Andreia Pellisson

branding no varejo de moda é parte fundamental para processo de marcas

A importância do Branding no varejo de moda

Muitas marcas são conhecidas no mundo inteiro pelo seu branding. Isso significa que elas passaram a fazer parte da vida dos consumidores e muito mais do que apenas um processo de venda. O branding no varejo nada mais é do que a moeda mais valiosa para empresas. Pois é com essa ferramenta que companhias podem direcionar sua essência assumindo uma dimensão enorme perante aos clientes. 

Independente do tamanho da empresa, a marca é sempre a primeira impressão que o cliente tem. É o ponto de partida entre ela e o consumidor. Na moda, as pessoas se sentem embaixadoras do que usam. Muito mais do que vestir uma peça eles estão mostrando para os outros seus valores e percepções do mundo. 

O que é o Branding:

Como temos visto, os consumidores estão passando por uma grande mudança. Hoje em dia não adianta apenas um produto distinto para conquistá-los. O posicionamento da empresa assim como seus valores e atitudes tem tido um peso enorme durante a jornada de compra. Por esse motivo, nos últimos anos o branding no varejo de moda tem ganhado cada vez mais importância.

O objetivo principal do branding é criar uma reputação confiável para o público alvo. Construir uma imagem autêntica que esteja de acordo com as ideias dos consumidores. Tudo isso começa com um planejamento do mercado. A coleta de informações tanto do setor inserido, como público e concorrentes é o passo mais importante para formulação de estratégias eficazes. 

O branding no varejo de moda é ainda mais valorizado do que em outros setores. Isso pois é uma área que está em constante inovação. A cada estação novas tendências surgem. Por isso, as manutenções das estratégias em prol do consumidor alvo, são fundamentais para manter uma posição competitiva.

O consumidor:

A capacidade de conquistar um cliente vai muito além de concluir uma venda. É preciso compreender o consumidor, identificando suas necessidades e construindo uma relação duradoura que atenda suas expectativas. Além de promover os pontos positivos, é importante também identificar os negativos e estar a par das constantes exigências dos clientes. 

O marketing tem grande impacto na relação entre marca e consumidor. Uma avaliação constante dos resultados pode ajudar a apontar onde a empresa deve melhorar para satisfazer ainda mais seus clientes. Esses resultados não devem ser avaliados apenas pelo faturamento e vendas. Mas sim no envolvimento das pessoas com a marca. No engajamento e defesa da mesma pelo público alvo. 

O Branding no Varejo:

Devido às enormes proporções que a internet tomou, os consumidores estão cada vez mais conectados às marcas. Muitas vendas são feitas pelas redes sociais, o que possibilita uma comunicação imediata com pessoas que já compraram anteriormente e suas avaliações. Isso possibilita empresas a verem em tempo real o que está acontecendo e criar uma comunicação mais limpa com seus clientes. 

A relação das redes sociais e as marcas podem ser muito positivas quando se trata da comunicação e fortalecimento de relações com clientes. Mas existem também fatores que podem ser prejudiciais, e um erro pode custar uma confiança quebrada. Por isso o branding no varejo se torna extremamente útil, pois ele que vai ajudar a manter um posicionamento consistente por parte das empresas. 

Como melhorar o Branding no varejo:

Algumas medidas podem ser de extrema relevância para marcas que queiram aumentar sua influência no varejo da moda. Elas são:

Marketing Sensorial: 

Os consumidores estão procurando por experiências. Eles valorizam aquelas marcas que proporcionam um algo a mais. Por isso muitas empresas estão investindo em embalagens legais ou tornando suas lojas mais agradáveis. Esses estímulos extras são ótimas formas de impactar emocionalmente o cliente e criar um sentimento bom quando as pessoas pensarem na sua marca.

Pesquisar sobre clientes:

Conhecer seus clientes é o que uma marca tem de mais valioso quando se trata de branding no varejo de moda. É a partir daí que se torna possível elaborar estratégias para a empresa. Isso pode ser feito a partir de pesquisas, funcionários em lojas, feedbacks em redes sociais… Essas informações vão permitir que as estratégias estejam de acordo e o marketing seja mais certeiro. 

Relacionar a marca com os valores do público alvo:

Ao conhecer melhor o consumidor a empresa passa a entender como agradá-lo. Entender os valores que eles carregam pode ser uma ótima forma de criar o branding de uma marca. Eles podem ser: preocupação com o meio ambiente; saúde; família; tecnologia; existem diversas áreas que podem ser exploradas, tudo vai depender do grupo que a marca quer alcançar. 

Consistência entre o que é dito e feito:

O mais importante de todos esses pontos é manter a consistência no que é comunicado pela marca e as ações que são tomadas. Criar um branding no varejo que não condiz com a realidade pode ser extremamente prejudicial à imagem e ter um efeito completamente oposto ao esperado. 

Conclusão:

O branding no varejo de moda tem como objetivo tornar uma empresa única e destacá-la dos demais concorrentes. Para isso é importante criar estratégias que transmitam valores que estejam de acordo com os consumidores alvo. O objetivo principal é construir uma relação verdadeira com os clientes. Eles precisam se sentir parte da marca, pois quando decidem comprar um produto sabem que estão sendo embaixadores do que estão usando. 

Gostou desse conteúdo? Clique aqui e fique por dentro de muito mais!