Andreia Pellisson

semana de moda de copenhague

O impacto da semana de moda de Copenhague

Copenhague tem recebido cada vez mais atenção no cenário internacional. Além de ter se tornado um dos lugares mais queridinhos para passar as férias, a capital também tem ganhado mais olhares graças a sua semana de moda por ser a mais sustentável do mundo. Essa característica levou a cidade a ser conhecida como a capital fashion mais sustentável do mundo e conquistou lugar cativo no mapa da moda.

A capital da Dinamarca se tornou o centro fashion mais subestimado, graças ao aumento de marcas de moda que tem a sustentabilidade como fator principal na hora de criarem suas coleções. Marcas como Ganni e Stine Goya são algumas das mais famosas marcas de moda escandinavas que atraem pessoas a essa nova capital fashion. A indústria da moda ganhou essa nova vertente e tem sido extremamente bem sucedida em meio a tantos problemas climáticos que estamos passando. 

Capital Fashion Sustentável

Enquanto a maioria das outras capitais fashion tem brigado entre si para ver qual delas vai ser a maior geradora de tendências, Copenhague não participa dessa competição. A população dinamarquesa já era conhecida por serem pioneiros em determinadas áreas. E hoje, além de serem conhecidos como a capital mais feliz do mundo, também entraram no mapa como capital fashion mais sustentável.

A semana de moda de Copenhague é baseada em certas abordagens que devem ser seguidas pelas marcas que desejam participar do evento. Esses padrões são todos baseados em impactos no meio ambiente e medidas para tornar a semana cada vez mais sustentável. Em uma das suas edições, eles desenvolveram um modelo híbrido (digital e físico), para as temporadas anteriores que aconteceram na Europa mas que tiveram que ser canceladas ou adiadas devido a pandemia global. Esse modelo possibilitou que marcas usassem tanto opções físicas como digitais para realizarem o show independente do calendário incerto do mundo. Algumas marcas conseguiram até realizar shows sem nenhuma pessoa assistindo o desfile presencialmente. 

Parcerias Importantes

A importância dessa nova capital fashion foi endossada após ganharem prêmios criados pela Zalando. Essa é uma das maiores empresas que preza a sustentabilidade e realiza premiações para marcas que têm o meio ambiente como principal preocupação. O Prêmio de Sustentabilidade Zalando traz um questionamento às pessoas e marcas de como podemos continuar apreciando a moda, mas sem causar maiores problemas ao planeta terra. 

Por isso, a capital fashion Copenhague criou uma parceria com a Zalando para mudar a indústria da moda. Foram criados planos de sustentabilidade para mudar o mundo fashion e um dos pontos mais aguardados desse planejamento é que até o ano de 2023 a capital dinamarquesa se torne uma semana de moda com zero desperdícios. 

Participantes na capital fashion

A semana de moda de Copenhague ganhou representantes de vários países norte europeus. Marcas da Finlândia, Suécia e Noruega. Alguns designers da Alemanha e do Reino Unidos também começam a aparecer entre os participantes. 

Como um dos pioneiros nessa semana na capital fashion Ganni tem sido um dos queridinhos entres os consumidores. Mesmo antes do Covid-19, a marca dinamarquesa iniciou a nova década com a pergunta “O que a década de 2020 nos trará?” A diretora criativa da Ganni, Ditte Reffstrup, cresceu em uma pequena cidade na Dinamarca. A MTV era a única fonte de cultura e estilo pop na época. Os sucessos dos anos 90 que não apenas a lembraram de sua juventude, mas também são a inspiração para a nova coleção outono-inverno de Ganni. Com isso em mente, ela pensou no que os artistas usam no palco e os adaptou à estética nas silhuetas clássicas de Ganni. Hoje, a marca é um dos principais influenciadores na volta da moda dos anos 2000. 

Uma outra marca que também ganhou destaque nos últimos anos foi a Samsøe Samsøe. Essa empresa dinamarquesa impressiona com os designs contemporâneos pelos quais tanto estão super em alta. A aplicação de sua herança escandinava é caracterizada por uma estética vestível que combina a leveza funcional do estilo de rua de Copenhague com o espírito tipicamente nórdico. A coleção vai além das tendências e combina peças cápsula versáteis e, portanto, contemporâneas, feitas de tecidos de alta qualidade e detalhes lúdicos que exalam sutil sofisticação pessoal. Os fundamentos modernos da coleção vão desde peças de malha até novos clássicos, como blazers de corte largo. A preocupação dessa marca é levar aos consumidores peças atemporais, com isso podendo ser usadas ano após ano, sem a preocupação de parecer de coleções passadas. 

Conclusão

Até o presente momento, Copenhague é a exceção no mundo fashion onde as marcas são exigidas a cumprir um padrão mínimo de sustentabilidade. Contudo, devido ao extremo sucesso dessa semana de moda, é esperado que outras capitais e marcas comecem a adotar diretrizes aplicadas pela capital fashion sustentável. Para que a indústria da moda consiga de fato ter um impacto de escala global, é necessário que outros eventos ao redor do mundo continuem com esse planejamento. 

Consumidores já entendem essa necessidade de preocupação com o meio ambiente, então não deve demorar muito até que a maioria das marcas mundiais comecem a usar essa tendência como parte fundamental de suas diretrizes e formas de produção. Sejam materiais mais sustentáveis, programas de compras e troca, reciclagem… As possibilidades são infinitas. É hora das marcas e capitais fashion se unirem e se responsabilizar em prol de um impacto positivo que o planeta terra vem pedindo a tanto tempo. 

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