas) e Abicalçados ( Associação Brasileira da Indústria de Calçados), respectivamente.
 
A delegação brasileira na Coterie conta com as marcas Barbara Bela, Maria Pavan, Nay Sunsetwear, Paola Benardi, Cris Seleme, Vero Senso, Cruise, Eneida França e Cristina Sabatini, do Texbrasil, Catarina Mina, Nádia Gimenes, Serpui, Lavish, Sabine Arias , Gissa Bicalho e Andreza Chagas, do Fashion Label Brasil e Melissa, Paula Ferber, Schutz e Paula Torres, do Brazilian Footwear. O Magic NY, que acontece paralelamente no mesmo local, contará com Zinzane, do Texbrasil.
 
Coterie é um dos principais eventos de moda e acessórios femininos dos Estados Unidos e recebe grandes compradores como Neiman Marcus, Net-à-Porter, Nordstrom e Anthropologie duas vezes por ano. É uma vitrine essencial para marcas de moda feminina brasileiras que desejam desenvolver negócios nos Estados Unidos.
 
Entenda melhor
 
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua ao lado de empresas do setor têxtil e de confecção desenvolvendo estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, ajudou cerca de 1600 marcas a entrar no mercado de exportação, gerando 9 milhões de dólares em negócios. O Programa é realizado por meio de parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
 
NYFW
 
Paralelamente, algumas marcas e personalidades brasileiras já têm alcançado posições de influência quando se trata da semana de moda de Nova York. PatBo é a marca brasileira que mais tem chamado atenção no Calendário da Moda. A linha criou uma deslumbrante coleção de verão chamada “Tropicália”, inspirada em um movimento cultural brasileiro da segunda metade da década de 1960. O movimento consistiu na incorporação de elementos estrangeiros, como a guitarra elétrica, à cultura brasileira.
 
A designer criou uma coleção linda que traduziu de forma brilhante a cultura brasileira. Utilizando o artesanato brasileiro com bordados, franjas e miçangas, além de cores vibrantes e chamativas, Patrícia Bonaldi fez história durante a New York Fashion Week.
 
Uma outra marca que também chamou atenção nesta última semana foi a Mirror Palais, do designer brasileiro Marcelo Gaia. A marca viralizou no TikTok por sua estética sensual e latina. Desde então, a marca se tornou um sucesso entre celebridades, como Hailey Bieber e Cindy Kimberly. E com a colaboração da modelo Emily Ratajkowski, a marca marcou tendências.
 
Os influenciadores
 
O mundo da moda está cada vez mais querido pelos influenciadores no Brasil. Com o crescimento do Fashion TikTok, a chegada de meninas e meninos criando conteúdos de moda como GRWM (Get Ready With Me) e vídeos chiques de unboxing, fez com que o país fosse reconhecido pelos fashionistas, recebendo cada vez mais curtidas. Então ter esses influenciadores brasileiros presentes em um dos eventos mais importantes da indústria da moda é algo marcante.
 
Malu Borges
 
Mesmo com modelos brasileiras lendárias como Gisele Bündchen, Adriana Lima e Alessandra Ambrosio deixando seu legado na história da moda, as “it girls” brasileiras ainda estão se esforçando para encontrar seu lugar na indústria. Por isso, os convidados arrasaram nos looks, criando momentos memoráveis no tapete vermelho.
 
Para o desfile da PatBo, marca brasileira que arrasou na semana de moda deste ano, a rainha da GRWM optou por um vestido justo com costura floral que misturava as cores roxo e rosa, criando uma estética caprichosa inspirada na sereia. Isso é confirmado por sua bolsa, que dá o toque final perfeito ao seu look.
 
Reis Rodrigues
 
Reis Rodrigues é um influenciador de moda e também um cientista social, um ícone. Para o desfile PatBo, ela escolheu um look de empresária, com uma combinação ousada de camisa amarela e blazer, combinada com calça roxa brilhante e uma bolsa verde deslumbrante. Seu poder preto e óculos de sol criaram o visual perfeito de uma garota confiante.
 
Conclusão
 
O estilo brasiliero sempre encantou o mundo da moda e desempenhou papel importante quando se trata de tendências e influências. Contudo, o que estamos vendo cada vez mais é uma consolidação de marcas naturais do país em solo internacional. Essa conquista do mercado internacional é muito importante não só para essas marcas que estão estreando esse ano, mas também para a indústria como um todo.
 
Ter uma influência internacional, em semanas de moda como a de Nova York e logo mais Milão, é um passo importante para a indústria e para os novos talentos que com certeza usarão essa conquista como inspiração para criar mais e almejar um dia solos norte americanos e europeus.

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(Imagem retirada do site Marie Claire)

Fontes:

https://revistamarieclaire.globo.com/moda/noticia/2023/09/patbo-evidencia-o-bordado-e-a-criatividade-brasileira-em-colecao-apresentada-na-nyfw-feliz-e-honrada.ghtml

https://www.metropoles.com/colunas/ilca-maria-estevao/nyfw-estilistas-brasileiros