A música é conhecida há muito tempo por influenciar as tendências da moda em todo o mundo. De gêneros musicais que surgiram em diferentes décadas, músicos que mudaram a maneira como as pessoas se vestem e canções que capturam um estilo ou humor específico, a música e a moda estão inegavelmente interligadas.
A música vem influenciando a forma como as pessoas se vestem desde a sua criação. Por exemplo, durante a década de 1950, o estilo e a influência do rock ‘n’ roll de Elvis Presley mudaram a forma como os homens usavam seus cabelos e roupas. Sua atitude rebelde em relação ao visual também ultrapassou os limites dos papéis de gênero, o que pode ser visto por meio de suas escolhas de guarda-roupa para shows. Além disso, muitas artistas femininas dessa época, como Marilyn Monroe, foram inspirações para saias mais volumosas que substituíram as saias plissadas na altura do tornozelo, populares entre as mulheres da época.
Na década de 1970, nasceram o glam rock e o punk rock, e com eles surgiram novas tendências da moda, onde as pessoas expressavam sua liberdade usando jaquetas de couro, tachas e camisetas com slogans poderosos com maquiagem pesada. Os músicos também foram vistos pintando os cabelos com cores vivas. E os fãs passaram a adotar essas tendências da moda.
Influências de hoje
Hoje em dia, ao entrar em uma loja de roupas, é provável que muito do que você encontra pareça ter saído direto dos principais festivais do momento como Coachella, Lollapalooza e Rock in Rio.
A temporada de festivais que tem o Coachella na Califórnia, como um dos principais eventos, molda a forma como muitas lojas planejam suas peças e inspirações para os consumidores. Por mais que seja um evento voltado para a indústria da música e seus maiores entusiastas, esse festival se tornou um foco de marketing de moda, e muitas das maiores marcas do mundo trazem seus produtos para a Costa Oeste para um fim de semana de celebração .
Nomes como H&M (que já foi patrocinadora oficial do festival), Lacoste, Opening Ceremony, Old Navy e Aerie, bem como revistas como Harper’s Bazaar e Nylon, estão no local para receber festas e pop-ups durante o Coachella. Embora o evento da Califórnia possa ser o festival mais popular quando se trata de oportunidades de branding, ele não está sozinho: entre maio e agosto, há um festival de música nos EUA quase todo fim de semana – do Governors Ball em Nova York ao Lollapalooza em Chicago – todos destinos populares para fotógrafos de estilo de rua e, por sua vez, uma desculpa para os participantes irem às compras em busca de novos looks.
Marcas
O Coachella inaugurou sua própria estação intermediária de roupas, antes do outono Americano. Nada menos que 10 lookbooks centrados no Coachella chegam à varejistas como NastyGal, LF, Urban Outfitters e uma das principais marcas boêmias Free People. Na verdade, muitos desses varejistas populares parecem se concentrar mais na cultura dos festivais de música em suas primeiras entregas de primavera/verão do que nas tendências reais das passarelas. Embora os looks sazonais das passarelas sejam amplamente diferentes ano após ano, os itens básicos da “temporada do festival” permanecem estáticos e se tornaram peças essenciais nas prateleiras durante grande parte do início da primavera e do verão.
A Forever 21 lança uma coleção anual de festivais junto com suas linhas de primavera e verão. O festival se tornou sua própria tendência e estação. Os mais vendidos são tiaras, tops e saias boho, shorts jeans, tops curtos, jaquetas com franjas e, é claro, óculos de sol divertidos. A coleção também não é focada apenas no Coachella: é tão adequada para o deserto Índio quanto para as dezenas de festivais na Europa durante o verão, como Roskilde na Dinamarca ou Glastonbury no Reino Unido.
A varejista Planet Blue, com sede na Califórnia, é uma das lojas mais conhecidas da Costa Oeste quando se trata de itens básicos de estilo boêmio e, embora o espírito livre seja grande parte do DNA da marca, ela vê um aumento nas vendas de certos estilos nas semanas que antecederam o Coachella.
A Influências
A temporada de festivais tornou-se legitimamente uma temporada de moda, espremida entre a primavera e o verão. Moda e música sempre andaram de mãos dadas, e ícones do estilo boêmio são eternamente populares. Portanto, faz sentido que a cultura dos festivais de música tenha se infiltrado no calendário da moda e provavelmente veio para ficar. Música e arte influenciam todos os aspectos do mundo criativo. A moda é um reflexo direto do estilo pessoal, e o gosto musical de uma pessoa provavelmente refletirá seu próprio gosto em vestuário – é totalmente único.
A música pode criar uma comunidade ou identidade compartilhada entre aqueles com interesses ou valores semelhantes, definindo o que os diferencia de outros grupos ou culturas.Ela também nos permite nos expressar usando certas roupas associadas às nossas músicas favoritas ou estilos artísticos. Representa a cultura, as crenças e as mensagens de um indivíduo que ele deseja transmitir por meio de suas escolhas de roupas, tornando-o parte de um grupo com identidades compartilhadas, em vez de simplesmente se misturar em uma sociedade coletiva em termos de tendências da moda.
Também pode contribuir para o sucesso de um negócio, pois podemos ver vários músicos desenvolvendo sua linha de roupas e sapatos, como IVY PARK de Beyoncé, que ganhou seguidores populares. Você também pode ver a música usada em desfiles de moda enquanto as modelos desfilam pela passarela exibindo as roupas ou criações do estilista.
Muitos novos gêneros musicais apareceram no mundo de hoje, correspondendo a estilos de tendências, como EDM rave wear. Isso é fortemente influenciado por sons techno e trance, roupas com materiais refletivos e cores neon vibrantes que criam um espetáculo visual atraente em festivais ou casas noturnas.
As celebridades têm estado na vanguarda da criação de tendências de moda, lançando suas próprias linhas de moda. Exemplos recentes além de Beyoncé citada acima, incluem, Rihanna e Bad Bunny – todos com empreendimentos de sucesso neste segmento da indústria que demonstram como a música e a moda influenciaram nosso atual senso de estilo.
Conclusão
A música e a moda sempre estiveram interligadas ao longo da história. As pessoas costumam se vestir de uma certa maneira devido a gêneros específicos que ouvem ou a artistas que admiram tanto que desejam imitá-los em termos de aparência.
Não se pode subestimar a importância de uma forma de arte influenciar outra. A evolução desse relacionamento será fascinante para explorar ainda mais nas gerações futuras, onde a tecnologia desempenha um papel significativo no que vestimos diariamente.
Portanto, mesmo que você não tenha um festival de música (ou três) em sua agenda de verão, não se preocupe – você ainda pode escolher uma peça caracteristicamente desses eventos em diversas lojas perto de você!
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(Imagem retirada do site Fashion Terest)