À medida que o ritmo das mudanças tecnológicas e sociais acelera, torna-se mais importante do que nunca desenvolver a capacidade de prever quais inovações terão o impacto mais significativo. É importante não só para empresas que buscam vantagem competitiva por meio de sua capacidade de identificar e implementar tecnologia de ponta, mas também para profissionais dos mais diversos ramos que querem estar cientes das mudanças e se preparar da melhor maneira para o mercado de trabalho. A seguir estão algumas das principais tendências que devem ser observadas neste ano.
IA em todos os lugares
Em 2023, a inteligência artificial se tornará realidade nas organizações. A IA sem código, com suas interfaces fáceis de arrastar e soltar, permitirá que qualquer empresa aproveite seu poder de criar produtos e serviços mais inteligentes. Já estamos vendo essa tendência no mercado varejista. Compras e entregas autônomas e sem contato também serão uma grande tendência para 2023. A IA tornará mais fácil para os consumidores pagar e receber bens e serviços.
A IA também aumentará quase todos os trabalhos em todos os processos de negócios em todos os setores. Mais varejistas usarão a IA para gerenciar e automatizar os complexos processos de gerenciamento de estoque que acontecem nos bastidores, portanto, tendências de conveniência como comprar online e retirar na loja e compra-online-devolução-na-loja, passarão a ser padrão.
A IA também será o motor por trás das mais novas iniciativas de entrega autônoma que os varejistas estão testando e implementando, e cada vez mais trabalhadores do varejo precisarão se acostumar a trabalhar ao lado de máquinas para fazer seu trabalho.
Metaverso se tornará real
Os especialistas preveem que o metaverso levará 5 trilhões de dólares à economia global até 2030, e 2023 será o ano que definirá a direção do metaverso para a próxima década. A tecnologia de realidade aumentada e realidade virtual continuará avançando. Uma área a ser observada é o ambiente de trabalho no metaverso – em 2023 teremos ambientes de reunião mais imersivos onde poderemos conversar, debater e criar juntos. A Microsoft e a Nvidia já estão desenvolvendo plataformas de metaverso para colaboração em projetos digitais.
Também veremos uma tecnologia de avatar mais avançada. O avatar poderá parecer exatamente como no mundo real, e a captura de movimento permitirá que nossos avatares adotem nossa linguagem corporal e gestos únicos. Também poderemos ver um maior desenvolvimento em avatares autônomos habilitados para IA que podem atuar como nossos representantes no metaverso, mesmo que não estejamos conectados ao mundo digital.
WEB 3
A Web3 pode ser definida como a geração da internet que usa como base tecnologias de inteligência artificial e blockchain. Ela é caracterizada por operar por meio de uma blockchain. Ou seja, uma espécie de “livro de registros” que grava todas as transações e informações entre as carteiras. A tecnologia também avançará significativamente em 2023, à medida que as empresas criarem produtos e serviços mais descentralizados.
Por exemplo, no momento, estamos armazenando tudo na nuvem – mas se descentralizarmos o armazenamento de dados e criptografarmos esses dados usando blockchain, nossas informações não apenas estarão mais seguras, mas também teremos maneiras inovadoras de acessá-las e analisá-las. Os tokens se tornarão mais utilizáveis e práticos nesse ano. Por exemplo, ingressos NFT para shows potencialmente darão a você acesso a experiências e lembranças nos bastidores. Os NFTs podem ser as chaves que usamos para interagir com muitos dos produtos e serviços digitais que compramos ou podem representar contratos que celebramos com outras partes.
União entre o mundo digital e físico
Já estamos vendo uma ponte emergente entre os mundos digital e físico, e essa tendência continuará em 2023. Há dois componentes nessa fusão: tecnologia digital gêmea e impressão 3D. Gêmeos digitais são simulações virtuais de processos, operações ou produtos do mundo real que podem ser usados para testar novas ideias em um ambiente digital seguro. Designers e engenheiros estão usando gêmeos digitais para recriar objetos físicos dentro de mundos virtuais, para que possam testar em todas as condições concebíveis sem os altos custos dos experimentos da vida real. Em 2023, veremos ainda mais gêmeos digitais, de fábricas a máquinas, carros e assistência médica de precisão. Depois de testar no mundo virtual, os engenheiros podem ajustar e editar componentes e criá-los no mundo real usando a tecnologia de impressão 3D.
Por exemplo, as equipes de Fórmula 1 atualmente coletam dados transmitidos por sensores durante as corridas, bem como as temperaturas da pista e as condições climáticas, para ver como os carros mudam durante as corridas. Em seguida, eles transmitem os dados dos sensores para gêmeos digitais dos motores e componentes do carro e executam cenários para fazer alterações de design em tempo real. As equipes então imprimem em 3D as peças do carro com base nos resultados de seus testes.
Natureza editável
Viveremos em um mundo onde podemos fazer alterações em materiais, plantas e até humanos. A nanotecnologia nos permitirá criar materiais com recursos completamente novos, como resistência à água e capacidade de autocura. Em 2023 veremos a tecnologia de edição de genes acelerar para nos dar a capacidade crescente de “editar a natureza” alterando o DNA. A edição de genes funciona um pouco como o processamento de texto, onde você pode retirar algumas palavras e adicionar outras – mas pode fazer isso com genes. Ela pode ser usada para corrigir mutações de DNA, resolver o problema de alergias alimentares, aumentar a saúde das plantações ou até mesmo editar características humanas como a cor dos olhos e do cabelo.
Tecnologia Verde
Um dos maiores desafios que o mundo está enfrentando agora é frear nossas emissões de carbono para que possamos enfrentar a crise climática. Em 2023, haverá um progresso contínuo em torno do hidrogênio verde, uma nova fonte de energia de queima limpa que produz quase zero emissões de gases de efeito estufa. A Shell e a RWE, duas grandes empresas europeias de energia, estão criando o primeiro grande oleoduto verde a partir de usinas eólicas no Mar do Norte. Também veremos progresso no desenvolvimento de redes elétricas descentralizadas. A geração de energia distribuída usando esse modelo fornece um sistema de pequenos geradores de energia e armazenamento localizados em comunidades ou casas individuais – para que possam fornecer energia mesmo se a rede principal não estiver disponível. No momento, nosso sistema de energia é dominado principalmente por grandes empresas de gás e energia, mas as iniciativas de energia descentralizadas têm o potencial de democratizar a energia em todo o mundo enquanto diminuem as emissões de carbono.
Em 2023, veremos um esforço contínuo para tornar as cadeias de suprimentos mais transparentes, pois os consumidores exigem que os produtos e serviços nos quais investem sejam energeticamente eficientes e apoiados por tecnologias mais sustentáveis.
Robôs mais Humanos
Em 2023, os robôs se tornarão ainda mais parecidos com os humanos – em aparência e capacidade. Esses tipos de robôs serão usados no mundo real como recepcionistas de eventos, bartenders, concierges e acompanhantes de idosos. Eles também realizarão tarefas complexas em armazéns e fábricas enquanto trabalham ao lado de humanos na fabricação e logística.
Conclusão
Compreender o comportamento do consumidor é fundamental para a estratégia de companhias e profissionais, e 2023 será um ano incrível para aqueles desafiados a entender a mente do consumidor. Esse ano será uma mistura de sinais mistos, refletindo um ambiente único caracterizado por forças opostas: exuberância à medida que a pandemia diminui, juntamente com a cautela diante de uma instabilidade econômica. Podemos esperar consumidores dispostos a gastar em 2023, e continuarão cada vez mais exigentes buscando experiências mais elaboradas que tragam tanto a fluidez digital da pandemia como também a intimidade de tempos anteriores.
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