O Covid-19 trouxe mais do que apenas cuidados com a saúde. Os consumidores de todo o mundo tiveram gostos e crenças revistas, e as heranças da pandemia podem ser vistas de diversas formas. Alguns pontos se tornaram extremamente relevantes para as pessoas durante esse período, como o bem-estar; individualidade; tecnologia; e busca por experiências. Agora, que as coisas estão voltando à normalidade, as marcas precisam entender essas tendências para se adaptarem aos consumidores.
A pandemia trouxe mudanças repentinas que impactaram todos ao redor do mundo. O isolamento social e o home office, por exemplo, vieram acompanhados do hábito de pensar e pesquisar muito bem sobre os itens que são necessários para viver com o máximo de qualidade e conforto dentro de casa. Além disso, as pessoas estão ressignificando suas atitudes, optando por apenas produtos necessários ou que tenham algum diferencial.
Estar no controle
Uma das heranças da pandemia foi a necessidade de estar no controle novamente. O vírus trouxe consigo um sentimento de incertezas, onde qualquer um pode perder o controle de suas vidas num piscar de olhos. Por isso, surgiu uma necessidade das pessoas terem a sensação de que estão sob controle novamente. Ou seja, querem saber onde produtos foram feitos, como foram fabricados, quais materiais foram usados… Eles querem ter a certeza que estão consumindo algo que vá de acordo com suas crenças.
Para isso é preciso que marcas e empresas estejam atentas a isso. Seja se certificando de seus meios de produção ou deixando transparente a forma como tudo é feito. Uma outra oportunidade de as companhias atenderem às expectativas de seus consumidores é oferecendo a customização. Dessa maneira, o cliente tem a palavra final do seu produto ou serviço, facilitando uma experiência positiva.
Procura por diversão
Após enfrentarem um lockdown, as pessoas estão com um anseio de exploração. Querem se divertir e descobrir coisas novas. Elas querem se sentir inspiradas, ouvir coisas boas e positivas. Estão a procura de um escape de preocupações e do tédio de suas rotinas.
Essa é uma das heranças da pandemia que abre oportunidades para que marcas possam destacar mensagens positivas em suas campanhas de comunicação. É importante também promover experiências variadas e diferentes do que os concorrentes estão apresentando. Essa é a hora de investir em produtos e serviços que transformem a vida das pessoas e as tirem das mesmices de suas rotinas.
Cobrança por compromissos éticos
As pessoas esperam cada vez mais que as marcas se posicionem e atuem em relação a assuntos atuais, como por exemplo inclusão de corpos e meio ambiente. Hoje, as pessoas estão querendo cada vez mais ações mensuráveis quando se trata dos posicionamentos das empresas. Não basta apenas ter um discurso bonito, é preciso que essas práticas sejam parte dos modelos de negócios.
Como algumas das heranças da pandemia, essa pode ser um fator de diferenciação para marcas que saibam usá-la. Em termos de marketing essa tendência pode ser muito benéfica, à medida que empresas podem usar essas questões nos seus storytelling e como forças e conquistas que fazem delas melhores que seus concorrentes.
Complexidade climática
A consciência coletiva sobre as mudanças climáticas ganha cada vez mais espaço no cenário mundial. Muitos consumidores têm optado por aplicar práticas sustentáveis em seus hábitos de consumo. Muitos deles optam por se relacionar apenas com marcas que tenham os mesmos fundamentos que eles. Uma pesquisa feita pela Mintel apontou que 43% dos consumidores optam por marcas que se comportam em prol da sustentabilidade.
Essa questão pode ser atrelada também ao que já foi dito anteriormente, sobre a preocupação das pessoas com o que estão consumindo. O consumidor atual opta por produtos que reflitam seus valores, e há uma crescente no número de pessoas que inclusive pagaria um pouco mais por conta de produtos e serviços que tenham esse “selo” de sustentabilidade.
Conclusão
As heranças da pandemia podem ser vistas em diversos fatores quando se trata do consumo no mundo. Esse período de lockdown e incertezas acabou despertando novas crenças nas pessoas. As prioridades mudaram, e muitas delas podem ser vistas na forma como as pessoas têm optado por consumir produtos e serviços. Por isso, marcas devem estar cientes dessas novas tendências, e mais importante, como podem usar isso a seu favor. Este é o momento para inovar e aumentar as chances de fidelizar o seu cliente, agindo corretamente em todas as etapas da jornada, garantindo assim uma melhor experiência para seu público e consequentemente resultados para o seu bolso. Hoje é fundamental escutar o que eles têm a dizer e a melhor maneira de fazer isso é entender e levar em consideração todas as mudanças pelas quais os consumidores estão optando.
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