Andreia Pellisson

O papel da moda na comunicação não verbal

A comunicação vai muito além do que é dito. As peças de roupas que decidimos usar de manhã para ir trabalhar por exemplo, podem não ser uma decisão 100% analisada racionalmente, mas ela diz muito sobre a persona que desejamos passar e como os outros nos enxergam. O que usamos carrega conotações e comunica um pouco do que queremos passar para os outros. Essas mensagens muitas vezes são a forma como encontramos nossa tribo.

Comunicação não verbal

Quando pensamos em comunicação, geralmente pensamos nas formas verbais pelas quais uma pessoa fala com a outra. Nos anos mais recentes, as pessoas começaram a ampliar a definição do termo para incluir formas como arte, música, poesia e dança. À medida que nossa compreensão da comunicação se expandiu do simples aspecto verbal, o corpo como um todo tornou-se uma ferramenta para criar, transmitir e representar mensagens.

O corpo como instrumento de comunicação não significa apenas que a boca fala, as mãos moldam ou os pés se movem. Nós nos comunicamos ainda mais em um nível não-verbal com o que escolhemos nos cobrir. Durante séculos, as pessoas usaram a linguagem do vestuário para expressar coisas pessoais como raça, classe, gênero, etnia e religião, mas também movimentos sociais e políticos mais amplos.

A moda como ferramenta de comunicação.

A moda é um dos elementos mais importantes da comunicação não verbal. A nossa imagem fala antes mesmo de dizermos a primeira palavra, isso inclui gestos, postura e também a vestimenta. Por meio do look podemos comunicar um pouco sobre nossa personalidade, gostos pessoais, status, e tudo aquilo que acreditamos e/ou representamos ( aqui também estão as marcas que usamos) . Segundo a psicologia, a primeira impressão refere-se à imagem mental que uma pessoa cria de outra pessoa, isso é feito em menos de 7 segundos após conhecer alguém, dessa forma a primeira impressão é impactante. Podemos dizer que somos o que transmitimos ou desejamos transmitir, e o contrário, as lentes do observador, também irá comunicar cultura, crenças. valores, podendo trazer aceitação e/ou não aceitação, conforto ou desconforto, já que o nosso cérebro faz sinapses e traz julgamentos de forma automática.

Linguagem da moda

A forma como aprendemos a nos comunicar não é algo 100% ensinado a nós. Existe também uma influência inconsciente do que é certo ou errado, de acordo com experiências pessoais de cada indivíduo. Diversas culturas , religiões e tribos funcionam de formas diferentes quando se trata da comunicação não verbal. E assim como a linguagem dita, certos costumes, normas e regras são transmitidos desde quando nascemos, daí a importância de respeitarmos as diferenças.

Liberdade de expressão

Sabemos que Liberdade de Expressão é o direito que permite as pessoas manifestarem suas opiniões sem medo de represálias, porém quando escolhemos palavras para expressarmos nossos pensamentos é fundamental que as mesmas transmitam a mensagem da maneira desejada para que seja entendida. Dizer a coisa errada pode causar muitos danos a você e à pessoa que o ouve. Embora você possa usar uma forma mais formal de falar com professores e colaboradores você também pode usar uma forma de falar mais casual com familiares e amigos.A moda desempenha o mesmo papel. Escolhas mais conscientes no look pode ser facilitadores, assim como a escolha das palavras certas para passar uma mensagem.

Aspecto Cultural

A moda e o vestuário são práticas importantes que geram significados, isso significa que as roupas ainda são usadas para distinguir diferentes grupos culturais. Comunicamos as crenças, valores e experiências de uma sociedade por meio de práticas, artefatos e instituições. Onde, neste caso, as práticas, artefatos e instituições são a moda e o vestuário.

Ideologia

Segundo Douglas e Isherwood (1979) a moda e o vestuário podem ser usados como cercas ou pontes. Isso argumenta que roupas individuais podem ser inocentes, mas como elas são usadas e as funções que cumprem não são.

Conclusão

A moda e o vestuário, além de serem formas de produção e comunicação cultural, são fenômenos ideológicos utilizados para manter, estabelecer e reproduzir posições de poder. Eles são culturais no sentido de que são algumas das formas pelas quais um grupo constrói e comunica sua identidade e também que são comunicativas na medida em que são formas não-verbais em que significado e valores são produzidos e trocados. A linguagem da moda vai muito além das últimas tendências nas passarelas. Por ser um fator que engloba não só a questão de estética, mas os valores pessoais e culturais, a moda é sim considerada um dos principais fatores da comunicação não verbal.

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(Imagem retirada do site Bino & Fino)