Andreia Pellisson

moda masculina

Crescimento e Consolidação da Moda Masculina

Uma mudança de comportamento e também uma influência das plataformas digitais, vem trazendo força e cada vez mais notoriedade entre as marcas e consumidores do segmento masculino. Além de terem mais opções na hora de realizar uma compra, os homens começaram a se interessar mais pela forma com que se vestem e contam com experiências de consumo parecidas com as mulheres. E as marcas das mais variadas estão investindo cada vez mais na moda masculina.

Os homens passaram a ter e buscar mais liberdade na forma como se vestem, utilizando a moda masculina como uma forma de liberdade e expressão social. O preconceito que por muito tempo foi um fator limitante para que esse grupo pudesse se arrumar da maneira que tinha vontade, hoje já não é mais uma questão a ser tratada. Podemos ver uma grande variedade de estilos e peças disponíveis para homens, possibilitando uma gama cada vez maior de opções na moda masculina.

Contextualizando

O varejo atual precisa prestar atenção nos movimentos da sociedade e da cultura.
 
Há tempos atrás, as mulheres dominavam o mercado, já que eram elas que deviam se preocupar com a beleza enquanto seus maridos iam trabalhar para ganhar o sustento da casa. Até a revolução industrial a discrepância entre a moda masculina e feminina eram enormes. Para eles eram oferecidas cores acinzentadas, cortes retos e quase nenhum acessório. Já para elas as opções de volumes, cores, brilhos e acessórios eram enormes.
 
Foi no período após a guerra que a moda masculina começou a ganhar um tempero a mais. Ainda que houvesse uma preocupação pela questão tradicional na forma que os homens se apresentavam, começaram também algumas influências que mexeram no guarda-roupa dos homens. Calça jeans, camiseta, jaquetas e acessórios ligados à cultura do rock começaram a fazer parte do consumo masculino. A cultura musical foi um dos primeiros pontos de libertação da forma de vestimenta desse gênero.
 
Os anos 2000 trouxeram a globalização e a tecnologia com influência na moda masculina. Houve uma intensificação no consumo dos homens e um aumento no leque de estilos disponíveis para eles. Foi nesse momento que a sociedade deu espaço para o metrossexualismo. Além de dar espaço às celebridades, blogueiros e influenciadores.
 
Em 2022, um fator que tem ganhado cada vez mais destaque, por muita influência da comunicação digital, é o e-commerce. O número de homens que estão consumindo online é de mais de 40%. Isso é mais um fator que podemos levar em consideração quando falamos do aumento e consolidação da moda masculina.

Economia Comportamental- Dados

A preocupação em se vestir bem está cada vez mais presente nos homens. De acordo com o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) o consumo masculino de moda cresce 14% ao ano (enquanto o feminino aumenta 8%). Além disso, 40% dos homens que fazem compras online buscam itens ligados à moda. Por isso, esse público vem ganhando cada vez mais atenção da indústria – e datas como o Dia dos Pais, esquentam ainda mais esse mercado.
 
Quando comparamos a moda masculina com a feminina, o mercado apresenta números melhores do que o delas. De acordo com o levantamento Google Fashion Trends, publicado em 2016, que considera as consultas feitas no Google, os homens ganham das mulheres quando o assunto é consumo de moda na internet: 40% delas fazem compras na internet, enquanto para elas o número é de 36%. Outro exemplo é que a visualização dos canais de moda e beleza masculina aumentou 13 vezes em 2016.

E ainda, antes do Covid-19, os homens realizavam no mínimo um compra online todo mês. Após a pandemia esse número aumentou ainda mais, segundo dados da Ipsos, 41% dos homens entrevistados dizem que preferem realizar as compras por meio eletrônicos.

Características do Consumidor Masculino

A moda masculina se difere da feminina por diversos aspectos. Um dos principais sendo os produtos premium e mais requintados. A grande maioria dos homens não procura pelo luxo quando vai às compras e não ligam para marcas renomadas. Eles também costumam prezar pelo conforto acima de tudo. Uma outra questão única desse grupo é o fato deles fazerem compras com uma peça específica na cabeça. Quando vão adquirir um produto, tem a busca extremamente focada, sendo muito raro desviarem do que precisam apenas pela quantidade de opções disponíveis.
 
Muitas lojas de varejo perceberam que a especialização em apenas um nicho de produtos faz bastante sucesso entre os homens. Já que acaba facilitando o processo de compra deles. Ou seja, marcas que são focadas em apenas sapatos, ou roupas sociais, esportivas, streetwear… tem tido um feedback bem positivo.

Conclusão

Estamos vivendo em um mundo mais democrático, onde homens ganham cada vez mais espaço para se expressarem da forma que quiserem quando se trata de vestimentas. O que começou por influência da música e celebridades de cinema, hoje vem ganhando cada vez força por meio das redes sociais. A moda masculina passa por um processo de transição ganhando cada vez mais consolidação e espaço entre designers e marcas, possibilitando homens de diferentes idades e culturas a se vestirem da maneira que tem vontade, e finalmente com opções para escolher.

Importante que marcas e o varejo de moda colabore para entender as necessidades de consumo e comportamento de compra do público masculino.

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