Andreia Pellisson

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Personal Branding: a importância de criar uma marca pessoal

O futuro do mercado de trabalho traz muitas dúvidas e incertezas por conta dos avanços tecnológicos. Nesse sentido, será essencial encontrar caminhos para se destacar, como já mencionei (leia artigo anterior). Diante disso, o personal branding se torna uma ferramenta ainda mais importante para profissionais que almejam sucesso, ou seja, para profissionais que desejam se conhecer, que buscam se desenvolver e se diferenciar no mercado para desenhar o seu próprio futuro profissional.

E não sou eu quem está dizendo, o mercado tem mostrado cada dia mais a relevância do personal branding por meio de pesquisas e processos seletivos, por exemplo. Uma imagem bem estabelecida mostra ao mercado seus principais valores, talentos e diferenciação diante da concorrência. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e descubra como o personal branding pode mudar sua vida profissional.

Atingindo o seu público-alvo

Um profissional precisa se enxergar como uma empresa e um produto diante do mercado e a partir daí traçar suas estratégias para alcançar seu público-alvo. Desenhar estratégias de comunicação efetiva e trabalhar seus pontos fortes, com visão de futuro precisa fazer parte do plano. Afinal, de que adianta ser muito qualificado se não souber comunicar isso? O propósito de se fazer um bom branding é garantir que seu negócio cresça de forma inteligente e duradoura, sempre voltado para que sua marca – no caso sua marca pessoal – seja percebida.

Com uma boa gestão da sua marca pessoal é possível comunicar de forma eficiente e verdadeira quem você realmente é. Assim, você deixa de ser um profissional super capacitado que ninguém enxerga para alguém que está alcançando o seu público e caminhando rumo aos seus objetivos.

Marketing, Personal Branding e Autopromoção.

Não, não está tudo no mesmo pacote e você já vai entender o porquê. O marketing trabalha um conjunto de ferramentas com objetivo de satisfazer as necessidades do cliente. Ou seja, ele se concentra em como a marca irá se comunicar com o mercado.

Enquanto isso, o personal branding  está relacionado a essência do profissional, os atributos, valores, pontos fortes e outras características que geram impacto positivo a longo prazo na carreira do indivíduo.

E quando falamos em autopromoção o que você pensa? Autopromoção é sair por aí espalhando suas qualidades por todos os lados diante do mercado para convencê-los da sua relevância. E se é isso que você faz, corre aqui porque precisamos te dar algumas dicas importantes para você sair da autopromoção e pensar em como fazer seu branding de forma inteligente.

Por onde começar?

O autoconhecimento é parte fundamental desse processo. Isso porque é por meio dele que você vai entender quais são seus principais potenciais, valores e forças.

Olhar para dentro, fazer uma reflexão e entender mais sobre si é importante para descobrir quais são seus reais objetivos e responder perguntas como:

  • Quem é você em essência?
  • Quais as suas principais habilidades e competências?
  • Por que você faz o que você faz? O que o motiva?
  • Como é contribuir com o que você faz bem?
  • Qual é o principal valor pelo qual você quer ser lembrado?

O autoconhecimento é um processo contínuo então as respostas podem demorar a sair e cada um tem seu tempo. Após responder, chega o momento de entender se a sua identidade condiz com a percepção que as pessoas têm de você. É com o resultado desse processo que você poderá ter um ponto de partida para estabelecer sua marca pessoal.

Definindo quem você é e onde quer chegar é possível começar a traçar estratégias para alcançar seus objetivos e desenhar o seu caminho sem medo de se posicionar e se fazer presente em canais relevantes para a sua carreira.

Use as redes sociais a seu favor para construir uma boa reputação, aumentar sua credibilidade e confiabilidade.