Andreia Pellisson

Do Mindfulness ao flow

Conseguir manter a atenção no presente momento é um desafio para qualquer pessoa que esteja vivendo no século XXI. É muito raro estarmos ligados 100% na tarefa que estamos executando, ou até mesmo no que alguém está falando. Isso se dá aos diversos estímulos que recebemos a todo momento, desde a hora que acordamos e checamos o celular, até a hora de deitarmos para dormir. Contudo, as pessoas têm se preocupado cada vez mais com qualidade de vida e empresas ministrando treinamentos que ajudem os profissionais a melhorarem sua capacidade de concentração, reduzir o estresse e entrarem em estado de flow, que é caracterizado pela imersão completa no que se está fazendo, o que ajuda obter alto desempenho com sensação de energia e prazer.

Em estudos feitos pela universidade de Harvard, foi constatado que nossa mente está distraída em 47% do tempo. Os pensamentos estão viajando pelo passado ou pelo futuro ao invés de estarem presentes no devido momento.

A falta de consciência afeta absolutamente todas as faixas etárias. Nossa preocupação com o futuro e a saudade do passado são devaneios constantes que nos deixam cada vez mais distantes daquilo que está acontecendo no presente, o que prejudica nossa saúde mental. É por isso que num mundo onde as distrações são cada vez maiores, o Mindfulness chega como uma estratégia para aqueles que têm a preocupação de melhorar a concentração, resiliência, empatia, bem-estar e aperfeiçoar competências de liderança.

O que é mindfulness:

O Mindfulness nada mais é do que a atenção plena. É a constante prática de ter a consciência de viver o presente. É conseguir focar completamente naquilo que está acontecendo naquele momento, seja a respiração, movimento ou situação. Para isso, é preciso evitar as distrações e pensamentos externos. Só assim será possível sentir, ouvir e presenciar a situação presente.

Esse é um exercício extremamente prático, é preciso ser dedicado e ter autocontrole para conseguir alcançar resultados. Essas técnicas de Mindfulness são feitas para que as pessoas consigam conectar a ação e o pensamento. Aumentar o foco e trabalhar a mente. O mais importante é não deixar o futuro ou passado te afetarem, para que assim você consiga se preocupar apenas com o presente.

O grande objetivo do Mindfulness é possibilitar um ganho de consciência. Aproveitar a vida no momento presente, apreciando os sentimentos e sensações que aquela determinada ação te proporciona. O cérebro humano está sempre buscando o conforto. Por isso, quando as técnicas de mindfulness são aplicadas pode parecer um esforço muito grande, pois mais energia é gasta para ter atenção do que para se deixar levar pelos sentimentos. No início pode parecer desconfortável, mas à medida que os exercícios são feitos, a dificuldade vai diminuindo.

Quais são os benefícios do mindfulness:

◾ Entre os diversos benefícios da prática do mindfulness estão:
◾ Desenvolvimento da inteligência emocional
◾ Cria empatia
◾ Autoconhecimento
◾ Capacidade de concentração
◾ Controle do estresse e ansiedade
◾ Retarda o envelhecimento do cérebro
◾ Melhora a capacidade da memória
◾ Reduz o impacto dos pensamentos negativos
◾ Induz a criatividade

O legal do mindfulness é que ele pode ser usado em qualquer momento. Tanto na vida pessoal quanto na profissional. Ele é usado por aqueles que querem melhorar suas performances. O ato de focar no momento presente faz com que muitas sensações que passariam despercebidas ganhem destaque. Dessa forma, há uma compreensão de uma realidade que não está inteiramente no seu controle.

O autocontrole é um dos fatores que mais são afetados diante dessas práticas. O mindfulness ajuda na percepção das emoções próprias. A habilidade de identificar seu estado emocional, suas intenções e motivações são os pilares para ter uma vida equilibrada emocionalmente. Entender porque você se sente daquele jeito pode evitar ações erradas e por impulso. Por isso, quanto mais consciência alguém ganha, mais controle de si essa pessoa terá.
A produtividade aumenta à medida que você pratica o mindfulness. Isso porque o fato de você estar ali presente, faz com que você produza mais. É difícil ver alguém ter uma boa performance, mas só pensar no futuro ou se distrair com o passado. Por isso, tantas pessoas deixam de atingir resultados muito melhores, por simplesmente não estarem presentes naquilo que estão fazendo.

Como praticar o mindfulness:

Algumas técnicas a seguir são extremamente eficazes naqueles que praticam o mindfulness. A respiração é a principal ferramenta para atingir a concentração necessária. Prestar atenção no ar entrando e depois nele saindo é uma das formas de levar o foco no presente momento. Esse exercício pode ser feito em qualquer hora do dia, e em qualquer lugar.

Um outro exercício legal proposto pelo mindfulness é escutar. Antes de emitir uma opinião ou julgar o que estão falando, ouça atentamente até o final. Absorva e aprenda antes de discordar com o que está sendo dito. Esse exercício é importante principalmente para evitar respostas mal dadas e impulsivas.

Perceber o ambiente ao seu redor é também uma outra técnica. Use a natureza para recarregar suas energias. Faça pequenas pausas para apreciar o que está a sua volta. Seu corpo vai agradecer.

Conclusão:

O piloto automático pode fazer com que você perca momentos especiais da sua vida, além de causar estresse e prejudicar sua produtividade. A prática de mindfulness traz o foco no presente, sendo o primeiro passo para conseguir entrar em estado de flow, ,ou estado de fluxo, aquele momento que se sente totalmente absorvido(a) esquecendo de qualquer lamento do passado ou preocupação quanto ao futuro.

Grandes personalidades como Gisele Bündchen, Oprah Winfrey e Warren Buffett já praticam técnicas de Mindfulness e são a prova viva de que a vida focada no presente pode ser muito melhor e bem sucedida. As técnicas usadas por eles, e mencionadas nesse artigo, podem ser feitas por qualquer um e em qualquer lugar.

Mindfulness ajuda a integrar times , proporcionar saúde mental, reduzir a ansiedade, depressão, estresse e síndrome de burnout. Portanto, experimente seguir essas técnicas,com certeza você vai sentir uma diferença tremenda na sua vida.

Andreia Pellisson – @andreiapellisson