Entenda o papel das marcas na consolidação de um estilo de vida que prioriza conforto, saúde e bem-estar
Que a rotina hoje em dia está cada vez mais corrida nós sabemos, mas nem por isso as pessoas estão deixando de priorizar atividades que são importantes além da área profissional. Os consumidores estão planejando seus estilos de vida para incluir momentos de meditação, saúde, trabalho e hobbies que despertam alegria. Ao transformar listas de tarefas em itens pequenos, elas estão ajustando o que precisam e querem fazer em seus dias.
Entenda melhor
Rituais diários são difíceis de cumprir, então algumas pessoas estão incluindo momentos de micro-meditação para acalmar suas mentes e corpos. Doses curtas de respiração, meditação visual e práticas conscientes ao longo do dia podem ajudar na manutenção mental sem se dedicar a um compromisso de tempo mais longo. Também é útil para aqueles que têm problemas para se concentrar por longos períodos de tempo. A chave aqui é a qualidade, não a quantidade… se você dedicar apenas um pouco de tempo para meditar e investir totalmente sua atenção, isso se torna benéfico para sua vida ao longo dos anos.
Muitas pessoas reclamam que não tem tempo pra malhar. Que tal então começar com pequenos momentos diários?! O site Real Simple publicou um artigo que descrevia vários treinos variando de um a dez minutos que podem facilmente caber em qualquer horário. No artigo, o professor da Escola de Saúde e Ciências do Exercício da University of British Columbia, Jonathan Little, sugeriu que subir escadas por apenas um minuto “três vezes por semana melhora a aptidão cardiorrespiratória em 5 a 10 por cento em seis semanas – a mesma melhora que você veria se você caminhasse por 30 minutos três vezes por semana.”
A atriz e defensora do bem-estar Alyson Stoner falou sobre seu hábito de “micro-reset” no evento Chronicon em Nova York este ano. Ela faz pequenas pausas ao longo do dia, em conjunto com sua plataforma digital Movement Genius, para caminhar, se exercitar, meditar, ligar para um amigo ou fazer outra coisa que a centralize e se ancore.
Até os hábitos de mídia social diminuíram. Enquanto os usuários on-line estão gastando mais tempo online, seus hábitos estão diminuindo de tamanho. Vídeos no TikTok, Instagram Reels, prazos BeReal; são todos trechos curtos e doces de um feed sem fim.
A dificuldade de encontrar tempo para malhar, descansar e cuidar de nós não é novidade. No entanto, uma apreciação coletiva do consumidor por cuidados rápidos e personalizados durante o dia está ganhando popularidade, tornando essas mudanças de estilo de vida úteis e afetivas.
Exemplo
Sourse, uma marca de suplementos de chocolate, chegou às prateleiras da Sephora no início deste ano. A marca, também vendida na Whole Foods, tem suplementos para lanches com benefícios para a pele e crescimento do cabelo. Os cuidados suplementares com a pele levam os consumidores a pensar na beleza de dentro para fora, fazendo escolhas intencionais para alimentar seus corpos por motivos estéticos e de saúde. Sourse está tornando esse fator suplementar divertido e saboroso, com opções de chocolate e sem glúten. A marca recebeu US$2,4 milhões em financiamento inicial de vários investidores, incluindo New Theory Ventures e Harlo Capital.
Na prática
Intencionar e manifestar. Pequenos momentos de atenção plena e intencionalismo se tornam ainda mais importantes à medida que os consumidores navegam na vida pós-pandemia. A pesquisa recente Life at Home, da IKEA, feita no ano passado, enfatiza que o equilíbrio holístico começa em casa: 93% dos consumidores em todo o mundo afirmam ser importante que sua casa lhes proporcione uma sensação de conforto e bem-estar mental.
Com a produtividade tóxica sendo cada vez mais questionada pelas pessoas, o esgotamento mental se torna um impulso para buscarmos integrar pequenos momentos de atenção plena ou prazer ao dia, como modo de proporcionar maior bem-estar emocional.
Nesse contexto, os consumidores estão encaixando uma infinidade de atividades breves, ocupando pequenos intervalos, para adicionar ritmo ao dia e incorporar micro-doses de autocuidado. Esse comportamento torna possível que as pessoas combatam a monotonia da rotina, experimentem atividades novas e, ao mesmo tempo, passem a dividir projetos maiores em atividades menores.
Estilo de vida
Dessa forma, um estilo de vida snackable — termo adaptado da palavra inglesa “snack” ou “lanche”, transmitindo a ideia de pequenas porções ao longo do dia — acaba se transformando em uma dinâmica valiosa para as pessoas impactadas pelo sentimento de afluência de tempo.
Em Futuras Inovações 2024, a WGSN destaca Viver com propósito como uma mudança importante no estilo de vida nos próximos anos. Tal conceito impacta o modo como os consumidores compram e passam o tempo. Desenhar produtos que se encaixem em rituais de autocuidado ou que sirvam de inspiração para novas práticas ainda é estratégia fundamental.
Conclusão
Indo além dos produtos, os estilos de vida intencionais e os snackables exigirão que as marcas repensem o modo de organizar os produtos e vendê-los. Nessa perspectiva, a segmentação por emoções ou sentimentos passa a ser chave. A cada intervalo na rotina diária, a percepção individual, bem como os estágios emocional e físico, poderá mudar.
Para um posicionamento bem-sucedido no futuro, as marcas precisam projetar com intenção, avaliando como podem se encaixar nos estilos de vida e nas rotinas de trabalho de forma descomplicada, criando produtos de bem-estar acessíveis e que exijam pouco tempo do consumidor.
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(Imagem retirada do site The Art Of Living)