Andreia Pellisson

consultoria de imagem

O futuro da consultoria de imagem

Panorama

A consultoria de imagem está presente em diversos aspectos do nosso cotidiano, seja no autocuidado, autoestima, padrões de beleza ou vestimentas. Por isso, o consultor precisa estar sempre atualizado com as mudanças do consumidor e do mundo. A orientação para construção de uma imagem positiva é uma das muitas possibilidades que esse profissional trabalha. A era digital vem estimulando uma mudança nos costumes e condutas das pessoas. Por isso, é normal que a sociedade esteja passando por uma reformulação de códigos e padrões.

Os consultores de imagem têm sido extremamente requisitados no mercado de trabalho nos últimos anos. Entre os que procuram, uma das principais procuras é por valorizar o que cada cliente tem de único. Conseguir trazer a essência de cada um, agregando o pessoal e profissional para que alcance uma boa autoestima. O papel da consultoria de imagem tem sido ampliado, uma vez que eles devem ir além da questão das vestimentas. Hoje, esses profissionais devem conseguir ler as pessoas e despertar nelas o melhor de si.

O futuro da consultoria de imagem tem como objetivo juntar a aparência, comportamento e comunicação. Tem sido também papel dos consultores levar em consideração a sustentabilidade, uma vez que este assunto tem se tornado cada vez mais importante para seus clientes. Estar por dentro das marcas com valores legais, produtos que passam por processos limpos para serem feitos e até mesmo saber quais são os produtos com maior durabilidade, podem ser o diferencial no repertório desses profissionais.

Tendências da consultoria de imagem:

Tecnologia

O avanço tecnológico possibilitou uma revolução na comunicação. As redes sociais começaram a surgir nos anos 2000, e cada vez mais são parte fundamental na nossa rotina. Os impactos disso são enormes, principalmente para a consultoria de imagem. De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, são mais de 154 milhões de brasileiros com acesso à internet. O que representa 81% da população brasileira.

Esses números implicam diretamente na relação de clientes e marcas. O crescimento da compra online, principalmente durante a pandemia, foi enorme. Essa nova forma de consumo é vista ao redor do mundo, marcas já entenderam essa tendência e passaram a se organizar em volta disso.

Um outro fator importante que apareceu com a explosão das redes sociais foi o aumento da preocupação com a aparência física. A exposição das pessoas em aplicativos como o Instagram, por exemplo, gerou um crescimento do interesse pelo conteúdo de moda e pela forma como as pessoas se mostram em seus perfis. Isso criou uma margem bem ampla para consultores de imagem trabalharem.

Sustentabilidade

A relação entre o homem e o planeta tem ganhado cada vez mais destaque em diversos setores da sociedade. Um deles é a moda. A sustentabilidade se tornou a grande tendência do momento. As gerações mais novas têm uma preocupação enorme com esse tema, e isso se torna imprescindível para que marcas consigam se comunicar com esses jovens.

Tem havido uma valorização de produtos que passam por um processo mais limpo. Materiais naturais estão sendo mais procurados, o chamado “small business” tem ganhado mais destaques e brechós tem sido a grande novidade entre a geração Z. O armário funcional, onde o objetivo é comprar menos roupas e otimizar o que já tem vem com tudo. O papel do consultor de imagem, neste último quesito principalmente, é de fundamental importância.

Diversidade

O estilo pessoal é a maior tendência hoje. A personalização está em alta, hoje as pessoas querem se destacar e não serem apenas mais uma usando o tênis do momento. Além disso, as minorias estão ganhando cada vez mais espaço. “Gender fluid”, empoderamento feminino, movimentos raciais e moda inclusiva têm tomado conta das redes sociais.

 A consultoria de imagem tem tido como mudança maior essa preocupação com a personalização e humanização na hora do atendimento com o cliente. O que um dia já funcionou como uma receita de bolo para vários clientes, hoje precisa ser pensado caso a caso. Os consumidores querem ser tratados como únicos, e serem aceitos pelo que são sem ter que pertencer a um padrão pré-determinado.

Conclusão:

Portanto, hoje as pessoas entendem que a moda está presente no cotidiano e representam muito mais do que uma simples peça de roupa. Simboliza crenças, valores e tudo aquilo que você é sem precisar dizer uma palavra. O papel do consultor de imagem é justamente conseguir ir além do estilo do cliente, é ler entrelinhas a essência da pessoa e conseguir transmitir isso através das vestimentas.

Para conseguir chegar nisso, os profissionais devem conseguir adaptar seus processos de formas diferentes para cada cliente. Entender quais são os valores de cada um para pensar no que pode ser o diferencial para aquela pessoa. A busca por esse estilo individual aumentou demais a procura pela consultoria de imagem. Esse novo nicho de aceitação e personalização tem crescido e ainda tem muito campo para ganhar.

A consultoria de imagem vai além da orientação pelo que vestir. Ela engloba uma série de questões mais profundas que tornam cada um quem são. Saber chegar na sua essência e trabalhá-la a seu favor pode ser um desafio, e é papel do consultor te ajudar nisso.