O mundo vem mudando drasticamente nos últimos tempos. Seja na forma como as pessoas lidam entre elas, até mesmo como interagem com marcas. O mercado de trabalho vem sendo impactado diretamente com essa nova perspectiva. As pessoas não mais compram um produto ou serviço pensando apenas na relação custo x benefício. Elas se preocupam com a intenção e objetivos por trás da marca/ empresa. Por isso, o empreendedorismo com propósito tem se tornado um grande assunto entre aqueles que querem fazer a diferença e se destacas no cenário atual.
Cenário atual
O consumidor nunca teve tanta opção de produtos e serviços. Novas marcas e empresas são criadas todos os dias. Do mais barato ao mais caro. O comprador não teria problema em substituir um bem pelo outro se esse fosse o único critério no ato da compra. Mas como vimos anteriormente, essa mentalidade mudou. É importante que no mundo de hoje o empreendedor possa se diferenciar da concorrência. E a melhor forma de fazer isso é tendo um propósito genuíno e forte.
O cliente deve sentir a confiança de que a marca ou empresa não está ali apenas tentando lucrar em cima dele. Mas que tem um objetivo maior, um ideal de mudança por meio do seu serviço ou produto. Uma pesquisa realizada por Ana Couto, uma agência de branding, observou que mais da metade dos entrevistados está disposto a pagar mais caro por um produto ou serviço que tenha valores e crenças alinhadas com as deles. Isso mais uma vez nos mostra a importância do propósito para ter sucesso no mercado.
Propósito vs Missão
A missão de uma empresa nada mais é do que o que ela quer alcançar, aonde ela quer chegar. Enquanto que propósito é sobre o que você acredita, quem você pode impactar, o que te move. Ele deve ser a bússola que te mantém focado. É sobre algo maior do que você mesmo. Aquilo que te faz continuar mesmo nos dias mais difíceis, pois no final das contas o objetivo é mudar a vida de alguém. O propósito não é uma declaração, é algo que está incorporado na empresa e que afeta os resultados de dentro para fora.
O melhor ambiente para empreender
O melhor lugar para começar o empreendedorismo com propósito é aquele em que você pode fazer a mudança. Para conseguir atingir a diferenciação o objetivo não deve ser baseado nos concorrentes. Quando a preocupação está com os competidores a sua marca será apenas mais uma. Não conseguirá passar a sua essência para os consumidores. É fundamental entender que o empreendedor é muito mais do que apenas dono do seu negócio. Suas ações trazem sonhos, motivações e inovações. Que no final agregam valor ao ambiente escolhido. As pessoas se tornam mais receptivas quando acreditam no seus motivos e idéias.
Como definir um propósito
Como vimos anteriormente, o propósito é aquilo que te motiva todos os dias. É o que faz você querer sair da cama e trabalhar para que hoje seja melhor que ontem. Um bom primeiro passo para conseguir entender o seu é prestar atenção no seu cotidiano. O que tem valor pra você? Um sorriso? Pode ser se conectar com alguém, ou até mesmo ajudar os outros. Tire um tempo na sua rotina para perceber quais são os seus valores pessoais.
Outro aspecto importante para entender seu propósito é avaliar qual legado você quer deixar no mundo. O que você tem e que pode oferecer aos outros fazendo desse mundo um lugar melhor?
Após compreender essas questões você poderá traduzir essas idéias ao seu negócio. Dessa forma você vai conseguir oferecer algo no mercado que mais ninguém tem. Conseguindo diferenciar-se dos demais concorrentes e construir uma base de clientes fiéis que confiam nos ideais da sua empresa.
Colocando em prática
Mais do que ter seu próprio negócio e sua ideia espetacular, empreender é se conectar com sua essência mais profunda. O propósito é o combustível para ter um negócio bem sucedido e impactante. Ele te ajuda a conectar com os outros e com o trabalho em si. É o responsável por agregar valor. Suas vivências e valores devem se encaixar com o que você entrega ao cliente.
O empreendedor busca inovação e benefícios para o meio em que está inserido. Seja a melhora na qualidade de vida, conexão com as pessoas ou redução de custos, a zona de conforto com certeza não será um lugar onde tudo isso é possível. Por o empreendedorismo com propósito é tão importante. É ele que fará com que você permaneça confiante e siga em direção aos seus objetivos mesmo quando o cenário pareça desconhecido.
Andreia Pellisson