Andreia Pellisson

Principais tendências e a participação da moda neste cenário de pandemia

A ressignificação da moda.

Tudo o que diz respeito ao universo da moda também mudou. Um ano de pandemia e o momento pede por empatia e solidariedade aonde o silêncio e o respeito tomam o lugar (ou deveriam tomar) de aglomerações, sendo prioridades o distanciamento social, uso de máscaras, vacinação, protocolos sanitários com cuidados de higienização redobrados no local de trabalho e lugares públicos, e o ficar em casa reforçando atenção à saúde para aguardar dias melhores.

Ressignificar nos leva a refletir sobre o nosso propósito no mundo.

Sabemos que ressignificar  de acordo com o  Dicio, Dicionário Online Português significa “atribuir uma nova significação a; dar um novo significado, um novo sentido a alguma coisa”. E como ficam então as principais tendências e a participação do segmento da moda e design neste novo contexto onde as pessoas desejam ter esperança por dias melhores?

Pontuei algumas palavras-chave do momento atual: humanidade, responsabilidade, feito em casa, caráter terapêutico, auto expressão, criatividade, valorização do trabalho manual, aspecto artesanal, upcycling, vulnerabilidade social e econômica.

 O fazer manual e seu efeito terapêutico

Fugir dos padrões impostos pela moda e ter consciência de consumo já eram movimentos que vinham se fortalecendo, mas agora devido à pandemia, o ficar em casa e não ter lojas abertas para consumir trouxeram o retorno de trabalhos manuais e o interesse das pessoas em visualizar canais no You Tube para aprender sobre técnicas de bordados, tricôs e costuras até mesmo como forma terapêutica para aliviar ansiedade, medos e angústias em momentos de incertezas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos mostrou que 41% dos brasileiros têm identificado sintomas de ansiedade, 26% têm enfrentado insônia e 11% relataram sintomas de depressão, devido complicações da pandemia o que também traz questões quanto à vulnerabilidade social e econômica e por isso o fortalecimento do fazer manual (re) descobrindo seu efeito terapêutico.

Reinvenção

A possibilidade de colocar novas habilidades em prática, de explorar autonomia criativa e de se reinventar é intensificada nesse cenário para quem deseja buscar uma nova fonte de renda ou até mesmo um hobby como forma de passatempo.

Consumo responsável

E quem está consumindo esse tipo de roupas customizadas? A rede social Tik Tok revelou o predomínio da Geração Z e Millennials como as novas gerações interessadas em customizar, consertar e produzir suas próprias roupas (info revista ELLE Março/21) e de acordo com a Organização Fashion Revolution Global as pessoas de forma geral estão cada vez mais interessadas em consumir de forma responsável o que potencializa o upcycling, que propõe o reaproveitamento de objetos com criatividade e respeito ao meio ambiente, fazendo os consumidores questionarem sobre hábitos de consumo e até mesmo exigirem um posicionamento mais sustentável por parte das marcas.

Upcycling

Reaproveitar peças paradas e sobras de material em estoque, trazendo um novo visual e significado para elas. Em Agosto de 2019 foi firmado o Fashion Pact, em reunião paralela ao G7. Mais de 150 marcas de moda e luxo se comprometeram a buscar práticas mais sustentáveis, isso faz com que os desfiles e apresentações  nas semanas de moda tragam opções de materiais mais sustentáveis e uma cadeia circular de forma geral, o que  mostra  que cada vez mais marcas estão seguindo por esse caminho e a pandemia só veio acelerar esse comportamento, que segundo a pesquisa Possibilidades Para Moda Circular no Brasil – Padrões de Consumo, Uso e Descarte de Roupas a sustentabilidade é muito importante na decisão de compra de quase 48% dos entrevistados. 

Para ficar de Olho no que é essencial

Se ressignificar nos leva a refletir sobre o nosso propósito no mundo, também nos leva a refletir sobre o propósito da marca.

O direcionamento upcycling sugere exatamente esse olharmos para o essencial. E como adaptar esse direcionamento upcycling ao seu produto de moda? Valorizar o essencial, reimaginar o que já existe, combinar diferentes possibilidades de reaproveitar tecidos e elaborar peças com design atualizado é uma forma de criar moda sustentável na atualidade e adaptar esse direcionamento upcycling ao seu produto. Ser essencial é também sobre transmitir a essência da sua marca, por isso vale lembrar que o DNA da marca também é essencial ser reforçado e estar presente.

Lembre-se que tudo está se transformando e com a moda não poderia ser diferente.

Andreia Pellisson
Foto Ilustração por Milly Eaton