Nascidos no final dos anos 90, a geração Z já chegou ao mundo conectada. Aprendem desde pequenos a equilibrar até cinco telas de uma vez só e dividir sua atenção entre TV, celular, tablets e diversos outros aparelhos. Além dessas habilidades tecnológicas, eles são também considerados como os mais criativos de todos os tempos. Essas diferenças em relação às outras gerações vem trazendo grandes impactos na forma de consumir desses jovens. Eles têm exigido cada vez mais que marcas tenham valores e que esses sejam de acordo com um ideal deles próprios. A preocupação com o meio ambiente e em deixar um legado no mundo deu origem a um movimento chamado Branding Together.
Geração Z
Esses novos consumidores têm como ponto de partida a verdade e transparência. Eles são mais exigentes, cobrando valores das marcas e sendo cada vez mais críticos quando se trata de falhas. Uma pesquisa realizada pela Ponto Eletrônico revelou que 87% desses jovens optaram por não comprar um produto de empresas envolvidas com alguma polêmica. Ainda pior que não consumirem dessa companhia, esse estudo também mostrou que essa geração organiza campanhas de cancelamento por conta de posicionamentos que não vão de acordo com o que acham certo. Por outro lado, eles também sabem dar valor e visibilidade àquelas que estão no caminho certo e em busca de impactos sociais e globais.
Criadores de conteúdo tem feito bastante sucesso nos dias de hoje. Isso porque fazem parte dessa geração e entendem como se comunicar com esses novos compradores. Além de venderem muito bem, acabam se tornando uma fonte de opinião para seus seguidores e afetando o poder de decisão dessa massa. E isso acaba gerando uma nova distribuição de confiança. O que antes acontecia de cima para baixo, ou seja de autoridades e especialistas, agora acontece entre familiares e influenciadores. A publicidade tem como objetivo agora construir vínculos de verdade, e não apenas vender uma imagem ou discursos bonitos.
O que é o Branding Together?
O Branding Together é uma forma de liderança nascida com o propósito de unir marcas, que seriam concorrentes, a objetivos em comum sejam eles desafios sociais ou até mesmo globais. O grande foco desse movimento é fazer com que empresas que competiam entre si, passem a ser colaboradoras. Um estudo feito pelo Wunderman Thompson Intelligence apontou que 80% dessa geração espera que marcas assumam posições fortes sobre seus valores. O estudo mostrou que os jovens Z tem um posicionamento firme e acreditam que é dever das empresas colocar de lado a competitividade e trabalhar juntas para melhorar a vida das pessoas.
Exemplos na prática
Amazon, Disney, Google, Microsoft, Netflix e Unilever se juntaram no Business Alliance for Scaling Climate Solutions (BASCS). Esse pacto tem como objetivo reduzir emissões, investir em soluções para combater as mudanças climáticas e dar visibilidade e investimento a práticas a favor do meio ambiente. Tudo isso visando colocar em exercício o pacto de Paris.
A AllBirds se juntou com a Adidas para criar o tênis Futurecraft, que tem a menor pegada de carbono de todos os tempos. Além disso, ela também divulgou o código para sua calculadora de pegada de carbono. Convidou marcas como Burberry, Nike e UniQlo para usar a ferramenta.
A Microsoft criou juntamente com a Nike, Mercedes-Benz, Unilever e Danone a iniciativa Transform to Net Zero. Eles têm como objetivo de até 2030 se tornarem empresas com carbono negativo.
JPMorgan Chase, Amazon e IBM criaram um programa para combater o desemprego. O programa visa contratar até 2030 100 mil pessoas em situações precárias, com foco em latinos, negros e asiáticos.
Conclusão
Anos passam, gerações vêm e vão, mas o planeta Terra continua aqui. Os impactos humanos no meio ambiente vem atingindo números quase que irreversíveis. A geração Z chegou para mudar isso. Graças a esse novo olhar e forma de consumo, medidas que visam o bem do planeta e das gerações futuras têm ganhado mais visibilidade e espaço no mercado. Dessa forma, o Branding Together veio para quebrar paradigmas e incentivar a colaboração. Já se pode imaginar modelos que combinem tanto o aspecto econômico como o sustentável e social. Priorizando assim o bem estar das pessoas e também a conservação do planeta.
Andreia Pellisson