Andreia Pellisson

O impacto da sua imagem na sua carreira

Você sabe qual imagem você passa para as pessoas? A imagem profissional não é apenas sua aparência física ou a forma como você se veste. Ela vai muito além disso e engloba o jeito de ser, comportamentos, atitudes, hábitos e muito mais. Como você se comporta em uma interação social? Como os seus colegas e chefe te enxergam no ambiente de trabalho? Essas questões têm ganhado cada vez mais importância na carreira de profissionais no mercado atual, e ao contrário do que muitos pensam, podem ser trabalhadas para melhorar o rendimento dentro de uma empresa.

A sua imagem profissional é a visão que seu chefe, colegas e subordinados têm de você. Ainda que a forma como você se veste tem grande impacto na mensagem que você quer passar, aspectos como comunicação, ética e a maneira como você se comporta tem grande influência no resultado final. Estudos mostram que aqueles que se preocupam com a sua imagem acabam ganhando mais do que aqueles que acham que isso não tem importância.

O impacto das redes sociais:

As redes sociais têm grande impacto na impressão que você passa para as pessoas. Por mais que alguns achem que perfis no instagram, facebook, twitter e entre outros seja algo pessoal, a forma como você se comporta nessas mídias revelam um pouco de você para os outros. E isso acaba influenciando a forma como as pessoas te enxergam.

A internet dificultou a diferenciação da imagem pessoal e profissional. Aqueles que não sabem administrar essas duas facetas pode acabar sendo mal interpretado e ter sua carreira profissional afetada. A preocupação com a sua figura deve ir além da forma como alguém se veste no trabalho. É importante ter consciência do que postar nas redes sociais e também entender que tudo aquilo que você está publicando é de certa forma uma faceta sua que ajuda as pessoas a criarem uma persona sobre você.

Como melhorar a sua imagem pessoal:

O melhor jeito de construir uma imagem que vá de acordo com as suas crenças é entender o que você deseja passar para os outros. Qual o cartão de visitas que você deseja apresentar?

Pense quais são as características que você quer que sejam associadas a você. Uma boa forma de escolhê-las é analisando quais pontos fortes podem te diferenciar dos demais concorrentes da sua área.

Entenda qual a impressão que você tem passado ultimamente na sua área profissional. Peça feedbacks e analise as informações para poder construir e aprimorar a sua imagem cada vez mais.

Comunicação

A comunicação é um dos principais fatores quando se fala em imagem. Saber expressar o que você pensa pode ser um ponto crucial entre o sucesso e o fracasso. Além disso, a forma como você trata as pessoas ao seu redor pode dizer muito sobre você. Principalmente quando se trata de funcionários que estão em cargos abaixo de você.

A comunicação não verbal é ainda mais importante do que a verbal. Pois é ela que transmite as informações quando você não está falando. Não é à toa que muitos dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. O que você passa aos outros quando não está conversando pode dizer mais de você mesmo do que as frases que saem da sua boca.

Manter sua palavra é outro aspecto que pode te ajudar a construir uma imagem consolidada. Mostrar comprometimento com o trabalho e honrar o que foi prometido são blocos que constroem a sua credibilidade e podem te levar mais longe no mercado de trabalho.

Cenário atual

Em uma era onde a quantidade de profissionais qualificados é tão grande, a técnica nao é mais o principal fator de diferenciação entre concorrentes. Hoje em dia existe uma grande oferta de ótimos candidatos para qualquer vaga que seja. Por isso, quando se trata de destaques, empregadores levam em conta a imagem que o emprego tem.

As pessoas nada mais são do que uma extensão de onde trabalham. E querendo ou não acabam representando a empresa não somente no escritório, mas também aonde quer que vão, uma vez que hoje em dia é difícil essa distinção entre pessoal e profissional.

Dessa forma, é de extremo interesse , não só para a carreira pessoal mas também para empresas que seus contratados mantenham uma imagem coerente com as esperadas pelo ramo em que atuam.

Conclusão

A sua imagem pessoal nada mais é do que a sua marca. Empresas e companhias gastam muito tempo e dinheiro construindo essa identidade para que seus consumidores possam distingui-las das demais concorrentes. O mesmo vale para pessoas físicas. A sua marca é a primeira impressão que fica quando você chega, é o que os outros falam sobre você quando você não está. Investir na sua imagem é dar um passo a mais na sua carreira profissional. Como você quer ser lembrado?