Quando pensamos na palavra “modelos”, pensamos nas ‘it girls’ dos anos 90 – Kate Moss, Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Linda Evangelista, Christie Turlington… esses nomes fizeram parte de revistas e outdoors de cidades em todo o mundo por décadas.
À medida que a fama crescia, suas vidas capturavam a imaginação popular com fãs desesperados para dar uma espiada por trás do véu de mistério glamoroso e intriga que as cercavam. As histórias enchiam as páginas de moda e fofocas sobre seus últimos casos de amor com celebridades, hábitos de festa barulhentos e estilos de vida luxuosos.
Atualmente
Apesar desta tremenda herança, modelos de hoje tem que operar em um mundo muito diferente. Os canais sociais digitais os tornaram mais acessíveis, permitindo que os fãs conheçam seu dia-a-dia e que os críticos façam suas vozes serem ouvidas de forma muito mais pública e direta. Isso levou a uma mudança nos padrões de nomes familiares como Gigi Hadid, Karli Kloss e Kendall Jenner, que precisam estar constantemente atentas as palavras, ações e ao olhar das câmeras.
Embora a fama certamente tenha sido democratizada até certo ponto graças a esses desenvolvimentos digitais, a observação resultante também não é uma tarefa fácil de navegar. Hadid e Jenner nunca seriam capazes de fazer as travessuras pelas quais suas antecedentes Moss e Campbell eram famosas – elas seriam penalizados com a perda de oportunidades e colaborações lucrativas de marcas. O mesmo vale para colegas que encontraram fama em plataformas como o Instagram; os influenciadores.
Era Digital
O influenciador é o filho da era digital – um porta-voz de marcas que incorpora totalmente um estilo de vida curado, convidando o fã para uma indulgência 24 horas por dia, 7 dias por semana em seu mundo. De muitas maneiras, a disposição do influenciador de colocar o filtro de privacidade em suas vidas o torna o porta-voz perfeito para as marcas – talvez até uma evolução além do modelo tradicional. No entanto, se a supermodelo moderna for julgada mais de perto por suas ações – a influenciadora fica duas vezes mais vulnerável a críticas.
Diferenças: Editorializada x Real?
Muitos críticos francos consideram que os influenciadores estão apenas se envolvendo em vaidade autopromocional e não têm lugar no reino “modelos”. Os puristas argumentam que são preguiçosos, e estúpidos, sem talento, “famosos por serem famosos” e uma maldição para a natureza artística da moda. No entanto, o público mostrou que adora a abordagem menos editorializada e menos designer do influenciador. A natureza “real” da produção do influenciador de conteúdo ressoa com pessoas reais. Além disso, muitos influenciadores adotam um estilo de vida limpo, completo com amor próprio e uma abordagem aberta para suas vidas; completa com suas vitórias e suas derrotas.
A ‘marca’ de um influenciador é compartilhar suas vidas com o mundo, e muitos optam por fazer isso de uma forma que deixa pouco para a imaginação de todos; incluindo seus críticos. De fato, pode-se acompanhá-los enquanto eles compartilham seus pensamentos mais íntimos, suas lutas e até as fotos que tiraram que não eram tão ‘perfeitas’ – estrias, manchas, reviravoltas no estômago e tudo (algo que nunca veríamos nas supermodelos dos anos 90). Há pouco a se perguntar sobre quem essas pessoas realmente são na vida real e como elas são fora de qualquer exterior público refinado.
Talvez a própria natureza de sua abertura seja a razão de sua vulnerabilidade a duras críticas. Como consequência de se tornarem famosos por documentar seu estilo de vida, os influenciadores mostram ao mundo que a fama em si é alcançável para uma “pessoa comum” – presumivelmente levando aqueles que se ressentem dessa liberdade a atacá-los. Ao remover o véu de mistério que envolvia a supermodelo dos anos 90, eles são vulneráveis onde os rostos dos anos 90 não eram.
Percepções e Contradições
É uma estranha contradição comparar os “rostos” de hoje com os de ontem. As supermodelos de uma era diferente, muitas vezes eram sinônimo de um estilo de vida de “sexo, drogas e rock and roll” e não eram demonizadas por seus passatempos indulgentes, mas a influenciadora modelo dos tempos atuais é atacada por simplesmente capturar a atenção de seus fãs.
Personificação das Marcas
Independentemente da dinâmica de mudança na percepção do público e dos críticos sempre presentes – as marcas parecem adorar se envolver com influenciadores. De micro (abaixo de 20.000 seguidores) a macro (500.000 seguidores e acima) influenciadores – as marcas perceberam que o envolvimento direto do consumidor cria narrativas significativas com o comprador final. O futuro não é mais propriedade da misteriosa supermodelo que adornou as páginas da Vogue, mas sim da vizinha que realmente personifica e vive a marca.
O Poder dos Influenciadores
O poder dos influenciadores não está necessariamente em sua contagem de seguidores, mas em sua capacidade de realmente influenciar por meio de autenticidade e curadoria. Maior nem sempre é melhor e que os influenciadores devem ser selecionados por sua relevância para a marca, não por sua contagem de seguidores. Para marcas de luxo cujos produtos não são acessíveis as grandes faixas de seus próprios seguidores sociais, escolher a persona certa para defender a imagem da marca é mais importante.
Conclusão
As marcas precisam aproveitar o poder dos influenciadores para mais do que apenas marketing; eles podem ser uma poderosa ferramenta de feedback para as marcas entenderem seus clientes. Incentivar as marcas a não verem apenas os influenciadores como outdoors, porque não é isso que eles são. Eles têm tantos outros recursos; muitos deles realmente entendem de negócios e têm mentalidade empresarial. Podemos esperar que nos próximos dois a cinco anos veremos os influenciadores se tornarem suas próprias micromarcas representando outras empresas; portanto, influenciadores e marcas começarão a confundir os próprios limites a ponto de você não saber se é um influenciador ou uma marca, ou se esse influenciador é uma marca.
Vemos os influenciadores cada vez mais assumindo um papel mais significativo no marketing, à medida que continuam a crescer e refinar seu público. À medida que a estratégia cresce, os micro influenciadores provavelmente serão mais bem-sucedidos – com taxas de conversão mais altas – pois mantêm melhor sua autenticidade, evitando o status de celebridade que está começando a acompanhar os influenciadores conhecidos. Marcas e varejistas precisarão continuar a encontrar novos canais de marketing autênticos e furtivos, pois os consumidores rejeitam cada vez mais o marketing tradicional e recorrem cada vez mais às mídias sociais como recurso para todos os tipos de informações, incluindo tendências, produtos e análises.
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(Imagem retirada do site Marie Claire)