Foto: Archdaily Brasil
Em centros urbanos a vida é bastante agitada. Com isso acabamos levando uma rotina em que priorizamos a segurança e acabamos optando por espaços fechados. Nossa conexão com a natureza é bem pequena, uma vez que as cidades têm mais construções e menos espaços verdes. O design Biofílico surge justamente para trazer de volta essa ligação com o meio ambiente.
O design biofílico é uma nova maneira de incorporar ambientes naturais no nosso dia-a-dia. Com o intuito de melhorar a nossa saúde mental e bem-estar. O maior objetivo é trazer de volta a conexão dos seres humanos, que vivem em ambientes urbanos, com o espaço natural. A maneira mais optada hoje, é pela utilização de plantas em locais fechados. Foi comprovado que o uso delas tem o efeito calmante, podendo ajudar tanto o corpo como a mente.
O que é:
Para entendermos melhor essa nova tendência, podemos olhar direto a palavra biofílica, que tem o significado de amor à vida ou aos sistemas vivos. Esse design procura resgatar os ambientes naturais que foram perdidos com o avanço da tecnologia e da arquitetura industrial. Ainda que a espécie humana tenha evoluído em resposta adaptativa ao mundo natural, o ser humano tem a necessidade de se associar aos processos e recursos naturais. Essa carência é fundamental para saúde mental e até mesmo física.
A relação com o meio ambiente é algo fundamental para o ser humano. Por isso que os debates sobre a preservação do mesmo ganham cada vez mais destaque nos cenários internacionais. A preservação e recuperação dos recursos naturais traz benefícios não só para o planeta em si, mas também para a população como um todo. O objetivo fundamental do design biofílico é uma combinação de paisagens urbanas com o toque de natureza.
Os benefícios:
A inclusão da natureza nos projetos urbanos, estamos trazendo de volta a conexão do homem com ela. Um ambiente com verdes tem um efeito positivo na saúde e também na produtividade. A OMS entende que uma das maiores causas de depressão é o estresse no trabalho. Dessa forma, a utilização do design biofílico é benéfica em áreas profissionais e pessoais.
Problemas de saúde e bem-estar resultam em baixa produtividade e desempenho. O contato com a natureza é capaz de reduzir os níveis de estresse, regular a pressão arterial e frequência cardíaca. Dessa forma, é de interesse não só pessoal, mas também corporativo incorporar elementos naturais nos espaços profissionais.
Como aplicar os designs:
Uma das formas mais simples de optar por esse contato com a natureza é procurar por edifícios que tenham uma vista para a natureza. Ter uma simples janela virada para parques, oceanos, lagos e árvores já pode trazer uma sensação de relaxamento. Outra maneira de buscar por esse contato, é criar projetos urbanos com pátios e espaços com árvores. Dessa forma os ocupantes podem ter um momento de lazer e descanso em meio ao verde.
A qualidade de ar e ventilação também é importante, principalmente para aqueles que passam grande parte dos seus dias em escritórios fechados. Portas de correr que deem espaço para áreas externas e pausas para tomar ar fresco são boas ideias. Ferramentas que estimulem uma troca de ar saudável são importantíssimas.
A iluminação natural é um fator que está diretamente relacionado ao bem estar das pessoas. Optar por lugares com bastante janelas é uma boa opção para otimizar a luz do dia. Materiais naturais e cores calmantes também devem ser usados. Eles ajudam na conexão com o meio ambiente e despertam a sensação de relaxamento no local de trabalho.
Exemplos:
O Minhocão em São Paulo foi recentemente revitalizado. Costumava ser um dos lugares mais poluídos de São Paulo, mas com a nova proposta de Triptyque, passou a ser um espaço com mais luz natural e um jardim. O objetivo do jardim é que ele possa filtrar 20% da emissão de CO2 emitida pelos carros.
A empresa It’s Informov levou bem a sério o projeto biofílico. Eles criaram um espaço totalmente integrado com a natureza. Os funcionários têm estações, salas e espaços que incluem o verde, paisagismo natural, luz natural e música ambiente. Além de texturas variadas e um aroma especial que só plantas conseguem promover. Marcelo Breda, o CEO da empresa, afirma que esse design já teve grande impacto na produção dos funcionários, uma vez que eles foram diretamente impactados por essas mudanças.
Conclusão:
O design biofílico vem ganhando cada vez mais espaço nas projeções arquitetônicas de todo o mundo. O objetivo é usar ambientes e produtos que restaurem a conexão do homem com a natureza. Hoje passamos a maior parte do nosso tempo em ambientes fechados. Dessa forma, a busca por elementos que possam nos dar a sensação de contato com a natureza são fundamentais para a manutenção da saúde mental e física.