A Saúde e Sustentabilidade têm sido pautas importantes nos debates por todo mundo. E ainda que os consumidores estejam aos poucos entendendo seu papel diante disso, essa nova onda de preocupação com a saúde e sustentabilidade já é poderosa. É por isso que marcas e empresas estão tendo que rever seus conceitos para conseguir atender as novas demandas das pessoas. A principal preocupação está em cuidar da própria saúde e contribuir para o meio ambiente.
Esses novos consumidores são extremamente éticos e preocupados com a saúde e sustentabilidade. Eles precisam entender a origem do produto ou serviço para consumi-lo. A composição do produto, assim como a origem das matérias primas, processo de produção e a forma como a empresa se comporta quando se trata de temas importantes, são fundamentais para que esses consumidores possam decidir se aquele produto vale a pena ser consumido.
Mais do que nunca, o consumidor tem o poder nas mãos. A reputação das marcas é importantíssima, já que elas dependem disso para conquistar seus clientes. Esse comportamento de consumo e preocupação com a saúde fica ainda mais visível na indústria de beleza e cuidados pessoais. Mas essa mesma mentalidade tem se espalhado para os mais diversos setores da sociedade.
Dados
Uma pesquisa feita pela Ingredion Inc revelou que 60% dos entrevistados procuram por produtos de beleza onde ingredientes sejam o mais natural possível. E essa tendência está diretamente relacionada à adesão desses componentes nos produtos de marcas. Os consumidores têm buscado produtos com origens sustentáveis e orgânicas. Já que as práticas ecológicas, saúde e bem estar estão na lista de prioridades quando se decide por um produto ou serviço.
Entre os países que mais têm a saúde e sustentabilidade em mente, a Soil Association descobriu que, estão China, Reino Unidos, Alemanha, França e Estados Unidos. O que essas nações têm em comum não é apenas o tamanho do mercado que é considerado grande. Mas o ponto principal é o poder de compra dos consumidores. Existe uma compreensão do valor do cliente consciente. Já que esses estão mais propensos a gastar mais por um produto que esteja de acordo com os processos sustentáveis em dia.
O estudo também apontou que só em 2021 o mercado de beleza relacionado a saúde e sustentabilidade cresceu 14% apenas no Reino Unido. Podendo crescer ainda mais 15% até 2023. Em outras regiões esses números também são expressivos, como nos Estados Unidos por exemplo.
No Brasil debates em torno desses hábitos de consumo ganham uma importância nunca vista até então. Em um estudo feito por Tetra Pak Index apontou que 67% das pessoas entrevistadas aqui no país têm consciência dos problemas ambientais e seus impactos à saúde. Essa mudança de perfil de consumo tem sido refletida na busca cada vez maior de produtos e marcas que estejam de acordo com o posicionamento ético defendido pelos consumidores.
Cenário Global
A preocupação com a saúde e sustentabilidade já esta presente há um tempo na indústria de beleza e cuidados pessoais. Por um longo período, a preocupação com os maus tratos com os animais se tornou pauta importante. Muitas empresas usaram disso para se promover em relação a suas concorrentes. Essa mentalidade está sendo conduzida a outros setores. Muitos consumidores estão adotando dietas vegetarianas e veganas, levando a preocupação com os animais a um patamar nunca antes visto.
No Brasil, o mercado que mais mudou por conta da mudança no perfil de consumidores foi o de alimentos e bebidas. Ou seja, a busca por ingredientes mais naturais em suas composições; ausência de aditivos; embalagens recicláveis e ingredientes orgânicos têm sido os aspectos mais importantes na jornada de compra do consumidor brasileiro.
Os novos consumidores
Quando falamos de faixa etária, a geração Z tem sido o grupo que mais se preocupa com saúde e sustentabilidade. A preocupação que tem sido evidente em todas as faixas etárias, se mostra um pouco mais presente nesses jovens que já cresceram com uma mentalidade ligada à defesa do planeta. Ao se mostrarem mais exigentes que seus produtos sejam mais limpos e não testados em animais, por exemplo, obrigam as empresas a se manterem em dia com essas pautas para satisfazer um grupo que vem chegando com tudo no mercado.
Os novos consumidores estão dedicados a fazerem a diferença no planeta e tomar controle da sua saúde. Algumas características têm se tornado marcas registradas deles:
Engajados
Procuram ser embaixadores ativos. Ou seja, são altamente engajados com aspectos relacionados ao meio ambiente e à saúde. Tomam atitudes e querem influenciar outras pessoas a adotarem formas novas e melhores de se comportar na hora da compra.
Preocupados com o planeta
Suas atitudes são sempre pensadas com o meio ambiente em primeiro lugar. São ambientamentalmente responsáveis e entendem a relação entre planeta saudável e saúde pessoal.
Saúde ganha destaque
A saúde física e mental são sua maior prioridade. Estão dispostos a pagarem mais pro um produto que tenha apelo saudável. Abrem mão do que é conveniente para irem em busca de algo que faça diferença para eles.
Conclusão
A saúde e sustentabilidade adicionam uma nova dimensão à pesquisa de informações por parte dos consumidores. Além disso, impactam diretamente nos critérios de compra e posicionamento de marcas e empresas. Se por um lado os consumidores ganharam mais poder, já que agora estão mais interessados e sabem o que querem. Por outro lado, as empresas e marcas precisam se adaptar urgentemente para conseguir suprir essas demandas.
Os consumidores já não veem mais a preocupação de uma marca com a saúde e sustentabilidade como uma forma de diferenciação entre uma marca e outra. Hoje, esse quesito se tornou ponto de partida para qualquer empresa que queira estar presente no mercado. Ainda que essa pauta já esteja presente no debate de todas as faixas etárias, à medida que a geração Z tome cada vez mais espaço no mundo, a tendência será um aprofundamento ainda maior nesses temas.
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