Andreia Pellisson

Multifuncionalidade na moda

Também conhecidos como estilo Modularity, essa nova tendência no mundo da moda nada mais é do que proporcionar diversas funções para uma única peça. A multifuncionalidade busca o máximo de possibilidades que as roupas podem oferecer. Essa nova onda é um reflexo dos novos consumidores que vêm tendo uma preocupação cada vez maior em não só colocar a utilidade em primeiro, mas também com o consumo desenfreado.

O conceito principal da multifuncionalidade é combinar peças de acordo com o usuário e com suas necessidades. Um mesmo produto pode ser usado diversas vezes, de formas diferentes e dando vida a looks completamente diferentes. O mundo da moda tem passado por uma transformação nos últimos anos e a pandemia tem grande impacto nisso.

Atualmente:

A indústria da moda sempre foi conhecida como um espaço onde as tendências mudam muito rápido. Peças compradas numa estação já eram consideradas ultrapassadas para a próxima. Contudo, consumidores têm mudado essa mentalidade e obrigado marcas a adaptarem suas coleções para que essas possam ser usadas por mais tempo e em diversas ocasiões.

O que se tem visto cada vez mais nas passarelas são visuais mais futurísticos. Mas quando migramos essas roupas para o dia-a-dia o que vemos são jaquetas com capuz destacável por exemplo. Ou então tops com diversas possibilidades de amarração. A tendência é conseguir modelar e adaptar uma mesma peça diversas vezes. 

A tendência da multifuncionalidade traz um ar descontraído, que por conta da pandemia fez muito sucesso. As pessoas em todo o mundo têm migrado cada vez mais para um estilo confortável. Priorizando o conforto em relação ao fashion. E esse Modularity Style tem isso como essência. 

Consumo Consciente:

Outra questão muito interessante sobre ​​a multifuncionalidade na moda é a procura por um estilo de vida mais sustentável. A ideia é otimizar o ciclo de vida das peças. Esse tipo de moda vai em oposição ao fast fashion, que hoje é um dos principais fatores de risco para o meio ambiente. O estilo multifuncional ultrapassa a necessidade de ser trendy, e coloca em primeiro plano os princípios básicos do vestuário, que são a verdadeira necessidade e usabilidade de peças.

Já é foco dos consumidores dar preferência a produtos úteis e duráveis. E no caso da indústria da moda, que sirvam para diversos propósitos. Esses novos hábitos fizeram com que marcas tivessem que adotar uma nova postura. Melhorando a qualidade de seus produtos e ressignificando-os. Essa preocupação com o meio ambiente passou a ser ponto de partida e não mais um diferencial de marcas. 

Influência da pandemia:

A pandemia do Covid-19 mudou a forma como as pessoas consomem e o que esperam das marcas. Um dos grandes impactos do Coronavírus com certeza foi a priorização da comodidade e conforto. Muitos dos ambientes de trabalho estão no esquema híbrido, onde funcionários intercalam entre home office e presencial. Essa nova rotina fez com que consumidores começassem a dar mais atenção àquelas peças que podem ser usadas nas duas ocasiões.

As pessoas estão optando por qualidade em relação a quantidade. Esse fator tem dado bastante espaço à tendência minimalista. Peças clássicas e duráveis que deem para trabalhar, descansar e se divertir. Consumidores esperam que seus guarda-roupas tenham bastante versatilidade.

Multifuncionalidade na prática:

Um dos designer mais famosos nessa tendência, chamado Ryan Mario Yasin desenvolveu um tecido que permite que roupas infantis cresçam junto com os usuários. Utilizando uma técnica de dobraduras, as peças se expandem e podem ser usadas pela criança à medida que ela cresce. Isso acaba com a necessidade de ter que renovar o guarda-roupa de crianças a cada ano de vida.

No Brasil também temos exemplos de marcas aderindo a essa nova tendência. Korschi 01, criada pelo designer Pedro Korschi foi criada com a preocupação com a sustentabilidade e impacto ambiental. Suas peças são focadas para o dia-a-dia e com o objetivo de serem versáteis. A partir de uma única peça base, a marca dá a possibilidade do consumidor montar diversos outros looks. 

As marcas de alta costura também já aderiram a essa nova tendência. A Chanel trouxe opções de botas com canos removíveis e sapatos ajustáveis. Além disso, pode se notar cada vez mais que coleções atuais têm trazido muita coisa de outras épocas. Dando prioridade ao estilo clássico.

Conclusão:

A multifuncionalidade na moda veio com o objetivo de suprir uma demanda de consumidores que procuram por qualidade ao invés de quantidade. As pessoas mudaram, suas crenças e vontades estão alinhadas com o meio ambiente e o bem estar. O luxo de hoje não é mais ter todas as peças, mas sim inovar com as peças que você tem. Essa tendência veio pra ficar, e não somos apenas nós que ganhamos com isso, o meio ambiente também. O que vamos ver cada vez mais é uma diminuição da preocupação do “estar em altar” e um aumento na criatividade das pessoas para criar looks com o um número menor de peças.

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