Andreia Pellisson

O mundo phygital e suas influências

O varejo Phygital conecta o mundo físico e digital para criar experiências únicas para o cliente. Embora as aplicações do varejo phygital estejam aumentando, ainda é preciso entender quais fatores podem influenciar as experiências do cliente, especialmente entre os fatores que são prazerosos para os clientes.

O conceito Phygital Experience refere-se a uma nova tendência de varejo que combina comércio online e físico em benefício dos consumidores (Physical + Digital = Phygital). Esta experiência phygital integra os melhores elementos de cada forma de venda, com o objetivo de melhorar a experiência de compra do cliente, tornando-a mais imediata e eficiente. Isso combina coisas como o imediatismo da Internet com a interação humana e o toque pessoal que é possível em lojas físicas.

Entenda melhor

É verdade que vivemos em um mundo phygital há vários anos. Especialmente após a pandemia em 2020, a experiência phygital ganhou uma nova força que parece improvável que pare. Como resultado, a forma como nós, como consumidores, compramos e consumimos bens mudou fundamentalmente.

Especialmente, durante a pandemia, as pessoas deveriam aprender por necessidade como fazer compras online. Mas não foram só os consumidores que se viram “obrigados” a recorrer às compras online. As próprias empresas tiveram que construir sua própria loja virtual. Foram “obrigados” a proceder à transformação digital dos seus negócios para poderem fazer face às novas condições de mercado.

É claro que, apesar do recente frenesi da digitalização em todos os setores, as mercadorias ainda são compradas fisicamente. Ou seja, falamos de uma experiência phygital, que é uma mistura do mundo físico e digital, e não totalmente digital.

Online X Físico

Há muitas vantagens em comprar online, sendo a primeira e mais importante a conveniência. Mas comprar produtos pessoalmente oferece aos consumidores uma experiência especial que não pode ser substituída (pelo menos ainda não) pela tecnologia.

Além disso, existem certas categorias de produtos que a compra presencial é aconselhada. Esses bens são roupas e calçados. Os consumidores preferem comprar esses tipos de produtos pessoalmente porque podem garantir que o ajuste seja perfeito.

As tecnologias digitais tornaram-se parte integrante de nossas compras. Antes da disseminação que a Internet desfruta hoje, os consumidores tinham fontes limitadas para obter informações. Essas informações podem ser sobre o lançamento de novos produtos, recursos de produtos ou comparações de preços.

Devido à falta de informação adequada, os consumidores costumavam comprar às cegas. Com informações limitadas, os consumidores costumavam comprar produtos influenciados por vendedores ou com base no que gostavam na aparência sem saber mais sobre eles.

A internet e as tecnologias digitais capacitaram os consumidores mais do que nunca. Agora, os consumidores fazem pesquisas de mercado antes de decidir comprar um produto. Além das diferentes características, uma pesquisa de mercado online mostra as lojas que vendem este produto e seus preços. Assim que concluírem a pesquisa de mercado, os compradores em potencial podem visitar esses produtos pessoalmente e decidir se desejam prosseguir com a compra.

Claro, também há quem prefira comprar algo diferente. Por exemplo, há compradores que preferem ir à loja mais próxima para examinar de perto toda a gama de produtos. Em seguida, anotando os códigos dos produtos, eles procedem à compra online. A principal razão para isso é que, com as compras online, alguém pode encontrar o preço mais baixo do mercado.

Exemplos 

A experiência phygital entrou na indústria de fast-food. Enquanto uma pessoa costumava receber pedidos, agora isso pode ser feito por grandes telas de toque de LED com menu e permitindo pedidos digitais. Assim, os clientes podem encomendar digitalmente a partir destes terminais e pagar na hora ao caixa.

Essa experiência phygital pode aumentar a satisfação do cliente e a produtividade dos funcionários. Os clientes evitam esperas e aglomerações para fazer o pedido, e os funcionários podem trabalhar em um ambiente mais silencioso, minimizando as chances de erro.

A visualização de produtos em 3D cria uma experiência de compra física única para os clientes e oferece às lojas uma vantagem competitiva. A geração de imagens 3D é simples e há várias maneiras de usá-la em uma loja.

A imagem 3D é útil em lojas que possuem produtos de alto volume e uma ampla gama de produtos que requerem muito espaço. Com o uso da realidade aumentada, o cliente pode, por meio de dispositivos especiais, visualizar o holograma dos produtos em suas verdadeiras dimensões. Dessa forma, as empresas não precisam se preocupar com a falta de espaço em suas lojas.

Além disso, essa experiência phygital também pode ser encontrada nos provadores de algumas das principais casas de moda por meio de espelhos inteligentes. Os clientes podem usar as telas sensíveis ao toque desses espelhos para selecionar roupas, sapatos e acessórios para ver como ficariam neles. Os espelhos inteligentes podem parecer uma tecnologia não tão necessária, mas podem economizar muito tempo durante as compras.

Os QR Codes são a abreviação de Quick Response Codes. Eles são muito semelhantes aos códigos de barras. O que os caracteriza é a grande capacidade de armazenamento e velocidade de leitura. Os QR Codes podem ser encontrados em revistas, cardápios de restaurantes e bares, rótulos de produtos, cartões de visita, museus e muito mais.

Os QR Codes oferecem uma experiência phygital, pois a leitura deles requer o uso de dispositivos equipados com câmera digital, como smartphone ou tablet. Devido à grande quantidade de informações que podem ser armazenadas em um QR Code, eles são muito úteis tanto para profissionais quanto para consumidores.

Os códigos QR são agora amplamente utilizados em estabelecimentos de fast food. Os clientes podem encontrar QR Codes para o menu nas mesas. Escaneando-os, eles podem acessar o menu, sem esperar pelo garçom, e fazer o pedido online. Esses códigos QR ajudam as empresas a melhorar seu atendimento ao cliente a custo quase zero.

Conclusão

A experiência phygital combina o mundo digital e o mundo físico com diversas aplicações e benefícios para empresas e clientes. Por esta razão, há uma integração sistemática de tais tecnologias permitindo que a experiência phygital se torne uma realidade.

O desenvolvimento dessas tecnologias e suas aplicações não foram criadas no vácuo. Pelo contrário, são o resultado da evolução tecnológica e das necessidades em constante mudança dos consumidores. As empresas precisam se diferenciar e obter uma vantagem competitiva em um mundo global e altamente competitivo. É certo, porém, que o futuro será phygital, pois oferece uma experiência e benefícios únicos.

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(Imagem retirada do site 20bits)