Andreia Pellisson

Apropriação cultural: a moda étnica esconde a identidade cultural

Existe uma linha tênue que separa a apropriação cultural da apreciação.

As questões culturais, por serem construções humanas, estão presentes em todas as esferas sociais, sendo a moda uma delas. A moda, como qualquer atividade criativa, bebê de várias fontes de inspiração, porém há uma linha tênue que separa a apropriação cultural da apreciação. A mídia tem mostrado as diversas visões que a sociedade tem sobre o assunto, no entanto, esta não é uma ocorrência nova, remonta à história da colonização, do imperialismo e da supremacia branca.

Entenda melhor

Ao longo dos séculos XVII e XVIII houve um aprofundamento do colonialismo eurocêntrico e o mundo conheceu várias revoluções: a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e também a Revolução Intelectual. O auge da Revolução Intelectual se seu com o Iluminismo que enfatizou a razão e a ciência como formas de explicar o Universo. Foi um dos movimentos impulsionadores do capitalismo e da sociedade moderna, que se iniciou na Europa, influenciando assim a Revolução Francesa, reverberando no continente americano, onde as lutas por autonomia romperam com as amarras do pacto colonial. Ou seja, não se trocava apenas recursos naturais, mas também recursos culturais. A indústria da moda e seus grandes nomes no entanto foram criticados por se inspirarem em certas culturas e usá-las como uma declaração de moda, sem levar em consideração seu valor para certas civilizações, o que começou a incomodar as pessoas por perceberem que a indústria da moda estava estereotipando suas nações e costumes. Não deve haver desculpas para os designers roubarem culturas e lucrar com designs quando não há um histórico significativo incorporado. Isso definitivamente e apropriação cultural.

 
De acordo com o dicionário de Cambridge, a apropriação cultural é “o ato de pegar ou usar coisas de uma cultura que não é a sua, especialmente sem mostrar que você entende ou respeita a cultura dela”. Esse problema pode ser definido como pegar um item que tenha significado para a cultura ou herança de alguém e essencialmente roubar suas ideias para um propósito diferente.

Na prática
 

A revista I-D entrevistando pessoas da indústria da moda, fotografia, arte e música, obteve diversas opiniões sobre o que é apropriação cultural. Um fotógrafo chinês disse: “Quando vejo artistas mergulhando na cultura chinesa e meio que usando-a de uma forma que eu pergunto: “Isso tem algo a ver com a sua narrativa, ou é apenas um acessório, uma tendência para o seu trabalho.?” Ele descreve como é a apropriação da cultura quando questiona se peças de moda têm a intenção de destacar o passado de uma civilização ou se não têm um significado profundo e são usadas apenas como uma declaração de moda. No momento em que a moda tira itens particulares de uma sociedade e remove seu significado étnico, é quando o debate sobre a apropriação da cultura entra em jogo.
 
A diferença que divide a apropriação cultural e a valorização é uma distinção muito estreita. Uma simples peça de roupa que pode parecer inofensiva pode causar caos e ultrapassar essa linha tênue. Tanto a valorização quanto a apropriação da cultura vêm da ideia de buscar inspiração em uma determinada sociedade e expandir esse conceito, no entanto, a apreciação geralmente envolve trabalhar com indivíduos dessa cultura e contribuir para eles, enquanto a apropriação envolve principalmente marcas de alta moda, estereotiparem e rotularem a sociedade que visam.
 
Ainda na entrevista da I-D Vice, a modelo de renome mundial, Winnie Harlow fala sobre sua visão sobre valorização e apropriação cultural, ela diz: “Uma coisa é alguém usar tranças e dizer; eu criei isso. Quando obviamente é um estilo que se originou na África. Outra coisa são pessoas copiando a minha pele.” Como uma figura proeminente na indústria da moda, Harlow está muito familiarizada com o tema, pois é um assunto que está ganhando mais consciência tanto do público quanto dos indivíduos da indústria em que ela trabalha. Ela explicou como a apropriação e a valorização são muito diferentes, mas podem ser facilmente confundidos um com o outro, sendo que a indústria da moda precisa estabelecer um limite entre o que pode ser considerado ofensivo à cultura de alguém e o que pode ser considerado abrangente.

Apropriação cultural e reputação das marcas de moda.

Nomes bem conhecidos da indústria da moda estão adotando a ideia de usar marcas registradas de sociedades como moda e, essencialmente, espalhando a mensagem para seu público em todo o mundo de que essa “tendência” de apropriação cultural pode ser vista como respeitável. A moda tem um problema de apropriação cultural, pode não ser a intenção de um designer ofender ninguém, mas às vezes a arte pode ter muitos significados diferentes para pessoas diferentes, dependendo do passado e da cultura de um indivíduo. Uma grande questão que os estilistas de renome se perguntam é se certos estilos estão simplesmente adotando diferentes heranças por meio de acessórios e roupas ou ofendendo suas heranças por não levar em consideração o histórico cultural que o item pode vir.
 
Os designers podem ver um top colorido brilhante com um determinado padrão como inspiração para uma peça de moda; no entanto, às vezes pode ser que o top tenha uma história significativa por trás de uma certa civilização. O poder da mídia permite a rápida disseminação de eventos socialmente inaceitáveis no negócio da moda e esses eventos podem causar efeitos prejudiciais a certos indivíduos e prejudicar a reputação de uma marca. Houve vários casos em que modelos e empresas de renome mundial ofenderam o público por causa de suas escolhas de moda e da mensagem que estão enviando ao público em todo o mundo.
 
Em 2012, a modelo americana Karlie Kloss foi destaque no desfile da Victoria’s Secret e usou lingerie com estampa de oncinha com detalhes em franjas, além de jóias azul turquesa e touca de guerra. As comunidades nativas americanas não ficaram satisfeitas quando a viram vestida assim e sentiram que Kloss e os designers estavam desrespeitando sua cultura e civilização. O que ocorreu foi que eles usaram acessórios nativos americanos estereotipados, mas não mostraram nenhuma relação com o pano de fundo dessas culturas, simplesmente os usaram como uma peça de moda esteticamente bela. O design retirou todo o valor sentimental e histórico que acompanham aquelas peças e as transformou em lingerie e acessórios para serem veiculados para o mundo inteiro ver. Este é apenas um dos vários casos de apropriação cultural que ocorrem na indústria da moda.

Conclusão

Com a globalização, a apropriação cultural torna-se mais complexa, atuando em diferentes níveis tanto em termos de prática quanto em termos de ideologia. Isso, por sua vez, levanta alguns desafios sobre como olhamos para discursos e conhecimentos que compartilhados. A apropriação cultural na fase atual da globalização vai além do empréstimo cultural. Também pode ser entendido como um movimento que surge de uma necessidade de preservação da cultura e da identidade local. O caminho do sucesso deve ser sempre do respeito à cultura alheia, com o entendimento dos signos para dividir conhecimentos, multiplicar histórias e valorizar o trabalho e o saber popular.

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(Imagem retirada do site ‘N A Perfect World)