Andreia Pellisson

Entenda a relação que existe entre moda, comportamento e atitude

Que a nossa “aparência” influencia a maneira como os outros nos percebem e respondem a nós não é novidade, assim como muitas vezes somos julgados pela forma como nos vestimos. Mas novos estudos afirmam que o que vestimos não só tem efeito por fora, mas também por dentro. A roupa afeta diretamente nosso humor, atitude e confiança. Pode melhorar nosso estado psicológico e melhorar nosso desempenho de tarefas. Podemos conquistar mais quando nos sentimos bem e vestidos para a ocasião.

Moda

No mundo de hoje, a moda é um modo de vida. As ocasiões determinam o tipo de vestimenta e cada ocasião comunica um estilo de moda definido, como: roupa de escritório, roupa de festa, roupa casual, roupa de festival, roupa de casamento, etc. Da mesma forma, as tendências da moda desempenham um papel importante na vida humana.
 
O estilo, o material, a cor e a forma de nossas escolhas de roupas podem expressar diferentes emoções. Roupas largas e moletons grandes estão relacionados ao conforto mas também pode ser percebido a um
estado de preguiça e/ou desânimo, enquanto vestidos e joias estão mais associados a um estado de espírito feliz ou positivo. As cores também influenciam a maneira como nos comportamos. Por exemplo, as equipes esportivas que usam preto são consideradas mais agressivas. Sendo assim, a ideia de que roupas ajudam a melhorar o humor e reduzir a necessidade de medicamentos antidepressivos, pode não ser exagerada.

Pesquisas

O Journal of Experimental Psychology diz que a cor, o conforto, o caimento e o estilo de nossas roupas podem afetar diretamente nossos níveis de confiança. Mais de 96% das pessoas relatam uma mudança em seu estado emocional com uma mudança em seu estilo de vestir.
 
Por exemplo, um grupo de médicos recebeu um jaleco branco e pediu para realizar uma série de testes. Outro grupo de médicos igualmente qualificados foi solicitado a realizar as mesmas tarefas sem o jaleco branco. O grupo que vestiu o jaleco teve um desempenho impecável, enquanto o grupo com roupas casuais cometeu mais erros. Isso foi repetido com vários grandes grupos de pessoas e, a cada vez, o resultado foi o mesmo!

Comportamento

Sugestões de roupas simples, como um grande rosto sorridente na camiseta e/ou moletom, comprovadamente deixa a pessoa significativamente mais feliz e relaxada. As pessoas que vestem roupas de ginástica ao acordar se sentem mais “energizadas” para se exercitar.
 
Além disso, descobriu-se que as pessoas mais felizes se preocupam em se vestir bem, enquanto as pessoas traumatizadas, compreensivelmente, subestimam suas roupas. Descobriu-se que, em alguns casos, pessoas sob depressão inclinam-se para roupas mal ajustadas, enquanto pessoas diagnosticadas com ansiedade faziam o oposto. Ao trocar de roupa, as mesmas pessoas conseguiram melhorar seu estado mental durante o dia.
 
O estilo repetitivo de roupas pode ser uma indicação de falta de vontade de se abrir para novas experiências e novas pessoas – uma falta de vontade de se abrir para as cores e alegrias da vida! Isso particularmente impressiona porque chefões como Steve Jobs e Mark Zuckerberg cultivaram em seu estilo a tendência de vestir de maneira semelhante todos os dias.

Atitude

Steve Jobs falou abertamente sobre sua dor emocional, enquanto Zuckerberg foi diagnosticado com síndrome de Asperger. Você poderia levantar questões sobre ícones como Tom Ford e Karl Lagerfeld, os homens de terno. Uma observação simples é que, embora essas estrelas prefiram um smoking quase todos os dias, elas se entregam a uma grande variedade de texturas, padrões, cortes e acessórios em seus ternos, para que não haja monotonia.

Comunicação

A linguagem da roupa trata de como uma peça de roupa serve como forma de comunicação. Os humanos estão sempre julgando uns aos outros pela forma como agem, mas principalmente como estão vestidos. Portanto, a moda depende da psicologia das pessoas, pois dizem que as pessoas estão convencidas de que seu humor depende das roupas que escolhem. As roupas de uma pessoa carregam significado e história.
 
Quando se trata de primeiras impressões, pesquisas mostram que 90% são baseadas na aparência. As pessoas tendem a se socializar com outras que são semelhantes em gênero, raça, cultura e nível acadêmico. Isso entra em jogo para a sociologia da moda quando se trata do surgimento de influenciadores de mídia social e embaixadores de marcas.

Influência

Celebridades e modelos online promovem roupas por meio de imagens com a ajuda de seus estilos de vida. De certa forma, essas práticas tentam convencer os seguidores de que usar as mesmas roupas da moda pode fazê-los se sentirem incluídos, na moda e até na moda.

Conclusão

Como a moda se tornou uma parte inseparável da sociedade humana, ela desempenha certos papéis na sociedade. Influencia a cultura e também é influenciado pela sociedade, por exemplo, um agricultor vestindo jeans justos, ou seja, a moda influenciou as pessoas que vivem na aldeia. Por outro lado, se o vestuário étnico de uma sociedade regional influencia a celebridade e outros estilistas de alta costura, isso significa que a sociedade influenciou a moda; então, é influência vice-versa. De acordo com pesquisas recentes, mais de 50% da geração mais jovem acompanha de perto as últimas tendências da moda, e são eles que compram primeiro e tornam um novo design de moda na moda. Mas como é da natureza de toda moeda ter duas faces com significados opostos, da mesma forma, as tendências da moda têm impactos positivos e negativos.
 
Embora este não seja um julgamento definitivo sobre roupas e estado emocional, as evidências e a experiência tornam um fato inegável que o que vestimos regularmente está ligado às nossas mentes. Nossas roupas intensificam nossa energia emocional e mental. Isso também é percebido pelas pessoas com quem entramos em contato. Precisamos nos tornar mais conscientes sobre como as roupas afetam nosso humor e vice-versa – sobre como nosso humor é afetado pelo modo como nos vestimos!

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(Imagem retirada do site Blog da Grendha)