Copenhague tem recebido cada vez mais atenção no cenário internacional. Além de ter se tornado um dos lugares mais queridinhos para passar as férias, a capital também tem ganhado mais olhares graças a sua semana de moda por ser a mais sustentável do mundo. Essa característica levou a cidade a ser conhecida como a capital fashion mais sustentável do mundo e conquistou lugar cativo no mapa da moda.
A capital da Dinamarca se tornou o centro fashion mais subestimado, graças ao aumento de marcas de moda que tem a sustentabilidade como fator principal na hora de criarem suas coleções. Marcas como Ganni e Stine Goya são algumas das mais famosas marcas de moda escandinavas que atraem pessoas a essa nova capital fashion. A indústria da moda ganhou essa nova vertente e tem sido extremamente bem sucedida em meio a tantos problemas climáticos que estamos passando.
Capital Fashion Sustentável
Enquanto a maioria das outras capitais fashion tem brigado entre si para ver qual delas vai ser a maior geradora de tendências, Copenhague não participa dessa competição. A população dinamarquesa já era conhecida por serem pioneiros em determinadas áreas. E hoje, além de serem conhecidos como a capital mais feliz do mundo, também entraram no mapa como capital fashion mais sustentável.
A semana de moda de Copenhague é baseada em certas abordagens que devem ser seguidas pelas marcas que desejam participar do evento. Esses padrões são todos baseados em impactos no meio ambiente e medidas para tornar a semana cada vez mais sustentável. Em uma das suas edições, eles desenvolveram um modelo híbrido (digital e físico), para as temporadas anteriores que aconteceram na Europa mas que tiveram que ser canceladas ou adiadas devido a pandemia global. Esse modelo possibilitou que marcas usassem tanto opções físicas como digitais para realizarem o show independente do calendário incerto do mundo. Algumas marcas conseguiram até realizar shows sem nenhuma pessoa assistindo o desfile presencialmente.
Parcerias Importantes
A importância dessa nova capital fashion foi endossada após ganharem prêmios criados pela Zalando. Essa é uma das maiores empresas que preza a sustentabilidade e realiza premiações para marcas que têm o meio ambiente como principal preocupação. O Prêmio de Sustentabilidade Zalando traz um questionamento às pessoas e marcas de como podemos continuar apreciando a moda, mas sem causar maiores problemas ao planeta terra.
Por isso, a capital fashion Copenhague criou uma parceria com a Zalando para mudar a indústria da moda. Foram criados planos de sustentabilidade para mudar o mundo fashion e um dos pontos mais aguardados desse planejamento é que até o ano de 2023 a capital dinamarquesa se torne uma semana de moda com zero desperdícios.
Participantes na capital fashion
A semana de moda de Copenhague ganhou representantes de vários países norte europeus. Marcas da Finlândia, Suécia e Noruega. Alguns designers da Alemanha e do Reino Unidos também começam a aparecer entre os participantes.
Como um dos pioneiros nessa semana na capital fashion Ganni tem sido um dos queridinhos entres os consumidores. Mesmo antes do Covid-19, a marca dinamarquesa iniciou a nova década com a pergunta “O que a década de 2020 nos trará?” A diretora criativa da Ganni, Ditte Reffstrup, cresceu em uma pequena cidade na Dinamarca. A MTV era a única fonte de cultura e estilo pop na época. Os sucessos dos anos 90 que não apenas a lembraram de sua juventude, mas também são a inspiração para a nova coleção outono-inverno de Ganni. Com isso em mente, ela pensou no que os artistas usam no palco e os adaptou à estética nas silhuetas clássicas de Ganni. Hoje, a marca é um dos principais influenciadores na volta da moda dos anos 2000.
Uma outra marca que também ganhou destaque nos últimos anos foi a Samsøe Samsøe. Essa empresa dinamarquesa impressiona com os designs contemporâneos pelos quais tanto estão super em alta. A aplicação de sua herança escandinava é caracterizada por uma estética vestível que combina a leveza funcional do estilo de rua de Copenhague com o espírito tipicamente nórdico. A coleção vai além das tendências e combina peças cápsula versáteis e, portanto, contemporâneas, feitas de tecidos de alta qualidade e detalhes lúdicos que exalam sutil sofisticação pessoal. Os fundamentos modernos da coleção vão desde peças de malha até novos clássicos, como blazers de corte largo. A preocupação dessa marca é levar aos consumidores peças atemporais, com isso podendo ser usadas ano após ano, sem a preocupação de parecer de coleções passadas.
Conclusão
Até o presente momento, Copenhague é a exceção no mundo fashion onde as marcas são exigidas a cumprir um padrão mínimo de sustentabilidade. Contudo, devido ao extremo sucesso dessa semana de moda, é esperado que outras capitais e marcas comecem a adotar diretrizes aplicadas pela capital fashion sustentável. Para que a indústria da moda consiga de fato ter um impacto de escala global, é necessário que outros eventos ao redor do mundo continuem com esse planejamento.
Consumidores já entendem essa necessidade de preocupação com o meio ambiente, então não deve demorar muito até que a maioria das marcas mundiais comecem a usar essa tendência como parte fundamental de suas diretrizes e formas de produção. Sejam materiais mais sustentáveis, programas de compras e troca, reciclagem… As possibilidades são infinitas. É hora das marcas e capitais fashion se unirem e se responsabilizar em prol de um impacto positivo que o planeta terra vem pedindo a tanto tempo.
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