Andreia Pellisson

Diversidade e inclusão no marekting

Diversidade e Inclusão no Marketing

A diversidade e inclusão são temas que vem ganhando cada vez mais destaque entre as pessoas. O marketing inclusivo veio como ferramenta das empresas para acompanhar esse avanço nas pautas igualitárias que os consumidores têm demandado. As empresas entendem a importância de se adotar causas sociais e assim criar uma conexão ainda maior com seus clientes. 

A sociedade como um todo não tem mais tanto interesse em consumir produtos feitos e pensados para os “padrões” de beleza. As pessoas querem se sentir representadas e ter uma identificação com a marca que consomem. Com isso, empresas vêm reconhecendo que o marketing inclusivo não só beneficia a relação com os consumidores, mas também impacta positivamente os resultados ao final do mês. 

Marketing Inclusivo

O principal objetivo do marketing inclusivo é a consciência da necessidade de ter uma audiência diversificada. Ou seja, é a inclusão de gênero, etnia, idade, orientação sexual e situação econômica. Algumas das pautas mais abordadas ultimamente são: equidade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência, valorização da diferença sexual e de gênero e promoção da igualdade social. 

A identificação de um número maior de pessoas com a marca proporciona satisfação e felicidade dos consumidores. Essa é uma onda que traz mais representatividade e promove uma mudança no mercado. Onde as pessoas se respeitem e se aceitem cada vez mais. 

A riqueza que vêm desse estilo de marketing vai muito além da questão monetária. O marketing inclusivo traz um novo olhar para o mundo. Agora mais que nunca é possível ter um maior entendimento dos clientes. Com isso, é possível oferecer soluções mais adequadas aos consumidores e dessa forma melhorar a satisfação deles. 

Novas gerações:

Um relatório feito pelo Fórum Econômico Mundial apurou que 69% das organizações têm a diversidade e a inclusão de gênero uma prioridade. Contudo, serão necessários mais 100 anos para que a sociedade consiga acabar com essa disparidade. Além disso, foi constatado também que 64% dos consumidores entrevistados foram mais propensos a comprar um produto após verem um anúncio inclusivo.

Vemos que a geração Z tem se inserido cada vez mais no mercado de trabalho. E isso reflete diretamente no aumento da visibilidade de pautas mais inclusivas em empresas do mundo inteiro. Esses funcionários jovens são muito firmes quando se trata desses temas. Eles aspiram trabalhar em lugares que tenham a inclusividade como um ponto valorizado. 

No estudo apontado acima, 85% dos entrevistados afirmam que é papel das empresas tomar atitudes que beneficiem a sociedade como um todo. Quando perguntado quais marcas estão à frente quando se trata da inclusão e diversidade, 55% das pessoas deram respostas de companhias no segmento da beleza. Esse ramo tem tido um papel importante quando se trata de atingir as expectativas positivas e experiências inovadoras desejadas pelos consumidores.  

As gerações mais novas vem estabelecendo uma relação diferente com marcas que atuam no segmento de beleza. Uma questão importante que surgiu é a preocupação com a saúde para além da estética. As marcas entendem isso e tem usado esses valores para criar um maior apelo aos consumidores. Isso significa um maior leque de possibilidades como uma maior variedade de cores de tons de pele, assim como texturas e fragrâncias.

Exemplos:

Algumas marcas já se destacam no quesito marketing inclusivo. O Carrefour, por exemplo, tem 48% de seus funcionários mulheres. Sendo 38% dessas em posições de liderança. Além disso, a empresa também é composta de 54,19% em papéis de liderança que se declaram pretos ou pardos. A companhia realiza um programa de inclusão e oportunidades desde 2017.

A Natura & Co, que é composta por marcas como AVON, Natura, The Body SHop e Aesop realizam programas com o objetivo de amplificar vozes de grupos não representados. Trazendo oportunidades a essas pessoas e incluindo-as em seus mais de 400 colaboradores. Entre as causas que as marcas têm como objetivo ajudar estão: equidade de gênero; pessoas com deficiência; LGBTQIA+; e equidade étinico-racial.

A Nubank é uma outra empresa que tem feito programas voltados para a inclusividade no marketing. Além de possuírem políticas internas que destacam oportunidades a causas LBGTQIA+, a companhia promove campanhas publicitárias dando visibilidade a causas. 

A Dove já vem há um tempo dando exemplos de como trabalhar com marketing inclusivo. Em diversas de suas campanhas a empresa transmite a importância de variedade para todos os tipos de cabelos. E inclui isso em seus produtos e campanhas publicitárias.

Conclusão:

Hoje empresas têm tido ações verdadeiras em direção a um marketing mais inclusivo. O objetivo é fortalecer uma relação direta com seus clientes e comunidades que estão envolvidas. As gerações mais novas demandam uma atuação real das marcas. Não adianta mais ter discurso e não ser capaz de sustentar. O que um dia já foi diferencial, hoje é ponto de partida para qualquer companhia que queira ter uma relevância no mercado. O trabalho em prol da diversidade e inclusão impactam não só os números das marcas no final do mês. Mas também possibilitam um consumidor mais feliz e propenso a voltar. 

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