Andreia Pellisson

Gerações Z e Alpha despertam mudanças em marcas

As novas gerações vieram com tudo quando se trata de demandas no consumo. O número de usuários online cresceu em 8.6% no último ano e o e-commerce 13%. De acordo com estudos feitos pela Latest Figures, esses números são só um dos fatores que fazem com que esses jovens tenham tantas diferenças quando se trata das gerações mais antigas.
 
As estratégias de marketing estão mudando de acordo com as novas gerações. Assim como os Baby boomers tinham preferências diferentes das anteriores, o mesmo acontece com os Millennials, X, Gen Z ou “Centenial” e Alpha. A questão é que, enquanto a mudança de demandas entre grupos de idade diferentes se dava mais a um estilo, hoje essa diferença é vista no comportamento das pessoas e na forma como as marcas conseguem se comunicar com os jovens.

As Novas Gerações

A geração Z ou “Centenial é conhecida como pós millennial e assumirá o protagonismo dentro de algumas décadas. Eles são os jovens nascidos entre o final dos 90 até meados dos anos 2000, sendo que os mais novos nasceram entre 2010-2012, ou seja, vieram ao mundo em plena mudança de século. São os adolescentes e os jovens adultos de hoje. Isso significa que os mais velhos dessa geração acabaram de se formar na faculdade e estão entrando no mercado de trabalho.
 
Já a geração alpha é um grupo ainda mais jovem. Eles são os indivíduos nascidos a partir de 2012, sendo que muitos deles ainda usam fraldas ou nem nasceram. O termo Alpha foi criado pelo pesquisador Australiano Mark McCrindle. E de acordo com ele essa geração tem 2.5 milhões de bebês nascendo a cada semana, podendo chegar a 2 bilhões de indivíduos até 2025.

Marcas X Novas Gerações

Em diversos estudos realizados com esses jovens, foi constatado que a grande maioria prefere comprar online. Foram pouquíssimos os entrevistados que dizem ir às lojas quando precisam de alguma coisa. Foi analisado também que as propagandas que mais funcionam para esse nicho são as feitas nas redes sociais. Com esses dados, as marcas conseguem entender melhor a forma de atrair essas novas gerações.
 
Eles foram expostos à tecnologia desde muito cedo. E ainda que a diferença de idade entre a geração Z e a Alpha seja grande, esses dois grupos compartilham características bastante similares por terem crescido em um mundo extremamente conectado. Sabendo disso, os principais canais de marketing utilizam alguns pontos quando criam a estratégia para se comunicar com essas novas gerações.
 
Quando falamos da geração Alpha, algumas características chamam atenção. A maioria dessas crianças não cresceu com brinquedos de verdade, mas sim telas digitais. Eles são bem curiosos e muito espertos com tecnologia, o que acaba influenciando de certa forma o poder de consumo de seus pais. Especialistas afirmam que essa geração será a mais longeva, com melhor educação e mais rica. Outra característica importante a se destacar é que eles estão imersos em um contexto de maior inclusão social, desenvolvendo mais facilmente o sentimento de empatia. Por isso a importância de marcas já começarem a separar estratégias para ir de acordo com esse grupo.

Autenticidade e Consistência

Ambas as gerações, Gen Z e Alpha, têm e/ou terão uma preocupação maior com o meio ambiente. Eles têm noção de política, questões sócio-econômicas, sustentabilidade e as principais questões que a sociedade como um todo enfrenta. De acordo com um estudo feito pela Federação Nacional de Varejo (National Retail Federation), 55% dos Gen Z escolhem marcas que são socialmente responsáveis e eco-friendly.
 
Por isso, para que empresas que estão no mercado hoje consigam se comunicar com as novas gerações, elas devem ter em mente a sustentabilidade como uma de suas principais frentes de preocupação. É mais do que apenas a busca por dinheiro, a companhia deve ter valores fortes que são defendidos pelas marcas. Não só no discurso, mas na prática.
 
Uma marca que queira alcançar a autenticidade deve entender quais são os seus principais elementos. Seu propósito e o que ela defende. Qual a responsabilidade social que a empresa tem e procura alcançar num âmbito social.
 
É importante também que a companhia tenha um canal aberto de diálogo com seus consumidores. Escutando as críticas e entendendo melhor onde podem crescer como marca. Ser consistente é a chave para o negócio quando se trata de agradar as gerações novas. Por mais diferentes que as campanhas de marketing possam ser, a essência da empresa deve permanecer a mesma.

Experiência Online Personalizada

De acordo com a Smart Insights, a maioria dos consumidores vêem a personalização online como um dos pontos fundamentais para uma boa experiência com a marca. Esse caso é ainda mais significativo quando se trata das novas gerações. Com todas essas informações e dados disponíveis, as empresas podem executar planos extremamente certeiros para consolidar uma relação com as gerações Z e Alpha.
 
Para melhorar a experiência das novas gerações, empresas podem melhorar a forma como os sites são projetados. De acordo com a localização de um determinado usuário a marca pode disponibilizar certos elementos que funcionem melhor para aquele tipo de grupo. A Amazon é uma empresa que já usa essa técnica muito bem.
 
Além disso, é possível utilizar anúncios relembrando usuários a voltarem para o carrinho ou páginas que esqueceram de terminar uma compra. Para isso pode ser utilizado mensagens personalizadas nas redes sociais, vídeos customizados e diversas outras ferramentas para captar a atenção desse público em questão.

Simplificar o Processo de Compra

Ainda que as gerações Z e Alpha não sejam nem um pouco preguiçosas, eles não vêem a necessidade de realizar tarefas que a tecnologia poderia realizar facilmente para eles. Ou seja, quanto mais simplificado for o processo de compra para eles, mais provável que a compra seja feita.
 
Possibilitar que eles façam o login no site da marca apenas usando uma de suas redes sociais já existentes é um exemplo ótimo de simplificação do processo. Além disso, é importante também ser transparente quando se trata de taxas adicionais no valor final. Assim o consumidor não terá nenhuma surpresa quando fechar a compra.

Respeito Com a Privacidade

Mesmo com a personalização de experiências para as novas gerações, é vital que o comprometimento com a privacidade seja levado com todo o cuidado necessário. Ainda de acordo com a pesquisa feita pela Federação Nacional de Varejo, 88% dos consumidores da geração Z prezam muito pela proteção de seus dados.
 
A pesquisa mostrou que 66% desses consumidores se sentem confortáveis em dividir suas informações com marcas que confiam, mas, que esperam que em troca, todos os dados sejam muito bem protegidos. Por isso, empresas devem investir bastante capital em programas que assegurem que seus clientes estejam protegidos.

Conclusão

Como vimos, as novas gerações estão chegando e já colocando as asinhas de fora. Elas têm características muito marcantes e necessidades até então nunca pensadas. Por serem os consumidores de um
futuro bem próximo, marcas já começam a se movimentar para atender as expectativas desses consumidores.
 
Questões como sustentabilidade, segurança e conectividade vem como os principais fatores que as empresas devem começar desde já a levar em conta, se quiserem permanecer no cenário competitivo nos próximos anos. Muita informação já existe a respeito dos hábitos dessas novas gerações, portanto é apenas questão de tempo até que o mercado global se adapte a atender 100% das expectativas desses jovens.

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