Andreia Pellisson

Consciência é o futuro. Que marca você pode deixar para o mundo?

Tendências não são previsíveis. Elas falam de futuro mas nascem no presente, e dependem de diversas variáveis, com o objetivo de antecipar acontecimentos prováveis e apontar direções que poderão impactar de forma positiva ou negativa a todos nós. Porém, no mundo imediatista e individualista que vivemos, será que estamos mesmo dispostos a refletir se a direção que estamos tomando está construindo algo melhor para cada um de nós e para a sociedade? Se sim, qual a marca que você pode deixar para o mundo?

Consumidor Consciente x Consumidor Fast Fashion

A moda está presente na vida das pessoas e influência em seu comportamento de compra. Como consumidores somos humanos, ou seja, fomos acostumados a comprar, usar e descartar produtos e serviços para nossa realização pessoal e de acordo com os nossos desejos e as nossas necessidades. A compra por impulso caiu após pandemia por vários motivos e o comércio foi uma das áreas que mais sofreu. Comprar impulsivamente é quando vamos ao shopping para procurar um par de sapatos, mas acabamos adquirindo também um vestido e um par de brincos da moda. Ela também ocorre online quando assistimos a anúncios direcionados nas mídias sociais ou simplesmente quando vemos que algo está sendo vendido com desconto. Acabamos comprando coisas que não precisamos e talvez não usamos mais do que algumas vezes.

Mudanças impactaram o comportamento de consumo e já faz parte da rotina de muitos consumidores ser consciente e pesquisar cada vez mais sobre um produto e a empresa que o produz antes de fazer a compra final. Como resultado, o ‘fast fashion’ está saindo de moda entre os consumidores conscientes. Essas pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos melhores que usarão por meses e anos no futuro.

Fast Fashion


A moda barata e de tendência nos deu a ideia de que uma peça de roupa deve ser usada apenas uma vez, como se usar o mesmo look mais de uma vez fosse um crime fashion. Estamos nos afastando dessa ideia. Ao usar uma peça de roupa por diversas vezes, não só mostra que você a possui, mas também que ela é duradoura o suficiente para ser usada repetidamente. Afinal, apenas coisas sem qualidade e mal feitas estragam após um ou dois usos.

Consequências


Existem outras consequências de fazer parte do esquema do Fast Fashion. Esse tipo de moda é barato sim, mas é preciso lembrar que existem custos associados ao fast fashion que vão muito além do valor que pagamos em dinheiro. Muitas dessas roupas não são feitas para durar e o que acontece a seguir é que o destino final dessas peças acabam em aterros sanitários, poluindo o meio ambiente.
 
Lembre-se, existem custos associados à produção de qualquer coisa. Mas quando se trata de produtos fast fashion, esses podem ser baratos porque usam cópias de designers, usam materiais de baixa qualidade e com uma mão de obra barata, e muitas vezes até ilegais. Quando empresas usam materiais de boa qualidade, produção em menor escala e se preocupam em pagar salários justos aos seus trabalhadores, os preços sobem naturalmente.

Marcas pioneiras

 
Quando se trata de ações já em prática algumas marcas têm se destacado por serem pioneiras nesse quesito. A marca Conscious Choice da H&M chama a atenção para as peças feitas com maior porcentagem de materiais que têm menos impacto no meio ambiente. Cada produto contém pelo menos 50% de materiais mais sustentáveis – como algodão orgânico ou poliéster reciclado – com alguns contendo mais.
 
A Omnes é outra marca que está fazendo sucesso na indústria da moda por seus designs modernos e elegantes, todos criados com a sustentabilidade em primeiro lugar. Ela usa materiais duradouros, recicla sobras de tecido e garante que todos os fornecedores também sejam auditados e sustentáveis.
 
A M&S está comprometida em adquirir 100% do algodão que usa em roupas de fontes mais sustentáveis e consciente, com a maioria por meio da Better Cotton Initiative (BCI). A iniciativa BCI ajuda os agricultores a aumentarem os lucros e reduzir o uso de água. A marca & Other Stories também é uma que aderiu ao BCI. Eles têm como principal objetivo criar uma moda circular adorável de qualidade premium que dura além da estação.
 
A GANNI estabeleceu uma série de metas de sustentabilidade para 2023, incluindo a meta de 100% do algodão, viscose e poliéster que eles usam serem da solução mais responsável disponível. Já possuem excelentes peças com a linha Material Responsável, incluindo acessórios como blusas jeans, gorros de lã e bolsas de couro.

Conclusão

Consciência é o futuro.

As empresas que estão fazendo negócios para trazer mudanças reais para a sociedade se sairão bem no longo prazo. Diversas vezes ao dias lidamos com a escolha entre produtos aparentemente iguais mas com preços diferentes. Nós podemos optar por aquele que faz menos estragos ao nosso bolso, porém mais no meio ambiente. É claro que para muitos, o peso da questão monetária faz diferença, mas para alguns esse aspecto pode ser balanceado quando se trata de compra consciente e trazer impactos positivos para a sociedade e também ao planeta Terra.

Para aqueles que podem pagar, fica aqui então a reflexão deste artigo: De que forma posso fazer uma escolha consciente e contribuir para o rumo que a moda está migrando?

Faça a si mesmo(a) as seguintes perguntas:

Por que comprar?
O que comprar?
Como comprar?
De quem comprar?
Irei usar? Como usar?
Como posso descartar?

Se você costuma se fazer essas perguntas, isso mostra que você tem uma intenção diferente de compra e maior consciência, senão, vale a pena refletir e se questionar qual perfil de consumidor você se encaixa.

Que marca você pode deixar para o mundo?”

E para os que possuem e/ou desejam criar sua marca de moda pense que este é um mundo em constante mudança. Na sociedade de hoje, os consumidores estão prontos para boicotar marcas e empresas que violam os direitos humanos, evitam impostos e têm efeitos prejudiciais ao meio ambiente. No futuro, o número desses consumidores conscientes aumentará ainda mais e veremos um aumento do consumo consciente. Por isso, para você que pode tomar decisões baseadas no impacto global, faça! Ao longo prazo, com certeza essas medidas terão um impacto significativo. Para marcas, esses novos clientes esperam ser atendidos e satisfeitos, por isso é importante que medidas sustentáveis sejam adotadas.

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