Andreia Pellisson

produtos sustentáveis

Consumidores estão dispostos a pagar mais pela sustentabilidade

Negligenciar a área da sustentabilidade já deixou de ser uma opção para as empresas. As últimas décadas foram marcadas pela conscientização cada vez maior dos problemas ligados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Pessoas de todo o mundo agora sabem que suas ações são ligadas diretamente aos problemas que enfrentamos no mundo. Infelizmente, por muitos anos o papel individual de cada um foi negligenciado. Contudo, consumidores parecem ter acendido uma luzinha dentro de si, e começaram a perceber que a mudança deve acontecer a partir de cada um.
 
À medida que as ações dos Seres Humanos também foram impactando negativamente o planeta Terra e afetando a qualidade de vida, os consumidores tornaram-se mais conscientes quando se trata de procurar produtos sustentáveis.

Os resultados das pesquisas indicam que a população brasileira vem incorporando práticas de consumo que consideram outros atributos que não exclusivamente preço e qualidade. Os avanços da consciência ambiental e social têm criado um mercado consumidor cada vez mais “antenado” para o consumo de produtos sustentáveis, e onde há procura, há oportunidades de negócio.

Quais são as necessidades dos consumidores?

Uma pesquisa realizada pela empresa americana Consumer Sustainability Survey destacou que já em 2019, antes da pandemia, 72% dos consumidores consumiram mais produtos sustentáveis do que comparado há 5 anos antes. E 81% dos entrevistados dizem que esses tipos de produtos já fazem parte de sua rotina e que planejam adicionar cada vez mais.
 
Em um estudo mais recente, realizado pela IBM IBV, apontou que hoje 54% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. Isso nos mostra mais uma vez que a sustentabilidade tem sido cada vez mais inserida nos ideais e rotinas das pessoas. E parece ser uma tendência que só vai crescer nos próximos anos.
 
Além da consciência pró sustentabilidade, existe também aqueles consumidores que deixam de consumir produtos que não são pensados de maneira consciente. No estudo da empresa americana, 59% dos entrevistados constataram que deixaram de comprar produtos que tinham embalagens que não faziam sentido quando se tratava de proteção ao meio ambiente. Isso mostra que as empresas que não estiverem prestando atenção às questões ambientais quando produzirem seus produtos e desenvolverem estratégias de marketing, poderão perder um número significativo de clientes.

O impacto da Geração Z

As pessoas estão claramente se preocupando cada vez mais com a sustentabilidade e esperando das marcas que consomem uma posição “eco-friendly”. Quando se trata de faixa etárias, consumidores de todas as gerações, desde Baby Boomers até a Gen Z, estão agora dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. A Geração Z, contudo, tem números impressionantes quando se trata de preservar o meio ambiente.
 
De acordo com um estudo feito pela First Insight, quase 90% desses jovens estão dispostos a pagar quase 10% a mais por produtos sustentáveis. A pesquisa ainda aponta que a influência dessa geração será importantíssima para as futuras. E como esse grupo de jovens deve representar 27% de todo o gasto mundial até 2030, a força que eles têm pode ser a mudança que o planeta terra sempre precisou.
 
Essa geração também é conhecida pelo relacionamento verdadeiro e fiel com as marcas. Eles consomem de acordo com seus valores e com causas que acreditam. Por isso, é imprescindível que as companhias se tornem alinhadas com esses consumidores para continuarem no mercado a longo prazo.

Impacto para as marcas

Claramente podemos dizer que produtos sustentáveis e práticas ecológicas devem ser uma prioridade para empresas que queiram permanecer no mercado. É preciso desenvolver práticas sustentáveis agora, como embalagens adaptadas, investir em programas em prol do meio ambiente, diminuir o impacto que a empresa produz. Essas escolhas não são apenas a coisa certa a se fazer de acordo com o cenário que nos encontramos, mas são também decisivas para que as marcas consigam sobreviver no mercado competitivo a longo prazo.
 
É importante ressaltar que não basta apenas colocar um selo sustentável em seus produtos e achar que está bom. Os consumidores hoje têm muita informação e realizam pesquisas antes de consumir e comprar um produto. Portanto, se essas medidas forem apenas uma maquiagem para atrair clientes, pode acabar se tornando prejudicial às companhias. As soluções adotadas devem ser legítimas e impactar positivamente o cenário global.

Conclusão

Diversas pesquisas já realizadas apontam que consumidores de todas as gerações já se tornaram mais conscientes quando se trata de sustentabilidade, e estão dispostos a pagar mais por produtos que estejam de acordo com suas crenças. Muitos ainda deixam de consumir bens que não estejam alinhados com práticas sustentáveis.
 
A geração Z pode ser o impacto certeiro que o planeta Terra estava precisando. Esses jovens, que devem se tornar a principal força de trabalho e consumo nos próximos anos, têm questões ambientais como um de seus pilares. À medida que eles ganharem espaço no mercado internacional, companhias devem se adaptar para satisfazer as necessidades desse grupo de consumidores.
 
Ainda que as empresas devam adotar medidas em prol do meio ambiente por ser a coisa certa a se fazer. Elas ganham um incentivo a mais para tomar tais soluções, pois essa característica se tornou fundamental para agradar mais da metade dos consumidores atuais, e cada vez mais vai se tornar obrigatoriedade entre os clientes.
 
Não basta falar que é consciente e que oferece produtos sustentáveis. Os consumidores pesquisam e esperam mais. Eles querem atitudes reais e práticas verdadeiras que estejam de fato fazendo o bem para o planeta Terra. Para empresas que querem ter uma longevidade no mercado competitivo, essas soluções devem ser implantadas o quanto antes.

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