Os Jogos Olímpicos, embora traga o universo esportivo como seu pilar principal, é também onde diversas marcas e grifes apostam em imprimir suas personalidades mundo afora. Há um processo criativo infinito para que os uniformes sejam mais do que roupas, mas também o símbolo de uma nação.
A equipe brasileira conta com a colaboração de quatro empresas para o “desfile” dos seus atletas — desde a abertura até a prática dos esportes.
Para a cerimônia inaugural foi a carioca Wöllner quem os vestiu. Suas estampas carregam uma mistura entre a cultura brasileira e a japonesa: folhas de bananeira, espadas de São Jorge, orelhas de elefantes, palmeiras, alocasias e heliconias são misturadas às tradicionais carpas e flores dos quimonos dos samurais.Tudo isso em meio ao verde e azul que fazem referência a nossa bandeira.
“Unimos as duas culturas e utilizamos os contos da Carpa que ao superar os obstáculos e subir uma cachoeira se torna um dragão, e a do nosso peixe amazônico, o Pirarucu, que, reza a lenda, já foi um grande guerreiro dos Nalas”.
Outra marca que também vestirá os brasileiros é Riachuelo. A rede de fast-fashion ficou responsável pelos looks casuais dos atletas com camisetas, polos, casacos e moletons.
As Havaianas, praticamente um dos nossos símbolos brasileiros por meio de suas sandálias, se tornou a primeira marca de calçados a compor o uniforme oficial dos atletas durante a cerimônia de abertura dos jogos.
Para a prática dos esportes, em si, os atletas brasileiros vestirão uniformes produzidos pela Peak Sports, empresa da China, que incluem 39 mil peças, que vão desde camisetas até bonés.
Imagem: Divulgação – Havaianas | Brasil
Fonte: De Nossa |UOL