Já tem alguns anos que os genuninfluenciadores têm ganhado mais espaço e visibilidade além das redes sociais. Exemplo disso são os 1,5 mil influenciadores finlandeses. Que ganharam status de trabalhadores essenciais por divulgarem informações importantes sobre saúde e segurança à população. A tendência é que nos próximos anos essa proporção aumente. A ponto deles representarem grandes órgãos mundiais. Por isso, hoje o nosso tema são os genuninfluencers. Os influenciadores genuínos. Um termo cunhado pela WGSN como uma das principais tendências deste ano.
Quem são os genuninfluencers?
A palavra genuinfluencer deriva da junção de duas palavras em inglês genunine e influencers. A união das duas palavras cria uma nova categoria de criadores de conteúdo. Eles têm grande influência sobre os seguidores, mas não são influenciadores convencionais. Isso porque eles são diferentes dos influenciadores populares. Que abordam temas como comportamento, beleza, investimento e outros.
Os genuinfluencers estão mais interessados em compartilhar conselhos e opiniões. Debater sobre suas paixões, valores e motivações. Querem representar autenticidade ao invés de uma imagem de vida glamourosa e difícil de ser atingida. Querem trazer em pauta problemas reais. Como saúde mental, injustiça social entre outros. O objetivo deixa de ser promover produtos ou serviços. Passa a promover debates e reflexões que para eles importa mais que os números.
Por que eles podem fazer a diferença?
O fenômeno das redes proporciona mais espaço para personalidades desconhecidas se popularizarem pelo que falam e não por quem são. Os influenciadores genuínos têm propósitos mais intensos e bem definidos. Têm publicidades muito seletivas e prezam muito por seus valores.
Dessa forma, eles interrompem o padrão criado quando o assunto são influenciadores. Isso porque eles têm seu próprio ponto de vista. Além de conversão e integração com os seguidores. Sem se prender a patrocinadores, por exemplo.
E prova de que eles podem ser um diferencial para o público é o caso do influenciador Knox Frost. Que se juntou à OMS para compartilhar dicas de segurança durante a pandemia. Narrativas como essa serão cada dia mais presentes no dia a dia. Informações mais incorporadas à realidade em vez de ter cara de propaganda. O foco passa a ser o público e não os likes!
Como os genuninfluencers podem ajudar as empresas?
As marcas estão entendendo que participar de conversas e debates é essencial para alcançar autoridade nas suas áreas de atuação. Existem muitos influenciadores no universo online. Mas nem todos são capazes de proporcionar o sentimento desejado nos seguidores pelo fato de não ter valores similares, por exemplo.
Os genuinfluecers costumam ser especialistas da área. E usam as plataformas digitais para compartilhar conhecimento de forma espontânea e ampla. O consumidor atual está buscando cada dia mais empresas e marcas alinhadas com seus valores pessoais. Isso faz com que de forma autêntica os genuinfluencers se tornem tão importantes para elas.
Marcas que buscam essa “genuinfluência” além da promoção de um produto agora estão trabalhando com “Microinfluenciadores”. Porque é o segmento onde as marcas encontrarão a maioria dos genuinfluenciadores.
Além disso, eles são capazes de despertar no consumidor sentimentos essenciais para o sucesso da relação dele com a marca. Entre essas características estão a relevância da marca, nivel de confiabilidade (confiança) e autenticidade da marca.