O universo da moda é gigante e engloba diversos aspectos. Seja para inspirar pessoas na produção de acessórios, na área têxtil, alta costura… ou para expressar opiniões, modos de agir e se sentir, essa indústria é um reflexo da sociedade e seu momento atual. Por isso, em uma era onde a tecnologia é predominante, a influência do mundo digital na moda está em todos os lugares. Muitos dos quais nós nem percebemos.
O começo
Podemos dizer que a moda se iniciou quando os seres humanos precisavam se cobrir para proteger do frio. A partir daí, começaram a ser desenvolvidos tecidos que posteriormente passaram a ser tingidos e elaborados de maneiras cada vez mais sofisticadas. Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de trabalhos artesãos, a moda passou a fazer parte da vida das pessoas mais ricas, como nobreza e famílias reais.
Com o passar do tempo, a moda foi se tornando cada vez mais acessível e tudo isso graças a maior facilidade de produzir tecidos. O que até então era exclusividade de quem tinha muito dinheiro para pagar. Foram muitas as transformações para chegarmos até o que temos hoje. Os trajes se tornaram mais leves, mais opções de tecidos e hoje há muita tecnologia envolvida.
Atualmente
Com a expansão da internet nos anos 2000, o acesso a esse mundo se tornou quase que global. As redes deixaram de ser apenas nos computadores, o que dificultava o acesso, e passou a ser utilizada de forma mais fácil por maior número de pessoas por todo o globo. Os smartphones foram o ponto dessa revolução no setor tecnológico, que não só influenciou a forma como as pessoas tinham acesso a internet, mas também na sua relação com a moda.
O mundo digital na moda impactou a indústria de diversas maneiras. Coleções de estilistas passaram a ser vistas por pessoas dos mais diferentes países e ficou mais fácil copiar ídolos e celebridades através de um vídeo e de um desfile durante a Fashion Week publicado em uma rede social onde milhares de pessoas vão ter acesso àquele conteúdo de forma quase instantânea. Muito do que acontecia e ficava exclusivo para os que estavam presentes no momento do acontecido agora pode ser acessado por qualquer um em qualquer parte do mundo. Além disso, a liberdade de expressão se tornou mais fácil, as pessoas querem opinar e mostrar seus interesses pelas marcas e pessoas influentes.
O meio digital se tornou a melhor forma de divulgação de conteúdo. Hoje, as marcas podem “conversar” com seus consumidores e ter uma resposta imediata do que funciona e do que deve melhorar. O mundo digital na moda tornou muito mais fácil entender e atender as necessidades das pessoas.
Desafios do mundo digital na moda
Da mesma forma que a exposição seja uma forma de alcance em massa, pode ser também um problema se não bem utilizada e trabalhada. Por estarem muito expostas, as marcas podem ser alvos de críticas sociais diversas. Isso porque a internet é um espaço aberto, tudo que é publicado é visualizado por muitas pessoas ao mesmo tempo. Um erro pode ser propagado rápido demais, antes que dê tempo de consertar o que já foi feito.
Por isso, tudo que as marcas fazem no meio digital deve ser planejado com atenção. Cada marca deve saber quais os seus valores e identidade. Pelo fato de todo mundo ter acesso a praticamente tudo hoje em dia, muitas lojas acabam perdendo a sua essência para copiar algo que está dando certo com outra empresa. Conseguir elaborar um plano que vá de acordo com o que a marca prega é a melhor maneira de se destacar em uma indústria cada vez mais competitiva.
O mundo digital na moda
As redes sociais deram espaço aos famosos blogueiros. Essas pessoas têm grande impacto na vida da sociedade, pois são elas que criam as tendências e influenciam os comportamentos de milhares de pessoas. Por muito tempo as pessoas eram influenciadas por novelas e programas de televisão. Hoje, isso acontece nas redes sociais.
O e-commerce é um outro ponto onde a tecnologia mudou extremamente a forma como a moda é adquirida. A vida das pessoas está cada vez mais corrida, por isso o e-commerce vem como alternativa para aqueles que não tem mais tempo para ir aos shoppings fazer compras. Agora é possível realizar uma compra na comodidade de casa.
Provadores virtuais são uma outra ferramenta encontrada por marcas que viram suas vendas aumentarem graças ao e-commerce. O que há alguns anos era uma preocupação dos consumidores, hoje não é mais. Através dessa tecnologia é possível experimentar a roupa e ter quase a mesma experiência que as pessoas teriam na loja.
Conclusão
A moda é parte fundamental dos seres humanos. À medida que a sociedade evolui a moda acompanha, pois ela é nada mais do que um reflexo de como as pessoas estão vivendo. Ela faz parte do comportamento de cada indivíduo, influenciando culturas e gerando tendências que refletem o que nós somos. Por isso, em um mundo onde a conectividade ganha cada vez mais espaço, na indústria da moda não seria diferente.
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