Nos últimos 15 anos, houve uma inflação significativa nos preços das roupas de varejo. No entanto, situações constantes de guerra e questões econômicas podem aumentar ainda mais esses preços. Além disso, o crescimento das plataformas de compras online criou uma competição acirrada por marcas de moda. Como resultado, as empresas estão mais empenhadas em reduzir os preços de suas ofertas, mesmo que isso prejudique significativamente suas margens de lucro.
Descontos estão sendo oferecidos em larga escala, e ofertas sazonais com cortes de preços já influenciam a psicologia de compra dos clientes. Portanto, eles dificilmente estão interessados em comprar roupas pelo preço normal.
Impacto Para Marcas
As empresas já estão lidando com o aumento global dos preços dos combustíveis. As companhias de logística começaram a passar a inflação e sobretaxa de combustível para as linhas de moda que usam seus serviços para vender suas roupas.
No entanto, as marcas que vendem suas roupas por meio de lojas físicas não têm escolha a não ser estender o peso da inflação diretamente sobre os pontos de venda. Portanto, elas podem aumentar o preço de seus produtos para cobrir o custo extra infligido pela sobretaxa. Ou então, podem iniciar seus sites de comércio eletrônico e compartilhar o peso da inflação e dos aumentos de combustível diretamente com seus clientes.
Entenda Melhor
A atual inflação no mercado é impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis. O aumento desses preços eleva os custos de transporte, reduzindo as margens de lucro das empresas transportadoras. Como resultado, eles aumentam seus preços, e as marcas de moda compensam isso elevando o valor de suas roupas. No final, o cliente tem que arcar com o peso da inflação.
No entanto, as empresas devem lembrar que os clientes influenciam indiretamente o mercado por meio de suas decisões de compra. Se a demanda pelo vestuário diminuir no futuro, elas não terão outra opção senão vender seus produtos com desconto. Elas podem precisar lançar uma liquidação para vender suas roupas com preços menores.
Como a Indústria Pode se Adaptar?
Descontos e Promoções
A curto prazo, os varejistas podem escapar das pressões reduzindo as promoções. Nos últimos meses, empresas como Victoria’s Secret e American Eagle Outfitters anunciaram que reduziriam os preços promocionais. Ao fazer a transição para estoques mais enxutos, as marcas podem reduzir o problema de excesso de estoque sazonal, usando menos promoções e remarcações para liberar espaço para a entrada de mercadorias.
Mudanças de Preços
Em vez de aplicar um aumento médio de preço em todo o mix de produtos, as marcas podem adotar uma abordagem mais diversificada para combinar melhor os preços com as percepções de valor dos consumidores. Isso dará a oportunidade de redefinir o mix de valor em suas variedades de produtos.
Para combater os altos custos e a pressão inflacionária, uma estratégia diversificada de preços deve levar em consideração várias sensibilidades de clientes e produtos, exposições à inflação e posições de estoque. Do ponto de vista prático, exige segmentação com base na elasticidade de preço e dinâmica de lucro.
Aumentar o preço como um todo, apostando em promoções personalizadas e táticas de fidelização, pode ser a melhor opção, especialmente para produtos altamente expostos à inflação e mais importantes para os clientes. Essa abordagem pode fortalecer o relacionamento com clientes de alto valor ao mesmo tempo em que alivia algumas pressões de margem ao diminuir a frequência de promoções em massa.
Tomada de Decisões
Este é o momento ideal para os varejistas de vestuário removerem gargalos e simplificarem os processos com fornecedores, equipes de suprimentos, design ou operações de loja e comércio eletrônico. Taticamente, isso pode significar melhorar a visibilidade de sua estrutura de custos e, então, comunicar estrategicamente essas informações em toda a organização, possivelmente até mesmo para fornecedores.
Ao acelerar a tomada de decisões, as empresas de vestuário podem concentrar o trabalho de suas lojas em atividades de precificação que proporcionam o maior retorno sobre o investimento, especialmente ao realizar ações rápidas de precificação em resposta às mudanças de preço feitas pelos concorrentes.
Para varejistas com forte presença digital a implantação de preços ou alterações promocionais on-line pode ser uma maneira rápida e de baixo custo de executar mudanças em escala. As marcas H&M e Zara adotaram essa abordagem, expandindo seus canais online para complementar suas lojas físicas, gerar crescimento e compensar os custos inflacionários.
Opções Além dos Preços
As marcas sabem que os fornecedores enfrentam suas próprias pressões de preços, incluindo aumentos de custos de mão de obra, energia e matérias-primas. Em vez de espremer os fornecedores, as marcas podem gerenciar os custos por meio do design e da arquitetura de categorias.
A inteligência do cliente que permite que as empresas de vestuário personalizem as promoções também pode ajudar os varejistas a gastar menos em atributos ou características de menor valor para os consumidores. Por exemplo, uma marca de roupas para atividades ao ar livre pode descobrir que seus clientes investem mais em atributos ecológicos do que em desempenho de isolamento. Usando essas informações, o varejista poderia trabalhar com os fornecedores para mudar de isolamento de penugem para poliéster reciclado mais barato, permitindo que os clientes ficassem satisfeitos enquanto mantem os preços estáveis ou até mesmo os reduzam, apesar da inflação.
Acompanhar
É importante lembrar que às vezes podem ocorrer mudanças de comportamento em categorias de compras opcionais, como vestuário, mesmo quando os preços permaneceram relativamente estáveis. Os consumidores pressionados pela inflação em categorias não opcionais, como alimentos, habitação e energia, podem ter que compensar reduzindo as compras em outros lugares.
O acompanhamento também se estende ao rastreamento dos movimentos dos concorrentes. As marcas precisam ficar de olho em como os concorrentes estão mudando os preços, principalmente quando se trata de definir os preços iniciais, ao mesmo tempo em que repassam os custos mais altos nos níveis de produtos premium.
Conclusão
A inflação é um desafio para as marcas de vestuário, mas também representa uma oportunidade para aqueles que se preparam para mudanças. As empresas que reconhecem que a inflação provavelmente persistirá, pelo menos no curto e médio prazos, têm um forte incentivo para agir rapidamente na precificação em toda a cadeia de valor. Como os ciclos de compra e merchandising costumam ser bastante longos, aqueles que se preparam agora para lidar e redefinir suas estruturas de lucro podem estabelecer vantagens significativas e redefinir as bases para criar valores adicionais assim que a inflação diminuir.
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Imagem retirada do site Chron