Andreia Pellisson

Índice de Transparência no Mundo da Moda

O comprador de hoje está disposto a pagar um preço mais alto por uma moda sustentável ? Ainda Nem todos consumidores estão dispostos a pagar mais caro para adquirir peças de moda, mas pode-se afirmar que o consumidor mais consciente é o que já compreendeu que suas escolhas ajudam a contribuir positivamente para o meio ambiente além de promover práticas trabalhistas justas. Esse perfil consumidor entende que escolher um lindo vestido na cor e estilo desejado é ainda mais gratificante quando se trata de um produto de com produção sustentável e bem intencionada.
 
A Geração Z tem sido uma grande influência nesta nova característica de consumo. Ela não está apenas posicionada para impulsionar ainda mais as compras sustentáveis, mas também está influenciando outras gerações a mudarem suas preferências em direção à sustentabilidade. Isso sinaliza uma grande oportunidade para as marcas de moda entregarem roupas, sapatos e acessórios feitos de forma sustentável.

Entenda melhor o Índice de Transparência da Moda.

O Índice de Transparência da Moda chega ao seu oitavo ano. Em 2023, 250 das maiores marcas e varejistas de moda do mundo foram analisadas e classificadas de acordo com as informações que divulgam sobre políticas, práticas e impactos socioambientais em suas operações e cadeia de suprimentos.
 
Este Índice é uma ferramenta para impulsionar e incentivar as maiores marcas de moda do mundo a serem mais transparentes sobre seus esforços sociais e ambientais. O Fashion Revolution acredita que a transparência é fundamental para alcançar mudanças sistêmicas na indústria global da moda.
 
A transparência é um primeiro passo; não é radical, mas é necessário. Quando as marcas divulgam informações publicamente, elas permitem que qualquer pessoa examine suas políticas, responsabilize-as por suas reivindicações e defenda mudanças positivas. A falta de transparência pode custar vidas. É impossível para as empresas garantir que os direitos humanos sejam respeitados, que as condições de trabalho sejam seguras e que o meio ambiente seja protegido sem saber onde seus produtos estão sendo fabricados.
 
A indústria da moda global continua repleta de abusos dos direitos humanos e degradação ambiental. As cadeias de abastecimento permanecem complexas, fragmentadas, desregulamentadas e opacas. A falta de visibilidade das cadeias de suprimentos permite que condições de trabalho inseguras e exploradoras e danos ambientais prosperem, ao mesmo tempo em que obscurece quem tem a responsabilidade e o poder de corrigir esses problemas.

Blockchain e a transparência

Uma abordagem de rastreabilidade digital fornece um caminho escalável, permitindo que as marcas obtenham uma visibilidade mais ampla dos níveis de suas cadeias de suprimentos, mantendo a máxima confiança nos dados coletados usando transações blockchain à prova de fraude. As marcas poderão garantir que todos os fornecedores na cadeia de valor forneçam o nível necessário de dados e informações sobre seus próprios processos e documentos digitais de suporte, como certificações, para ajudar a verificar a qualidade de seus materiais e produtos.
 
Há uma confiança significativa oferecida pelo blockchain, tanto para marcas quanto para fornecedores, porque os controles de segurança garantem que informações comercialmente confidenciais não sejam divulgadas involuntariamente à partes não relevantes sem autorização. Além disso, como os dados do blockchain são protegidos com o mais alto nível de criptografia resistente a adulterações, uma plataforma de rastreabilidade digital pode se tornar um balcão único para a verdade. Isso se presta bem à auditabilidade por terceiros e reguladores, uma vez que todas as reivindicações e certificações de sustentabilidade podem ser validadas e autenticadas por esses registros imutáveis de blockchain.
 
Uma plataforma de rastreamento digital blockchain pode fornecer valor além de apenas informações de fornecimento de produtos: ela também pode rastrear outros fatores de sustentabilidade, incluindo pegadas de carbono de fornecedores ao longo da cadeia de valor, uso de água, superprodução e até mesmo práticas trabalhistas justas. Ao rastrear esses diferentes fatores, as marcas estarão mais bem preparadas para atender aos consumidores.

Dados

De acordo com a Fashion Revolution, alguns dados são importantes para entender onde a indústria da moda se encontra atualmente. O progresso na transparência na indústria global da moda ainda é muito lento entre as 250 maiores marcas e varejistas de moda do mundo, com o desempenho das marcas variando muito. A pontuação média de 250 das maiores marcas de moda do mundo sobe 2 pontos percentuais para apenas 26%. Pela primeira vez em 2023, duas marcas obtiveram 80% ou mais. No entanto, 70 das 250 marcas (28%) ainda pontuam na faixa de 0 a 10%.
 
No setor de luxo, mais marcas de luxo do que nunca estão divulgando suas listas de fábricas. Uma marca de luxo está entre as marcas de maior pontuação pela primeira vez, com uma pontuação média geral de 80%. Cinco marcas de luxo tiveram o maior aumento em sua pontuação, em comparação com o ano passado, em até 21%. É também a  primeira vez que mais da metade (52%) das grandes marcas de moda divulgaram suas listas de fornecedores de primeiro nível. A pontuação média geral na seção Rastreabilidade, no entanto, é de 23%, com quase metade (45%) das marcas nos dizendo pouco ou nada, marcando apenas 0-1% no geral nesta seção.
 
Quando se trata de resíduos e superprodução, 88% das grandes marcas no mundo da moda ainda não divulgam seus volumes anuais de produção, obscurecendo a escala e a verdade da superprodução. 99% delas não divulgam o compromisso de reduzir o número de novos itens que produzem. A maioria das grandes marcas (95%) não é transparente sobre como está permitindo uma transição justa para a economia circular, o que mostra um quadro pouco claro sobre como as vozes e necessidades dos trabalhadores serão atendidas. Apenas 12% das principais marcas de moda publicaram um compromisso mensurável com prazo determinado para o desmatamento zero este ano, uma queda de 3% em relação ao ano passado. Além disso, apenas 7% publicam progresso mensurável em direção ao desmatamento zero.
 
Apenas 9% das principais marcas de moda compartilham as ações que estão realizando para apoiar seus fornecedores na mudança para energia renovável. 94% das marcas ainda não nos informam qual é o combustível utilizado na fabricação de suas roupas. Apenas 2 das 250 marcas compartilharam o compromisso com o decrescimento em um momento em que o setor precisa desesperadamente desacelerar e reduzir.


Apesar de estudos mostrarem que produtos químicos perigosos ainda podem ser encontrados em nossas roupas, apenas 7% das grandes marcas de moda publicam os resultados dos testes de águas residuais de seus fornecedores. Enquanto 32% das marcas publicam sua pegada hídrica dentro de suas próprias operações, apenas 24% publicam a pegada hídrica em nível de fabricação e menos ainda em fibra em nível de matéria-prima (4%). Além disso, apenas 23% das marcas divulgam seu processo para realizar avaliações de riscos relacionados à água.

Conclusão

Embora mudanças positivas em direção à transparência e sustentabilidade sejam aparentes, o setor ainda tem uma longa jornada pela frente. As marcas precisam ser mais ativas na divulgação de seus impactos ambientais e sociais e investir em cadeias de suprimentos mais ecológicas e éticas.
 
Essas descobertas enfatizam a necessidade de maior transparência e responsabilidade na indústria da moda. A falta de progresso implica a necessidade de medidas mais fortes para endossar práticas responsáveis dentro da indústria.
 
Em essência, a transparência é crucial para impulsionar mudanças sistêmicas na indústria da moda. O Índice de Transparência da Moda de 2023 mostra claramente que são necessários esforços substanciais de marcas e varejistas para assumir a responsabilidade por seus impactos humanos e ambientais. É um apelo urgente para a indústria da moda aumentar a transparência e a responsabilidade para um futuro mais sustentável.

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(Imagem retirada do site Modefica)