Você já deve ter percebido que hoje muito do marketing acontece dentro das redes sociais. Com o TikTok isso não poderia ser diferente, e esse aplicativo já se tornou uma das principais vitrines da atualidade. Existem mais de 16 bilhões de visualizações em vídeos no TikTok com a tag #TikTokMadeMeBuyIt, traduzido para o português como “O TikTok me fez comprar”. Ao clicarmos nesta hashtag podemos ver diversos conteúdos de unboxings de pacotes, compras e análises de produtos. Milhares de criadores compartilham itens que compraram depois de vê-los no aplicativo mais baixado do mundo.
O TikTok se transformou em um mecanismo de recomendação de produtos que impulsiona o comércio eletrônico. Entre vídeos de rotinas coreografadas e pegadinhas públicas elaboradas, os usuários do TikTok podem encontrar criadores que viraram curadores, apresentando-lhes itens essenciais do dia-a-dia. Esse fenômeno do comércio eletrônico também está ajudando as marcas a serem notadas.
Presença no TikTok
Não estar presente no TikTok está se tornando uma oportunidade desperdiçada para as marcas. A plataforma desenvolveu recursos de produtos de comércio eletrônico, em parceria com a Shopify, para apoiar a recomendação de produtos orgânicos e a atividade de vendas já facilitada na plataforma. O TikTok se transformou em um destino de compras on-line onde os criadores recomendam seus itens favoritos, os consumidores encontram produtos que adoram e as empresas impulsionam as vendas.
No início do ano passado, a indústria editorial começou a perceber que os livros que os leitores estavam comentando no TikTok estavam aparecendo nas listas de mais vendidos. Um ano depois, a hashtag #BookTok tornou-se uma força sustentada e poderosa no mundo dos livros, ajudando a criar alguns dos maiores vendedores do mercado. Os livros da escritora Colleen Hoover, por exemplo, viraram sensação no TikTok. A NPD BookScan, que monitora a venda da maioria dos livros impressos nos Estados Unidos, disse que dos 10 livros mais vendidos até agora neste ano, Hoover escreveu quatro.
Agora uma das forças dominantes na ficção para adultos, o BookTok ajudou os autores a vender 20 milhões de livros impressos em 2021, de acordo com o BookScan. Até agora este ano, as vendas aumentaram outros 50 por cento. A NPD Books disse que nenhuma outra forma de mídia social teve esse tipo de impacto nas vendas.
TikTok: a maior vitrine online
O comércio social está explodindo e os consumidores online estão comprando por meio de aplicativos sociais populares. Nos EUA, o comércio social registrou US $46,4 bilhões em vendas em 2020, um número projetado para atingir US $79,6 bilhões até 2025. Com mais de um bilhão de usuários ativos em todo o mundo e uma média de 38,6 minutos gastos no aplicativo todos os dias, o TikTok está impulsionando as vendas de comércio eletrônico em todo o mundo. De acordo com os dados divulgados pelo aplicativo sobre “comércio comunitário” a transformação do aplicativo em uma plataforma de compras é orgânica:
- 67% dizem que o TikTok os inspirou a fazer compras, mesmo quando não queriam.
- 73% sentem uma conexão mais profunda com as marcas com as quais interagem no TikTok, em comparação com outras plataformas de mídia social.
- 78% concordam que as melhores marcas no TikTok são aquelas que compartilham suas ideias e trabalham em conjunto com os usuários.
- Mais de 79% das pessoas que responderam a pesquisa nos EUA revelaram que compraram um produto ou serviço depois de vê-lo nas redes sociais. A mesma pesquisa revela que 80% dos usuários sentem que a plataforma os ajuda a descobrir ideias sobre marcas e produtos que nunca haviam pensado antes.
Oportunidades de compras no TikTok
O TikTok é geralmente visto como uma plataforma dominada pela Geração Z. Até certo ponto, isso é verdade. De acordo com as estatísticas disponíveis no site do aplicativo, 43,7% dos usuários têm entre 18 e 24 anos. No entanto, pessoas de todas as idades usam a rede social. Muitas empresas são hesitantes em ingressar na plataforma, convencidas de que é um aplicativo intimidador que atrai apenas a demografia mais jovem, contudo, uma ampla gama de pessoas está no aplicativo.
Parte do que torna o TikTok uma plataforma poderosa para vendas sociais é que os usuários recebem recomendações de produtos diretamente dos criadores, não das empresas. Um vídeo antes e depois de uma influenciadora, revelando a transformação da pele após o uso de um produto de beleza, pode parecer uma recomendação de uma amiga, em vez de um anúncio de uma marca. Com mais categorias de criadores – especialistas em culinária, pais, alunos, entusiastas de plantas – os usuários podem seguir criadores que compartilham de perto seu estilo de vida ou interesses, tornando suas recomendações de produtos mais relevantes e específicas.
Os criadores geralmente exibem produtos em formatos que parecem orgânicos. Em vez de ver os produtos retratados em um fundo branco em uma página da web ou colocados com perfeição no Instagram, os usuários veem os itens em ação. Um vídeo rápido do TikTok pode fornecer uma visão próxima da vida real de como um produto funciona. Ao criar conteúdo, os influenciadores usam sua criatividade para dar vida aos produtos – de uma forma que uma simples fotografia de produto não conseguiria.
A parte mais poderosa do comércio social é, de fato, a parte “social”. Do Twitter ao Instagram, postagens, fotos, memes e videoclipes frequentemente se tornam virais, gerando conversas e discussões por dias ou semanas a fio. Essa mesma viralidade acontece com produtos no TikTok.
Juntos, esses fatores estão impulsionando as decisões de compra no TikTok e levaram a plataforma a dobrar o comércio social para criar experiências no aplicativo que impulsionam as vendas para as marcas.
Como empresas podem ingressar neste canal?
Muitas vezes, um vídeo orgânico apresentando um produto pode tornar um negócio viral. Mas, cada vez mais, as empresas não estão deixando a descoberta no TikTok ao acaso. Em vez disso, eles estão estabelecendo uma presença no TikTok, pensando como criadores, fazendo parceria com influenciadores e aproveitando os recursos do TikTok Shopping.
As marcas que publicarem conteúdo de outras plataformas ou ignorarem as tendências do TikTok terão resultados decepcionantes. Para ter sucesso no TikTok, as marcas devem pensar como um criador – ou se tornar um. As empresas podem obter sucesso no TikTok pensando como criadores, e não como empresas.
Substituir um “rosto da empresa” para sua marca, como o fundador, para que os usuários se conectem com um indivíduo em vez de uma empresa; Incorporar seus produtos às tendências existentes, formatos de memes e músicas populares; Optar por clipes que pareçam autênticos e centrados na história, em vez de vídeos elaborados e polidos que pareçam marketing, são algumas das formas mais eficazes de se infiltrar nesse canal.
Para empresas que não podem se tornar criadores, a parceria com criadores é a próxima melhor opção. Embora o marketing de influenciadores possa ser caro, os micro influenciadores são uma opção viável, com o TikTok descobrindo que 72% dos entrevistados acham que criadores de conteúdo comuns são mais interessantes do que celebridades.
Conclusão
A comunidade de criadores no TikTok já estava impulsionando a descoberta de produtos, considerando a compra e vendas fora da plataforma. Mas a adição de ferramentas de comércio eletrônico do TikTok aponta para a transformação da plataforma de um canal de consideração de marca para uma plataforma de vendas completa.
Em agosto de 2021, a Shopify anunciou uma parceria com a TikTok – TikTok Shopping – permitindo que os comerciantes da Shopify com uma conta TikTok for Business adicionassem uma guia de compras à página TikTok, criando uma mini loja onde os usuários podem comprar produtos diretamente.
O comércio social combina conteúdo, criadores e comércio para criar experiências de compras imersivas que parecem mais orgânicas para os usuários. As tendências que estamos observando apontam para a descentralização do comércio online. Estamos nos movendo em direção a um futuro onde os produtos – itens de maquiagem, aparelhos tecnológicos, utensílios de cozinha – podem ser facilmente adquiridos em qualquer lugar na web, não apenas em lojas online.
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(Imagem retirada do site Lad Bible)