Andreia Pellisson

marca autêntica

O diferencial das marcas autênticas

O cenário atual propiciou um crescimento assustador de novas marcas no mercado. Todos os dias nascem novos empreendedores e empresas querendo ganhar o mundo online e off-line. Mas o consumidor dos dias de hoje está cada dia mais exigente e busca marcas com valor e autenticidade. Desenvolver marcas autênticas é um grande desafio, porém extremamente necessário para alcançar o sucesso. Isso porque a autenticidade é a grande responsável por despertar a identificação e confiança das pessoas.   

Marcas autênticas se envolvem de forma genuína com o seu público através de propósitos e personalidade coerentes em comum com seus valores. Assim como uma pessoa autêntica, ela se mostra conforme a sua essência, os seus valores, a sua identidade, inclusive com as suas vulnerabilidades.

Marcas são feitas por pessoas e pessoas se identificam com pessoas.

A percepção sobre o consumidor mudou muito nos últimos anos. As empresas deixaram de enxergá-los como alvos e se tornaram mais humanas para conquistar uma conexão natural. Por isso, as marcas bem sucedidas nesse sentido são aquelas que se destacam pelo fato de serem feitas por pessoas e para pessoas. 

Sendo assim, humanos erram e acertam todos os dias e as marcas não devem ter medo disso, pelo contrário. Precisam assumir seus pontos fortes, mas também não omitir suas vulnerabilidades. Marcas autênticas agem com personalidade, propósito e valores sem medo de julgamento, assumem seu posicionamento e assim, mantém seus clientes e consumidores mais fiéis.

Cinco pontos importantes para quem busca autenticidade

E quais são os critérios importantes para considerar quando o assunto é autenticidade? Confira essas dicas:

Propósito: esse é um item que precisa responder uma série de perguntas sobre a marca. Desde o motivo dela surgir a “como ela contribui para a sociedade” ou “quais são as suas preocupações com o futuro”, por exemplo, e assim se tornar uma marca aspiracional. Essas questões vão nortear quem é a marca ou empresa.

Personalidade: aqui é preciso definir quais são seus valores, princípios, crenças e principais motivações. São esses pontos que vão construir sua personalidade e vão contribuir para nortear o consumidor de quem realmente é a marca. 

Originalidade: o consumidor não costuma ver com bons olhos marcas que se destacam “imitando” outras. Por isso, a originalidade é essencial para tornar uma marca mais autêntica e atraente aos olhos do cliente e criar conexões de empatia.

Relacionamento: o consumidor de hoje quer se relacionar com marcas que estejam alinhadas aos seus valores e à sua visão de mundo, por isso a confiança se faz por meio de marcas mais humanizadas que vão construindo uma boa reputação e ganhando a confiança das pessoas.  

Coerência: nem sempre uma marca que se comunica de forma transparente é autêntica. Para que uma marca transmita autenticidade é fundamental que o discurso seja coerente com as suas ações.

No caso de uma Marca Pessoal o Autoconhecimento é a base para uma boa gestão de branding, ou gestão de marca pessoal, já que uma marca autêntica se fortalece com propósito, personalidade, originalidade, relacionamento e comunicação coerente.

Exemplos de autenticidade

Temos grandes marcas nacionais que se especializaram em pessoas em todos os sentidos e com isso conquistaram ainda mais espaço no mercado. E para mostrar o que é uma marca autêntica na prática, vou trazer dois exemplos que, sem dúvida, você conhece! 

O Boticário e a Natura sempre foram marcas de peso no cenário nacional quando o assunto são cuidados pessoais. E nos últimos anos ambas têm se empenhado bastante em estar ainda mais alinhadas aos seus consumidores. Com isso, contribuem para uma mudança completa de posicionamento e público. 

Não é à toa que as marcas entraram no ranking das mais lembradas pelos brasileiros quando o assunto é diversidade segundo pesquisa realizada pela Croma em 2018. E não à toa também a Natura foi escolhida como a marca mais forte do mundo no setor, segunda pesquisa da Brand Finance.

As duas se conectam com o propósito para o público e assim, transmitem isso na sua comunicação ganhando mais reconhecimento e gerando fidelização.

O valor da marca

Autenticidade é sobre construir credibilidade e reputação. Uma marca autêntica ganha força e também valor no mercado se tornando um ativo intangível da empresa.

Qual o valor da sua marca? Pense nisso!

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Andreia Pellisson.