Andreia Pellisson

Tendências da Geração Z para 2023

Você sabe quais são as principais tendências da geração Z? Os nascidos entre os anos de 1996 e 2012, também conhecidos como nativos digitais vem com tudo na força de trabalho. Eles são a geração mais nova a impactar o mundo corporativo e mais do que nunca esses jovens vem reformulando a relação entre vida pessoal e profissional de uma forma nunca antes vista.
 
Os adultos da geração Z são usuários de mídia social e ditadores das últimas tendências que muitas vezes definem a cultura de hoje. Como eles contribuem para uma propagação de modas bastante crítica, é essencial entender as principais tendências da geração Z de 2023 que podem moldar os próximos tempos.
 
Muitas vezes chamada de geração ativista, a geração Z é bastante decidida quando se trata em levantar vozes para defender as preocupações com a saúde mental, aumentar a conscientização sobre a mudança climática e a justiça social. Assim como educar as pessoas sobre sustentabilidade e o movimento chamado fast fashion.

Moldando o mundo do trabalho

Uma das principais tendências da geração Z é ser seu próprio chefe. De acordo com um relatório feito pela Forbes, embora esta geração seja a primeira geração totalmente digital, 90% necessita da interação humana quando se trata de manter a sanidade no trabalho. Como há um aumento na economia gig – freelancers e trabalho contratual de curto prazo – os trabalhadores da geração Z são todos a favor do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
 
Bem menos da metade dos jovens desta geração priorizam a vida profissional sobre qualquer outra coisa. Ainda de acordo com o relatório da Forbes, foi analisado que essa geração está tendo dificuldades em se adaptar ao trabalho pós pandemia. Cerca de 33% dizem que trabalhar remotamente afetou sua qualidade de vida e desejam regalias, benefícios e ferramentas adequadas para serem mais eficientes no trabalho.

Estilo de vida e sustentabilidade

Uma pesquisa realizada pelo Instagram e WGSN, onde 1200 jovens dessa faixa etária foram entrevistados, revelou muito sobre as principais tendências da geração Z em 2023 e chamou essas pessoas de uma das gerações mais eticamente conscientes entrando neste novo ano.
 
Os consumidores da geração Z são específicos sobre a opção por marcas éticas e sustentáveis. São contra o fast fashion, que deixa os aterros sanitários cheios de desperdícios de tecido. Esses jovens preferem usar seu poder de compra como um meio de defender a causa da sustentabilidade. Seja qual for o produto a comprar, a geração Z está disposta a ir além e pagar mais por opções ecológicas e reduzir o impacto no meio ambiente.

Preocupação com o meio ambiente

A mudança climática e o apelo às pessoas que tomem uma posição firme sobre o assunto é uma das principais tendências da geração Z em 2023. O meio ambiente se infiltra em vários aspectos da vida desses jovens. Como um número grande deles está em idade de votar, eles querem ver uma mudança ativa que beneficie as gerações futuras e o planeta.
 
Também quando se trata de escolhas de estilo de vida, observa-se um impacto da mudança climática. A pesquisa do Instagram e da WGSN descobriu que dois em cada três entrevistados preferem comprar produtos de beleza que incorporam proteção solar para se proteger dos raios nocivos e investir em rotinas de cuidados com a pele que ajudam em temperaturas mais altas.

Geração engajada

Uma das principais tendências da geração Z de 2023 é adotar o ativismo e abraçar os interesses globais. Essa geração também se preocupa profundamente com a justiça social e os direitos das pessoas com deficiência. A nova pesquisa do Instagram mostra que esses jovens provavelmente seguirão influenciadores com qualquer tipo de deficiência intelectual ou física.
 
Outra grande tendência desta geração é defender a inclusão e falar abertamente sobre a comunidade LGBTQ+. A mídia social tornou bastante fácil alcançar um grande público e, portanto, espalhar a palavra sobre inclusão racial e conceitos fluidos de gênero está em ascensão.

Saúde mental importa

O aumento das preocupações com a saúde mental parecem ser outras importantes tendências da geração Z que provavelmente se acentuará ainda mais no próximo ano. Esses jovens costumam reclamar de problemas de saúde mental e consideram isso um fator importante que pode atrapalhar o ambiente de trabalho e a eficiência, além de refletir na saúde física.
 
No entanto, também é bom observar que eles não hesitam em pedir ajuda relacionada a esses problemas. Esta geração também foi protagonista na diminuição de tabus e estigmas associados a ela e buscou ajuda em momentos de necessidade.

Conectado com a comunidade

A geração Z tem uma inclinação particular para experiências pessoais e, portanto, tem um desejo profundo por atividades comunitárias. A pesquisa do Instagram-WGSN descobriu que cerca de um terço dos entrevistados deseja sair de casa e conhecer seus criadores de conteúdo favoritos em convenções e sessões de meet-and-greet. Para uma geração que passou uma parte crucial de seus anos de formação isolada, quebrar o molde e sair nunca foi tão necessário como antes.

Estabilidade financeira

Entre várias das tendências da geração Z para 2023, está a busca por uma estabilidade financeira. A pesquisa realizada pela plataforma de mídia social mostra que cerca de 64% dos jovens planejam apostar na monetização de conteúdo de mídia social, bem como conseguir um trabalho extra.
 
Isso significa que há uma tendência diferente surgindo no comportamento do consumidor entre os jovens. A Geração Z não tem medo de experimentar e percebe que pode haver várias outras maneiras de ganhar muito além de um emprego com horas contadas no escritório.

Conclusão

A geração mais conectada até agora é chamada também de nativos digitais devido à sua familiaridade com a tecnologia desde tenra idade. Embora seja fácil pensar na Geração Z como um grupo homogêneo, na realidade, eles são uma multidão diversificada. E entender o que os impulsiona é fundamental para os profissionais de marketing que tentam atingir essa faixa etária.
 
Conhecer seus hábitos de consumo de mídia pode ajudar marcas a criarem campanhas que ofereçam a esse grupo demográfico o que eles desejam. É importante ficar atento a esse grupo, uma vez que já chegaram a força de trabalho e nos próximos anos esse número só deve aumentar.

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(Imagem retirada do site Forbes)