Andreia Pellisson

Mindfulness, flow, comportamento e os jogos on-line

Mindfulness, ou atenção plena, é a prática de estar no aqui e agora de maneira consciente.
É acalmar os pensamentos para que você possa estar presente, permanecer presente e deixar de lado a negatividade. Muitos dos que jogam online se sentem “hipnotizados” quando jogam, mas você sabia que isso também tem outro nome? O que acontece durante essas partidas é o hiperfoco, também conhecido como a atenção plena. É como se o jogador tivesse completamente sintonizado com o que está à sua frente. Significa esquecer o que está ao seu redor e focar apenas ali no momento.

É comum alguns pensarem que “atenção plena” é apenas uma palavra da moda ou algo apenas no livro que na vida real não é possível. Mas, na verdade, praticar a atenção plena pode beneficiar a todos e, como muitos jogadores descobriram ao longo dos anos, pode aumentar especialmente seu sucesso também nos jogos on line.

O que é atenção plena?

O que realmente é isso? Você pode encontrar muitas definições para mindfulness por aí – a Psychology Today o define como “um estado de atenção ativa e aberta ao presente”, e a American Psychological Association o define como “um estado psicológico de consciência, as práticas que promovem essa consciência, um modo de processar informações e um traço de caráter”.
 
Mindfulness é a capacidade humana básica de estar totalmente presente, consciente de onde estamos e o que estamos fazendo, e não excessivamente reativo ou sobrecarregado com o que está acontecendo ao nosso redor. Cada definição se concentra em coisas diferentes e tem seus próprios termos, mas a essência é a mesma: Mindfulness, ou atenção plena, é acalmar seus pensamentos para que você possa estar presente, permanecer presente e deixar de lado a negatividade.

Como praticar a atenção plena?

Os especialistas dirão que, para cultivar o mindfulness, você começa tornando as práticas de atenção plena uma parte regular do seu dia. Pense nisso como um treinamento. Quando você está treinando para um torneio de jogo, você acumula todas as horas de prática de jogo, além de qualquer treinamento físico e componentes de exercício necessários para o seu dia, a fim de ficar em sua melhor forma para que você nem tenha que pensar sobre isso.
 
É a mesma coisa com a atenção plena – para realmente torná-la natural, você precisa praticar e dedicar tempo. O lado bom é que, se você incluí-la em sua rotina diária, como treinamento de jogos e exercícios físicos, todas as peças do quebra-cabeça se encaixam. As principais formas pelas quais as pessoas praticam a atenção plena são por meio de exercícios de meditação e respiração e, às vezes, por meio de práticas mais físicas, como yoga por exemplo. De todas as formas, a ideia é focar no presente.

Atenção plena e os jogos

Às vezes chamado de “consciência momento a momento”, a prática da atenção plena demonstrou diminuir o estresse e a ansiedade e mudar positivamente nossas reações a situações de alto estresse. Notou-se que ajuda as pessoas a encontrar clareza de pensamento, maior foco, melhor memória e mais agilidade cognitiva e capacidade de autoavaliação.
 
A maioria dos videogames é extremamente estressante. Muitas vezes, você está em ambientes e situações intensas tentando navegar por vários elementos de surpresa, tensão física e dinâmica em rápida mudança, enquanto se esforça para aperfeiçoar suas habilidades e absorver cada vez mais à medida que melhora. Desnecessário dizer que são muitas coisas para lidar. Uma grande porcentagem dos jogadores experimenta aumento da ansiedade e até raiva durante o jogo.
 
A atenção plena pode ajudar a tornar todos esses fatores mais gerenciáveis. Ao praticar atenção plena em geral, você pode começar a aprender como redirecionar – como reconhecer quando está ficando mais estressado de maneiras inúteis e, em última análise, como lidar com a situação com uma perspectiva mais ampla. Você pode ensinar sua mente a parar de gerar pensamentos negativos e ansiosos e, em vez disso, se concentrar em ações e coisas positivas que o realizado no momento presente, em vez de projetar coisas que você vê agora no que pode acontecer no futuro.

Conclusão

Quando você está jogando, isso é fundamental. Em vez de dar passos reacionários no jogo, com uma abordagem consciente, você pode manter melhor todas as variáveis (ou zumbis ou lutadores ou dragões) em foco e dar passos medidos que o manterão em pé de segurança o tempo todo. Portanto, atenção plena não é apenas uma ferramenta e prática que pode realmente ajudar os jogadores dentro e fora do jogo, mas os jogos em si também podem ajudá-lo com atenção plena.
 
Essa ideia é sobre como melhorar seu foco no jogo, os efeitos positivos dos jogos no cérebro e jogos e felicidade, mas, essencialmente, os jogos podem permitir que você acesse um estado de “flow” – também conhecido como um estado de ser altamente focado e energizado, onde os estímulos externos caem no esquecimento.
 
Bem, quando você está consciente desse estado e de como está passando por ele, isso é em si uma forma de atenção plena. E embora a atenção plena possa ser difícil para algumas pessoas alcançarem ou praticarem, os jogos podem ajudar as pessoas a atingir esse estado. Na verdade, o objetivo é semelhante entre os dois: fazer com que o indivíduo, ou jogador, seja capaz de ver através das distrações e se concentrar na tarefa mais pertinente em mãos – o presente. Atenção plena e os jogos andam de mãos dadas, e usar os dois em conjunto ajudam a melhorar seu desempenho e experiência como jogador, bem como seu estado mental e experiência fora do mundo dos jogos.

Gostou deste conteúdo? Clique aqui e fique por dentro de muito mais!

(Imagem retirada do site On Your Journey)