A pandemia acabou com alguns sonhos, mas também fez surgirem novas oportunidades e planos. Segundo o Portal do Empreendedor, foram registrados nos primeiros nove meses de 2020, mais de 1 milhão de novos microempreendedores. Muitas pessoas decidiram recomeçar e iniciar algo novo, já que, em alguns casos, o desemprego e a crise não deixaram outra opção.
No artigo anterior [ leia artigo sobre Personal Branding] falei um pouco da importância de investir na sua marca pessoal pois investir na sua marca pessoal é investir em você, na sua empresa, carreira e no seu futuro.
Invista na sua preparação
Mas, antes de iniciar uma nova etapa, é importante saber que investir em você mesmo é primordial para que seus planos se tornem realidade. É preciso se preparar, se informar e principalmente conhecer o mercado que deseja ingressar. Gosto muito de uma frase de Dale Carnegie, escritor e pioneiro no estudo do desenvolvimento pessoal, “Melhorar a si mesmo é muito mais lucrativo do que tentar melhorar os outros.”
Como podemos liderar ou gerir algo sem antes nos conhecermos, saber quais são as nossas habilidades e metas?
Defina o seu porquê
Afinal, de que maneira esse “novo empreendedor” vai encarar o desafio? Para alguns, não é somente uma busca pelo retorno financeiro, mas pela realização de algo que tenha um significado. Essas pessoas decidiram buscar aquele sonho adiado, correram atrás do desejo de serem o próprio patrão e definir a própria carreira. Para isso, é necessária certa dose de autoconhecimento e preparo, entender onde se quer chegar, quais são as suas possibilidades e o que fazer para chegar lá.
Cada um de nós possui uma história e um caminho que é só nosso. A partir dessas experiências pessoais, desenvolvemos habilidades que, muitas vezes, nem sabemos que possuímos. Por isso, passar por um processo de autoconhecimento é importante para descobrirmos a nossa essência e traçar os próximos passos.
O seu DNA
Todo profissional tem a sua marca pessoal que é desenvolvida com base em suas habilidades, valores e objetivos. Quanto mais ele tiver consciência dessas qualidades, conseguirá mais fácil e naturalmente imprimir seu DNA na sua marca pessoal. Nesse caso, o processo de planejamento e gestão de carreira pode auxiliar muito na hora de traçar seu ou perfil profissional.
Conheça o mercado
Para empreender é preciso ter muito foco, dedicação e persistência, por isso, separei algumas dicas:
– Planeje-se e estude as alternativas antes de se lançar em uma nova etapa. Você pode até ter um sonho, mas precisa saber se ele é viável ou se necessita de algumas adaptações. Alguns negócios dependem muito do momento, da economia e de outras questões externas.
– Lembre que quando se oferece algo novo no mercado, o ideal é que o produto ou serviço tenha um diferencial e seja inovador, senão, você será mais do mesmo e poderá não ter o resultado que busca.
– Tenha suas metas bem definidas, saiba onde quer chegar e como. Algumas pessoas se satisfazem com pequenos negócios e não pretendem crescer muito, até para conseguirem manter a qualidade.
– Se precisar busque ajuda, a gestão de carreira é uma ótima maneira para traçar sua estratégia e realizar seus objetivos quando não se sabe por onde começar.
Só precisa começar
Empreender é buscar novas maneiras de resolver problemas, agregar valor e identificar novas oportunidades. Você pode ter várias razões para virar um empreendedor: ressignificar a vida, investir em você mesmo, fazer suas próprias escolhas.
Seja qual foi a sua razão, saiba que para seguir nesse novo caminho nunca é tarde para começar!
Espero poder te ajudar.
Abc
Andreia Pellisson
Foto Ilustração: Shutterstock