O que é
Conhecido em português como a marca do empregador, o employer branding nasce de uma necessidade por empregados mais competentes e especializados. As empresas têm como objetivo usar essa ferramenta para captar novos talentos, e fazer com que os já existentes permaneçam na organização. Em outras palavras, a intenção é criar uma estratégia para cuidar de quem já está dentro, e fazer com que os de fora queiram entrar.
Para que o employer branding funcione, é preciso que os atuais empregados sejam promotores da marca. Para isso, é importante que o ambiente da empresa seja favorável não só para o crescimento profissional, mas também pessoal. Investir na qualidade de vida de quem já faz parte do time é um dos principais pontos a serem levados em consideração. Além disso, uma união entre o RH e o time de marketing pode ser bem-vinda para captar novos colaboradores.
A construção de uma marca consolidada no mercado vai além do produto final. O ambiente de trabalho, colaboradores, benefícios, crescimento na empresa… também são atributos da imagem positiva da empresa. Os valores e princípios da organização são fundamentais para começar a desenvolver o employer branding. Não adianta contratar o melhor funcionário do mundo se ele não está de acordo com a sua cultura organizacional.
Importância do Employer Branding
O mercado está cada vez mais competitivo, por isso manter talentos é imprescindível. Empresas estão a todo momento brigando para atrair os melhores talentos para si, isso faz com que agora os profissionais qualificados que tem a decisão nas mãos. Até então a questão financeira era o fator de decisão de um emprego e outro. Hoje, as novas gerações têm levado em conta a experiência, o que as organizações têm a oferecer para o empregado.
Quando o ambiente de trabalho é bom e as pessoas estão satisfeitas, a produtividade aumenta também. Além disso, quando os empregados estão satisfeitos não vão querer trocar de empresa, diminuindo a rotatividade e os gastos com novas contratações. Um time qualificado e motivado é o principal objetivo do employer branding.
Consumidor 4.0
O consumidor 4.0 é um dos fatores que vem levando empresas a adotarem o employer branding. Esse novo tipo de comprador é extremamente exigente e espera que marcas atendam suas demandas. Por terem uma enorme variedade de ofertas, essas pessoas procuram a qualidade na relação com as marcas. Eles querem entender os valores da marca e só consomem daquelas que estão de acordo com seus valores pessoais.
Esses novos consumidores levam em consideração toda a jornada de compra. Eles querem uma experiência prazerosa. As empresas de hoje não devem somente se contentar em entregar o produto de qualidade, elas precisam de um algo a mais. O atendimento, embalagem, design e relacionamento pós venda são alguns dos fatores que o consumidor 4.0 busca.
Como aplicar
O primeiro passo para começar com o employer branding é oferecer um melhor bem estar para aqueles que já fazem parte da empresa. Mais importante do que atrair novos talentos é cuidar daqueles que já temos. A cultura organizacional deve estar alinhada com aqueles que fazem parte dela.
Em uma empresa que valoriza inovação deve motivar aqueles colaboradores que são inovadores. Os funcionários são os principais representantes da marca, por isso é tão importante investir na satisfação da equipe. O que o mundo perderia se sua empresa não existisse? Saber os pontos fortes da sua empresa é uma forma de entender o seu propósito e atrair novos talentos. Além de criar um senso em comum entre os que já fazem parte do time.
A identidade da empresa é o que faz dela única. Para trabalhar melhor isso, algumas perguntas são importantes. O site Mercer criou uma lista de perguntas para ajudar aqueles que estão no processo de definir uma estratégia: Onde queremos chegar? Quais os nossos objetivos no mercado? Qual a imagem que podemos associar ao nosso propósito? Quais ações internas e externas que vão nos fazer chegar mais perto do nosso objetivo? Como iremos mesurar nossos resultados?
Exemplos de Employer Branding
A Google, desde de sua fundação, criou uma cultura e ambiente de trabalho que faz com que pessoas do mundo inteiro sonhem em trabalhar la. Eles são um ótimo exemplo de uma empresa que pratica o employer branding constantemente. Eles valorizam a experiência dos funcionários, criam planos de carreiras, possuem diversos benefícios, oferecem ambiente de trabalho interativos e incentivam a criatividade.
A Netshoes é um outro exemplo de empresa que pratica o employer branding. Após terem crescido muito rápido sem tempo para consolidar uma cultura organizacional, eles tiveram que passar por um projeto de reestruturação. Diagnosticaram o propósito da marca, definiram valores e pautaram a forma de comunicação da empresa. Essas técnicas possibilitaram que a empresa se estabelecesse dentro do mercado e atraindo talentos de fora por conta da sua cultura.
Conclusão
O employer branding além de fortalecer a marca da empresa, promove também o bem estar daqueles que fazem parte dela. No mercado de hoje, é preciso se diferenciar da concorrência. Por isso, deixar claro seus valores e cuidar dos seus talentos é a melhor forma de se destacar. Uma cultura organizacional bem estabelecida garante a satisfação dos colaboradores e atrai novos talentos de fora.
Como vimos com os consumidores 4.0, essas novas gerações têm buscado a experiência na jornada de compra e tem demandado determinada postura de empresas. Por esses motivos, o employer branding é um investimento necessário para todas as empresas que querem crescer no mercado atual.