Andreia Pellisson

O consumidor está cada vez mais consciente

Foto: Sebrae

As mudanças de hábitos e a pressão por uma sociedade cada vez mais sustentável têm sido as bases para um consumo mais consciente. A primeira coisa para conseguir entender os consumidores conscientes é saber que qualquer produto ou serviço gera consequências. Que podem ser tanto negativas como positivas. Quando consumimos, o meio ambiente, sociedade e economia são afetados além de nós mesmos. Dessa forma, é importante refletir antes de qualquer ato, para estarmos cientes dos impactos que essa compra causará.

A diminuição do lixo, saber a origem dos processos de fabricação, entender a vida útil dos produtos e ter conhecimento sobre a matéria prima e o descarte deles são atitudes que consumidores conscientes se preocupam. Ter essa consciência para além do ato de consumir possibilita também as pessoas a cobrarem uma posição dos governantes e responsáveis.

A pandemia do Covid-19 também tem sido um dos grandes responsáveis pelas mudanças dos hábitos de consumo. Ela acelerou algumas tendências que já vinham sendo vistas antes. Algumas delas são a opção pelo minimalismo, a onda do DIY ( faça você mesmo) e a sustentabilidade.

O que é o consumo sustentável:

O consumo consciente pode ser definido pelo ato de levar em consideração tanto a satisfação pessoal quanto às questões ambientais e impactos sociais da compra do produto ou serviço. A preocupação desses consumidores vai além do rótulo. Eles têm interesse genuíno nas empresas. Já que no momento em que você decide comprar algo vendido por uma marca, você está, de uma forma ou de outra, dando recursos para que aquela companhia continue fazendo o que tem feito.

O consumidor do futuro tem cada vez mais consciência ambiental. Eles levam em conta todas as esferas da sustentabilidade. Elas são as questões ambientais, econômicas e sociais. Esse novo conceito de consumidor vem ganhando espaço nas indústrias. Uma vez que esse novo comportamento de compra impacta diretamente as empresas. 

Panorama global:

Ainda que a economia seja uma das principais questões para a mudança no consumo, no ano de 2017 foi a primeira vez que as práticas sustentáveis superaram as financeiras. Em outras palavras, 9 em cada 10 consumidores acreditam que o desenvolvimento sustentável é importante. E mais da metade dos consumidores, 59% para ser mais exata, levam em consideração as ações das marcas quando estão comprando.  

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, foi constatado que 40% dos entrevistados mudariam sua intenção de compra no caso de uma empresa ter contribuído com medidas para a proteção do meio ambiente. Além disso, foi apontado também que 59% deles acreditam que as companhias deveriam fazer além do que está previsto por lei. Tendo a sociedade e a natureza como o bem maior. 

Os novos consumidores:

Essa adaptação aos consumidores conscientes nada mais é do que a busca por soluções confiáveis. Algo que gere benefícios tanto para a sociedade como para o ambiente. As empresas que investirem em produtos e serviços sustentáveis com certeza terão um feedback positivo por parte dos compradores. E isso se reverterá em crescimento e impacto no valor da marca.

As marcas que investem em valores de responsabilidade sustentável e que tenham a preocupação com o social ganham um reconhecimento a mais, uma vantagem competitiva. A sua reputação também é afetada para melhor, conquistando assim uma nova gama de consumidores mais engajados e dispostos a promover o produto ou serviço para suas comunidades.

Exemplos:

Hoje já existem diversas empresas que estão adaptando suas produções aos consumidores conscientes. Na indústria automobilística, por exemplo, diversas marcas estão migrando para a tecnologia elétrica. No setor varejista, a grande H&M recentemente anunciou que suas peças são produzidas exclusivamente com algodão sustentável.

Restaurantes já vem experimentando alternativas a produtos à base de carne. Entre alguns conhecidos está o McDonald ‘s. A cadeia de restaurantes Burger King optou por remover todos os brinquedos de plásticos de suas ofertas infantis. A Coca-Cola criou uma campanha muito legal na Dinamarca onde consumidores que devolvem garrafas ou latas usadas ganham desconto na próxima compra.

Conclusão:

Dentre os diversos benefícios do consumo consciente estão o impacto positivo durante o processo de compra, sustentabilidade ambiental e as fontes naturais. Os consumidores querem sentir que suas ações individuais estão contribuindo para um impacto positivo global. O que leva essas pessoas a estarem dispostas a pagar uma quantia maior quando sabem que aquela empresa está com normas a favor do meio ambiente. A demanda por produtos de fontes naturais e orgânicos cresce cada vez mais no mundo todo. Marcas como Body Shop e Whole Foods vem mostrando que produtos assim têm uma demanda gigantesca. 

Essa tendência é benéfica para todos. O planeta, quem compra e quem vende. Além de protegerem também as futuras gerações. Quando falamos do ponto de vista econômico, as companhias que conseguirem migrar para uma produção sustentável terão muita credibilidade e por consequência bastante sucesso. Os pioneiros nesse quesito já estão colhendo os frutos. E o número de consumidores conscientes não para de crescer.