Andreia Pellisson

Personal Branding

Saiba a importância de trabalhar sua marca pessoal e como o Branding pode ajudar em sua carreira.

Branding é uma filosofia de gestão com foco na marca sendo o Personal Branding a gestão da sua marca pessoal. Trabalhar a marca pessoal é hoje essencial para qualquer profissional autônomo, liberal, colaborador e empreendedor que deseja ser reconhecido pelo seu diferencial, que esteja entrando no mercado, reinventado negócios ou mudando de profissão. Ter uma marca pessoal bem definida e com propósito significa um bom posicionamento de imagem colocando o seu nome e sobrenome em evidência, com postura empresarial.

Como é o processo de Personal Branding?

Personal Branding é baseado na essência do indivíduo: seus valores, crenças e propósito de vida, por isso é um processo de profundo autoconhecimento que consiste em destacar e gerir atributos e características únicas, identificando aquilo que o diferencia dos outros para que o desdobramento da marca aconteça a partir do seu DNA e ganhe personalidade.

Não se trata apenas da construção de um logo e nome para a empresa, trata-se de trazer à tona a alma da marca, o que também permitirá um melhor direcionamento e planejamento de carreira, afinal, uma marca pessoal forte é capaz de propiciar realização pessoal, crescimento profissional e vantagem competitiva por sua credibilidade.  O seu branding é portanto como os outros te veem.

“Sua marca é o que as pessoas dizem
sobre você quando você não está na sala”
Jeff Bezos, fundador da Amazon

Posicionamento de marca pessoal exige comprometimento sendo um processo que envolve várias etapas para se transmitir autenticidade, profissionalismo, confiança e ética até chegar ao design da marca, sendo a sua apresentação visual – logomarca, site, narrativa – responsáveis pela comunicação da sua marca e de seus serviços, já que você é a sua imagem e o seu branding. 

Crie uma marca com propósito

O propósito da marca, nada mais é que a sua razão de existir. Tudo nasce a partir de um desejo, vontade e propósito. Quando um profissional decide se especializar em algum nicho, precisa ter um porquê, um propósito. Uma pessoa pode se formar em psicologia pois deseja se especializar em ajudar pessoas com algum tipo de trauma específico, por exemplo. Já as empresas com propósito bem definido, são as que caem na preferência dos consumidores por desejar ir além do produto, compreendendo as principais dores e necessidades de seus consumidores e por isso sempre buscando inovar. Na hora de comprar, o cliente vai escolher aquela que está mais alinhada com seus valores, seu modo de pensar.

Como criar seu branding pessoal

Com certeza, cada caso é um caso, mas, seguem algumas dicas para já ir pensando em como definir seu branding pessoal:

  • Tenha foco – Conheça-se para definir sua mensagem chave e a tenha como base. Não tente ser tudo para todos.

  • Seja autêntico – as pessoas percebem quando se está sendo genuíno, verdadeiro. Isso é muito valorizado.

  • Conte a uma história – a estratégia mais efetiva de branding pessoal é construir uma narrativa verdadeira. Ninguém quer ouvir você falando o quanto sua marca é ótima. A melhor maneira é criar uma história tendo a sua marca como protagonista e assim engajar sua audiência.

  • Tenha sua brand voice bem definida – Descobrir o tom de voz da sua marca pessoal sendo você mesmo permite ser reconhecido mais facilmente e se conectar com o seu público.

  • Esteja pronto para errar – Ninguém começa sabendo tudo, os ajustes vão acontecendo com o tempo. Todos os grandes profissionais têm histórias de tentativas e de fracassos, mas a diferença está em como aprender com isso.

Seja uma referência

O branding pessoal é o que faz a sua marca ser reconhecida por todos. Quando ela tem um propósito bem definido, se torna mais sólida e pode ser considerada uma autoridade no assunto. Em poucas palavras, vira referência em seu meio.

Se você tem dúvidas de como fazer seu branding pessoal é importante buscar ajuda com um Estrategista em Branding para definir objetivos e fazer um planejamento estratégico para o posicionamento da sua marca pessoal.

Investir na sua marca pessoal é investir em você, na sua empresa, carreira e no seu futuro. Pense nisso!

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@andreiapellisson

Foto Ilustração: Shutterstock