Andreia Pellisson

saúde e bem-estar na vida dos consumidores

Consumidores tendem a focar cada vez mais na saúde e no bem-estar

Em 2023 veremos cada vez mais marcas oferecendo produtos personalizados para bem-estar e autocuidado. Consumidores e empresas estão percebendo que a saúde física, mental e emocional estão todas muito conectadas. As marcas de bem-estar já estão formulando suplementos personalizados junto com produtos feitos sob medida com benefícios para aumentar o bem-estar.
 
A busca por uma nutrição balanceada sempre fez parte do bem-estar, mas agora os consumidores querem não apenas alimentos, mas também produtos de diversas áreas para ajudá-los a alcançar seus objetivos de bem-estar. Os consumidores estão interessados em produtos naturais/limpos em uma variedade de áreas, como cuidados com a pele, cosméticos, roupas atléticas, acessórios esportivos, multivitaminas, serviços de alimentação por assinatura e intensificadores do sono. A magnitude da mudança é impressionante. Os consumidores indicam uma preferência esmagadora por produtos naturais/limpos, particularmente no Brasil e na China.

Dados

A pesquisa realizada pela McKinsey & Company com mais de 11.000 consumidores em 16 países – constatou que, mesmo diante da incerteza generalizada e das tensões financeiras pessoais, os consumidores consideram a saúde e o condicionamento físico como essenciais. Embora 66% dos entrevistados tenham dito que se sentem financeiramente pressionados, 80% também disseram que pretendem manter ou aumentar seus gastos em áreas relacionadas à saúde e condicionamento físico – como aulas de ginástica ou vitaminas e suplementos – nos próximos anos.
 
É estimado que o mercado global de bem-estar cresça em mais de US $1,5 trilhão, com crescimento anual de 5% a 10%. Um aumento no interesse do consumidor e no poder de compra apresenta enormes oportunidades para as empresas, principalmente à medida que os gastos com bem-estar pessoal se recuperam após estagnar ou mesmo diminuir durante a crise do COVID-19. Ao mesmo tempo, o mercado de bem-estar está ficando cada vez mais lotado, criando a necessidade de ser estratégico sobre onde e como as empresas competem.
 
A pesquisa também constatou que mesmo com o aumento dos custos de viagem, metade  dos consumidores também planejam manter ou aumentar seus gastos com viagens de lazer no próximo ano – talvez não seja surpreendente, considerando amplamente reconhecido os benefícios de bem-estar associados às férias. Além disso, dois em cada cinco entrevistados de alta renda reservaram uma viagem de luxo ou retiro de bem-estar por algum tempo nos próximos 12 meses. Entre os millennials, um em cada cinco reservou para ir a um retiro de bem-estar este ano. Além disso, um terço de todos os entrevistados disseram que estão dispostos a sacrificar gastos com produtos domésticos ou eletrônicos não essenciais para que possam viajar.

O papel do mundo fashion

“Bem-estar é o novo preto” tem sido uma frase bastante usada no mundo da moda. Não é mais apenas uma escolha de estilo de vida, o bem-estar é agora uma tendência significativamente influente na moda global. As vendas de roupas esportivas estão crescendo e as roupas esportivas esportivas são uma das categorias de moda que mais crescem atualmente.O interesse está mudando do luxo para uma moda mais prática.
 
Vestir-se atleticamente tornou-se um sinal de vantagem social e sofisticação. É uma tendência incentivada por marcas como a Lululemon, uma marca canadense de atletismo com forte ênfase em yoga. A colocação da loja é a chave para essa tendência – academias caras e marcas de lazer de ponta estão abrindo nas áreas comerciais e shoppings mais exclusivos.
 
Enquanto isso, a loja de departamentos de luxo da China, Lane Crawford, está adicionando marcas de roupas esportivas e esportivas à sua lista. A marca da loja está cortejando ativamente marcas de roupas chinesas, incentivando jovens designers, além de adicionar marcas ocidentais estabelecidas, como Adidas e Stella McCartney, à sua linha.
 
As mídias sociais e o que as celebridades estão fazendo, vestindo e falando são tão influentes na China quanto no Ocidente. Certamente está ajudando a despertar o interesse pelo bem-estar como um estilo de vida. Analistas de consumo parecem acreditar que esse interesse é geralmente sincero. Embora os cidadãos chineses tenham sido consumidores conspícuos de marcas sofisticadas no passado, interessados no valor de status de um item e não em aspectos práticos, eles estão se interessando genuinamente pelo aprimoramento pessoal e pelo bem-estar.
 
Como resultado, a loja está expandindo ativamente sua oferta para marcas que misturam moda com fitness para refletir um interesse crescente no estilo de vida saudável. Conforme as tendências, o bem-estar parece ser profundo e duradouro. O aspecto mais significativo desta tendência é talvez o seu alcance: está a influenciar mercados em todo o mundo, está a fazer sentir o seu impacto da baixa à alta moda e parece que veio para ficar.

Implicações para marcas

Uma das potenciais estratégias para marcas está em reavaliar seu roteiro de desenvolvimento para considerar se terá mais oportunidades de introduzir produtos naturais ou voltados para o bem-estar ou adquirir linhas de produtos naturais/limpos. Essa estratégia pode ser diferente por segmento: em vestuário, produtos desenvolvidos com materiais orgânicos/naturais e sustentabilidade em mente; na saúde do consumidor, produtos de beleza naturais/limpos, no varejo; merchandising com foco em produtos que ressoam como autenticamente naturais.

Conclusão

No geral, os consumidores consideram aumentar suas compras de produtos e serviços de bem-estar para o próximo ano. É esperado que aconteça uma mudança maior em direção aos serviços, especialmente aqueles como: treinamento pessoal, nutricionistas e serviços de aconselhamento que enfatizam a saúde física e mental. A procura pelo natural e saudável tem sido orgânica já nos maiores mercados do mundo, como Brasil, China e Estados Unidos, por isso, marcas que queiram estar competitivamente ativas nesses próximos anos, já devem começar a elaborar estratégias para conseguir satisfazer essa crescente demanda.

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