Andreia Pellisson

Dopamine Dressing: A nova tendência no mundo da moda

Foto: Primer

A maneira como vemos os outros e eles nos veem está diretamente ligada a forma como nos vestimos. O impacto que as roupas causam vai além da primeira impressão, elas também têm a habilidade de estimular nosso humor e afetar nosso dia. Dopamine dressing surge como uma tendência onde o objetivo é usar as vestimentas para se sentir bem. A influência da moda nas emoções humanas é tão grande que o simples fato de vestir algo que nos deixa felizes, faz com que o hormônio do bem-estar seja ativado.

Dopamine Dressing

Vestir-se de dopamina, termo traduzido para o português, aborda a questão do neurotransmissor que tem papel no sistema nervoso central do corpo humano. Sua função está ligada às emoções, humor, aprendizado e atenção. Ela é conhecida como um dos três hormônios da felicidade. Quanto mais produção desse neurotransmissor nosso corpo produz, mais prazer nos sentimos. Melhorando o estado de humor e disposição.

Essa onda vem após um período de isolamento por conta do Covid-19. As pessoas passaram muito tempo isoladas e sem poder sair na rua. As vestimentas que tomaram conta do último ano foram moletons, pijamas e roupas confortáveis. É por isso que agora estamos vendo essa tendência de explorar mais as cores e acessórios que combinam com o clima de otimismo e liberdade que estamos passando. As pessoas querem se vestir de acordo com o que as fazem felizes. Esse conceito já existe há um tempo e é conhecido como a psicologia das cores. Porém o termo vem ganhando força. É como se agora as pessoas estivessem vivendo o arco-íris após uma longa tempestade.

Objetivo:

O objetivo do dopamine dressing é mais do que ditar qual peça, modelo, cor e acessórios estão na moda. A ideia central é dar espaço ao que te faz sentir bem. Não tem mais aquela peça chave, agora o importante é encontrar aquele elemento que faz você se sentir bem. Pois cada um tem uma preferência e personalidade. O foco é juntar as cores com o que cada um tem de especial e único.

Assim como alguns podem ficar felizes com um look todo colorido, outros podem se sentir bem e alegres se vestindo todos de preto. O que vale não é mais uma receita de bolo, mas sim o que cada um pode trazer individualmente. Felicidade é relativa. O que deixa alguém feliz, pode simplesmente não causar nada em outras pessoas. Cada um é estimulado por algo em específico. Não há mais regras.

Além das paletas de cores estarem se tornando cada vez mais diversas, o que vem aparecendo também são as peças únicas e feitas manualmente. O crochê, tricô e tie dye, além de serem fáceis de fazer em casa, pois não requerem nenhum equipamento especial, também acabam trazendo essa questão da singularidade. Por muito tempo a produção em massa foi o que tomou conta da moda. Hoje, o cuidado com a produção tem ganhado mais atenção.

Significado pessoal:

A indústria da moda vem passando por diversas transformações. São questões ligadas ao meio ambiente, mão de obra qualificada ou comportamento dos consumidores. O dopamine dressing traz uma mudança primordial no setor. O que um dia já foi “me vestir com o que está na moda”, hoje tem sido “ o que vai me fazer sentir melhor”. Karen Pine, professora da Universidade de Hertfordshire, fez uma pesquisa com seus alunos sobre o impacto das roupas no dia-a-dia das pessoas. Ela percebeu que toda vez que os participantes usavam roupas com valores simbólicos para eles, ficavam mais confiantes. Pode-se concluir que as roupas têm uma influência direta na forma com que os usuários se comportam.

As cores têm diferentes significados de acordo com cada pessoa e a cultura a qual estão inseridos. No final das contas, o que importa mesmo é a relação que o indivíduo tem com aqueles tons. Usar uma paleta que você ama e que te faz sentir bem vai aumentar sua confiança e promover a sensação de felicidade e bem estar. Não existe uma fórmula certa, cada uma sabe o que realmente o faz feliz.

Conclusão:

A moda é optar por looks que te tragam a sensação de bem-estar. O dopamine dressing é uma alternativa à moda tradicional. O otimismo pós pandemia vem com tudo e está sendo visto nas passarelas. A ideia é estar sempre vestida para você mesmo, para que no final do dia você esteja feliz. Quando se pegar pensando qual blusa está mais na moda, lembre-se que agora a última tendência é você mesmo que escolhe!