O que “luxo” realmente significa? Luxo é um termo que se tornou amplamente usado na sociedade moderna, para descrever tudo, desde carros esportivos, feriados, até colchões e maquiagem. Na indústria da moda, um mundo regido pela hierarquia das marcas, a categorização do luxo permaneceu relativamente consistente, no entanto, a estética mudou com o passar das décadas. Há um novo idioma da moda permeando nossos feeds do Instagram e dominando as passarelas em 2023, e atende pelo nome de quiet luxury, ou luxo silencioso em português.
O que é o quiet luxury?
Afastando-se das tendências passadas à logomania, o quiet luxury preza pela alta qualidade, pela sofisticação, pelo intimismo e pela durabilidade. Embora o termo “quiet luxury” possa ser novo, seu princípio está longe disso. O luxo silencioso é a antítese da moda rápida, com foco em compras criteriosas e no uso de peças de verdadeiro investimento. Uma justaposição ao que estava em alta nos últimos anos, com uma abordagem mais minimalista para se vestir. No “quiet luxury” as compras tem a intenção de peças que durem e não aquelas que estão na moda para cada estação.
Simplificando, o luxo silencioso é o minimalismo da nova era, com um foco maior em peças de investimento e hábitos de compra ponderados. Embora estéticamente semelhante ao movimento minimalista que testemunhamos entre 2008-2016, em termos de defender uma paleta de cores neutras e rejeitar logotipos, agora trata-se de selecionar uma seleção de peças vestíveis de alta qualidade que funcionam perfeitamente com o resto do seu guarda-roupa.
Exemplos
Existem algumas personalidades que são a cara dessa nova tendência, pense em Claudia Winkleman com uma gola rolê cinza em The Traitors ou no sobretudo verde de tribunal de Gwyneth Paltrow em The Row. Trata-se de trazer uma abordagem mais slow fashion e simplista para se vestir.
Marcas como The Row, Totême e Tove (fundadas em 2006, 2014 e 2019, respectivamente) construíram seus DNAs em torno de um fluxo constante de clientes fiéis que preferem a alfaiataria refinada a monogramas chamativos. No entanto, nos últimos seis meses, o quiet luxury ganhou destaque.
Já mencionada, a marca londrina Tove fez sua estreia na London Fashion Week apresentando uma coleção outono/inverno 23 de refinado prêt-à-porter, enquanto em Milão, a Gucci trocou o habitual maximalismo da era de Alessandro Michele (ex-diretor artístico ) por uma coleção minimalista e chic, pensando nos novos consumidores de alto padrão.
Entenda a relação com a pandemia
Como qualquer movimento de estilo vem a pergunta: por que agora? Considerando que apenas 18 meses atrás marcas como Gucci e Balenciaga ganhavam notoriedade por seus designs grandiosos e chamativos, parece repentino para todos nós começarmos a adotar um guarda-roupa reduzido.
Devido ao COVID-19, muitos de nós vivíamos confinados e usávamos menos roupas do que antes, percebendo como precisamos de poucas peças e não quantidade . No entanto, a adoção do luxo silencioso é mais do que apenas uma lição bem aprendida da era do bloqueio. A moda tem sido o termômetro para mudanças sociais e econômicas.
Quiet luxury e Recession Core
Ambas tendências compartilham a mesma origem: a recessão econômica mundial. Sofia Martellini, especialista em tendências de moda da WGSN, diz que tanto o quiet luxury como o recession core saem do mesmo contexto socioeconômico de crise, desdobrando-se de formas esteticamente similares, mas conversam com diferentes públicos, sendo o do primeiro o consumidor de mercado de luxo.
Chique sem esforço
Uma suposição óbvia, à medida que a taxa de inflação aumenta e os sussurros de recessão perduram, a história está se repetindo, já que o quiet luxury nasceu das mesmas circunstâncias que os minimalistas da recession core. Até certo ponto, sim, isso é verdade. Mas enquanto os minimalistas de 2010 favoreceram a funcionalidade e a racionalização do guarda-roupa, o luxo silencioso é definido por sua elegância fácil. O luxo silencioso está trazendo para a mesa uma versão mais estilhaçada do bom gosto. Parece refinado, mas mais arriscado.
Um excelente exemplo é quando a atriz Katie Holmes foi fotografada em 2019 chamando um táxi enquanto usava um cardigã e bralette Khaite em tons de aveia. A imagem se tornou viral pela atitude blasé que encapsulava e pela sensualidade sutil do visual. Não foi uma foto premeditada de paparazzi. Ela parecia sem esforço e chique, e esse tipo de realidade refinada ressoou com as pessoas.
Um novo significado de luxo
O maior foco na intencionalidade nas compras faz parte de uma mudança mais ampla em direção a um novo significado de luxo, que se reflete no crescente interesse pelo luxo silencioso e colocado em prática por marcas pioneiras.
É de pouca importância o que os espectadores externos possam pensar, porque eles não fazem parte da equação.
Em vez disso, o verdadeiro luxo moderno significa ser capaz de ignorar o ruído externo e se concentrar apenas em seus desejos e necessidades. Luxo é ter uma marca que saiba ouvir seus desejos, ideias e realizar especialmente para você.
O quiet luxury vem ganhando relevância por uma série de razões. Para começar, o desenvolvimento em direção à riqueza furtiva faz parte do ciclo da moda mais amplo e típico. À medida que as restrições pandêmicas começaram a diminuir em 2021, as tendências da moda mudaram para “pavão” e “vestido de dopamina”, que incluíam cores vivas, mistura de padrões e roupas que expunham a pele. No entanto, à medida que a economia oscilou na direção oposta, a moda mudou para looks mais moderados. Essa progressão estilística é fortemente impulsionada pelo estado atual do mundo. Fatores como o encolhimento da renda disponível e as preocupações com a segurança no emprego levaram a uma abordagem mais moderada.
Este desenvolvimento, no entanto, não é novo e ocorreu inúmeras vezes ao longo da história, com exemplos iniciais, incluindo o aumento da industrialização no século 18, bem como a mais recente Grande Recessão em 2008. A indústria da moda sempre esteve ciente da dinâmica social , e em tempos de dificuldades econômicas, ostentar riqueza extrema é considerado insensível, resultando no triunfo de peças mais discretas e sem logotipo que apenas quem conhece poderá identificar como de alta qualidade.
Além disso, os consumidores estão se tornando cada vez mais interessados em sustentabilidade, consumo lento e métodos de produção éticos, e a riqueza furtiva, com sua abordagem intencional ao consumo, reflete esses valores.
Por fim, a onipresença na cultura pop recente contribuiu para a ascensão do luxo silencioso à relevância. O programa de TV de sucesso Succession, sobre a história da família super rica e cruel Roy, está repleto da estética sutil e cara, associada ao quiet luxury. O guarda-roupa dos personagens apresenta ternos sob medida, perfeitamente adaptados e suéteres de gola alta em tons neutros, todos sem logotipo e extremamente caros.
Conclusão
O quiet luxury é uma tendência que veio para ficar. É tudo sobre consumo intencional, elegância atemporal e a luxuosa experiência de possuir algo verdadeiramente especial. Esteja você procurando incorporar o visual de riqueza furtiva em seu estilo ou simplesmente apreciar a mentalidade por trás dessa abordagem contemporânea ao luxo, esse movimento certamente continuará a ganhar popularidade nos próximos anos.
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(Imagem retirada do site La Coquette Italienne)